Nova aventura de What If...? traz uma mistura homogênea de romance, drama e ação, mostrando Stephen Strange numa trama cativante e melancólica capaz de fazer o mais frio dos corações se emocionar ao ver os resultados de uma perda.


🚨 Atenção, essa crítica NÃO possui spoilers! 🚨

Confesso que desde que foi anunciado que What If...? teria um episódio inteiramente dedicado ao Doutor Estranho eu fiquei entusiasmado com a ideia, pois como o personagem é meu herói favorito eu já estava contando as semanas para ver mais do Strange. Agora, após tanto tempo de estreia, finalmente pude ver o novo episódio.

Embora desde o início já soubesse que seria um episódio um pouco mais sério que os anteriores, jamais imaginaria que seria algo tão triste e melancólico quanto o que vimos hoje, ainda mais se tratando da Marvel que é famosa por suas produções leves, alegres e divertidas, porém aqui foi completamente o oposto do que os fãs estão acostumados.

O episódio já parte desde seu início de uma premissa diferente da qual havíamos visto em Doutor Estranho (2016), mostrando Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) indo até sua cerimônia junto a Christine Palmer (Rachel McAdams) e assim provocando a morte dela ao invés da perda dos movimentos das mãos de Strange. Esse evento irá se tornar o responsável pela busca de Stephen pelas artes místicas para ressuscitar a personagem e irá gerar toda a trama do episódio e a corrupção até se tornar o Doutor Estranho Supremo.

Logo de início devo ressaltar como esse episódio conseguiu elevar o Doutor Estranho um patamar acima, mostrando como o personagem é poderoso e como ele pode ser assustador. Desde que vimos Strange pela primeira vez em seu filme solo o personagem já estava poderoso, porém os filmes Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019) conseguiram elevar o nível do personagem, mas agora podemos ver como o Strange é poderoso, trazendo facetas do personagem que jamais havíamos visto antes.

Uma das melhores coisas do episódio foi a química entre Stephen e Christine, que aqui na animação conseguiu se sair infinitamente melhor do que no filme. Podemos ver um lado do Strange que ainda não havíamos visto, mostrando que o personagem ainda tem uma parte romântica e ao mesmo tempo frágil. Ver como a morte de Christine abalou Strange foi uma ótima jogada para o desenvolvimento e aprofundamento do personagem.

A participação de outros personagens também deu um toque a mais no episódio, principalmente a Anciã (que teve um protagonismo muito bom nesse episódio) e o Vigia Uatu, que teve sua primeira interação direta com um dos personagem (Stephen) durante toda a série e mostrou como pode ser assustador e imponente.

Outra coisa foi a forma como a trama correu durante o decorrer do episódio, trazendo uma história complexa mas sem deixar de ser fluída e bem desenvolvida, mesmo que em pouco mais de 30 minutos. Como sempre, a animação também foi muito boa, trazendo expressões muito realistas e até mesmo momentos com traços de anime (principalmente na parte dos monstros e entidades cósmicas).

Por fim, não podemos deixar de falar como o episódio abordou o luto, trazendo alguns de seus estágios como Negação e Isolamento (busca por Kamar-Taj, pelas artes místicas e pela Anciã), Barganha (tentativa de ressuscitar Christine), Depressão (tristeza e lembrança de Strange) e Aceitação (cena final do episódio SPOILER).

Concluindo, o episódio entrega uma trama clara e segura de si, sem trazer furos e muito bem construída mesmo que em um curto espaço de tempo, abordando questões filosóficas e dramáticas mesmo que sutilmente e trazendo uma das obras mais melancólicas e com mais seriedade de todo o Universo Cinematográfico Marvel até hoje.

NOTA: 10


Baseada na série de HQs de mesmo nome, What If...? é uma série animada que irá mostrar diversas realidades alternativas no Universo Marvel, mostrando o que aconteceria se alguns fatos fossem mudados ou até mesmo deixassem de existir.

A série está irá trazer Jeffrey Wright (The Batman) dando a voz ao narrador da série, o vigia Uatu, um membro dos Vigias, uma raça cujo único propósito é observar o que ocorre no universo. A série também irá trazer diversos atores do MCU para dublar seus papéis na animação, contando até mesmo com Chadwick Boseman dublando T'Challa, sendo assim o último trabalho do ator após seu falecimento no ano passado.

What If...? é dirigida por Brian Andrews e é escrita por Ashley C. Bradley.


Não deixe de conferir nossas críticas dos três primeiros episódios da série que estarão abaixo. Também não deixe de ler nosso texto exclusivo sobre o Vigia Uatu:

Crítica | What If...?: O Que Aconteceria Se Capitã Carter fosse a Primeira Vingadora?

Crítica | What If...?: O Que Aconteceria Se T'Challa se tornasse um Senhor das Estrelas?

Crítica | What If...?: O Que Aconteceria Se o Mundo perdesse seus Heróis Mais Poderosos?

What If...? | Conheça Uatu, o Vigia responsável pela Terra

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem