O próximo capítulo do do Universo Cinematográfico Marvel e a primeira série animada da Marvel Studios, a série What If...? irá se dispor a fazer algo jamais visto antes em todo o UCM: Explorar realidades diferentes! A série irá mostrar diferentes acontecimentos dentro de diferentes linhas do tempo que seriam causados caso algo fosse alterado no passado.
Essas realidades paralelas serão apresentadas por ninguém menos que Uatu, o Vigia, um personagem recorrente e de extrema importância dentro do universo da Marvel Comics. Mas será mesmo que você conhece o Vigia? Caso a resposta tenha sido não, então não se preocupe, iremos te contar tudo que você precisa saber aqui e agora! Preparados?
Primeira Aparição
Criado por Stan Lee e Jack Kirby em abril de 1963, a primeira aparição de Uatu foi na revista Fantastic Four Volume 1 #13 (Abril de 1963). Na revista Uatu se revela pela primeira vez ao Quarteto Fantástico quando os heróis batalhavam com o vilão Fastasma Vermelho na Lua.
Também chamado muitas vezes de O Vigia, Uatu é um ser que existe fora dos planos do espaço e do tempo. Ele vê cada momento que aconteceu, que vai acontecer ou está acontecendo, e não apenas em nosso universo...
Os Vigias
Uatu faz parte de uma raça extraterrestre tão antiga (talvez a mais antiga do Universo) que até mesmo tiveram seu nome perdido pelo através das eras, sendo apenas chamados de Vigias. Esses seres são descendentes de Antiphon, um dos Deuses Primordiais, cujo propósito era o mesmo que o dos Vigias, ou seja, de "monitorar a consonância cósmica". Essa raça foi criada por Fulcrum, o mesmo ser que criou os Celestiais.
Além disso, os Vigias são uma raça tecnologicamente avançada cujo propósito no universo é observar tudo que acontece no universo e no multiverso, porém sem nunca interferir no curso da história. São seres extremamente poderosos e dentre suas características principais estão sua calvície, sua altura elevada (mais de 10 metros de altura) e sua visão e audição infinitamente superiores a de outras raças. O planeta dos Vigias é o T-37X e fica nos confins do universo, sendo assim um local perfeito.
Voto de Não-Interferência
Proibidos de interferir em assuntos de outras espécies, os Vigias devem apenas observar o que acontece no universo, porém não foi sempre assim. No início os Vigias decidiram que por serem uma raça muito avançada tecnologicamente sua obrigação era ajudar raças menos avançadas no universo. Porém, na primeira incursão dos vigias com outras raças, o Vigia Ikor decidiu levar o conhecimento da energia atômica para o planeta Prosilicus. Os Prosilicans aceitaram o presente, mas o usaram para desenvolver armas nucleares e se envolveram em uma guerra autogenocida que destruiu completamente o planeta. Isso fez com que os Vigias jurassem nunca mais interferir nos assuntos de outras raças.
Ikor criou um código de ética de não interferência e observação passiva que era tão estrito que se alguém morresse aos pés de um Vigia, o Vigia não poderia oferecer ajuda. Os Vigias então evacuaram seu mundo natal e se mudaram pelas galáxias, cada um escolhendo um sistema solar onde pudessem observar e registrar mentalmente a vida de outras raças com o objetivo de compartilhá-lo com outros Vigias. Eles então se reuniam de tempos em tempos para reunir seus conhecimentos e compartilhar o que haviam visto.
Base na Lua Terrestre
Responsável por vigiar a Terra e o Sistema Solar, Uatu reside numa fortaleza na Lua, mais precisamente na região conhecida como “Área Azul”, um pedaço do satélite onde há atmosfera e ar respirável, por conta de sua abundância em oxigênio. A Área Azul faz parte de uma cidade construída e abandonada pelos Krees quando eles vieram a terra e realizaram experimentos com seres humanos, estes que iriam se tornar os Inumanos.
Incursões
Embora todos concordassem e seguissem estritamente o código de jamais interferir em questões de outras raças, o filho de Ikon, Uatu, acabou violando o código de seu pai conforme os séculos foram passando. Seu primeiro encontro com a humanidade ocorreu em 1602, quando uma versão futura do Capitão América foi enviada ao passado, criando diversas rupturas no espaço-tempo. Agindo contra o voto de sua raça, ele interferiu, assim alertando o Mago Supremo da época para que ele restaurasse a realidade.
Vigia também se tornou um personagem frequente das aventuras do Quarteto Fantástico, avisando o grupo de ameaças cósmicas iminentes. A mais marcante foi a primeira visita de Galactus e do Surfista Prateado ao planeta Terra. Foi graças a ele que o Quarteto Fantástico conseguiu derrotar o devorador de mundos Galactus pela primeira vez, ajudando o grupo a conseguir o Nulificador Total e a espantar o vilão.
Julgamento
Após diversas interferências no curso da história da Terra, Uatu acabou sendo julgado pelos outros Vigias por quebrar o juramento de sua raça de jamais interferir. De acordo com o Celestial Sonhador, foram mais de 400 interferências causadas pelo personagem.
No entanto, Uatu revela que fez tudo isso por amor, e que segundo ele, esse impulso de interferir se deve porque ele se identificou com as ações e emoções dos Terraquéos e, por isso, fazia de tudo para protegê-los. Diante disso, Uatu é solto com a condição de parar de causar confusão e nunca mais interferir, uma promessa que ele acabou quebrando...
Poderes e Habilidades
Como outros Vigias, Uatu possui diversos poderes que vão desde dons mentais a poderes de manipulação de energia e matéria. Há também telepatia, criação de ilusões, teletransporte e viagem temporal. Por fim, para sua proteção, Uatu pode gerar escudos e voar, além de ser teoricamente imortal, não sendo infligido por doenças e pela idade.
Morte
Mesmo sendo incrivelmente poderoso, Uatu não é totalmente imortal, pois embora não morra por velhice ou por doenças, o personagem não é invulnerável, o que faz com que ele possa ser morto por ferimentos, como ocorreu na saga Pecado Original.
Na revista vemos que os heróis da Terra são chamados para a área azul da Lua, local onde encontram Uatu morto com um tiro gigantesco em sua cabeça e com seus dois olhos arrancados. Começou uma investigação para determinar o culpado.
Um Novo Vigia
Ainda em Pecado Original descobrimos que os olhos de Uatu foram usados pelo vilão Orbe para revelar segredos da Terra - segredos que só haviam sido observados pelo Vigia. Foi então descoberto que o assassino de Uatu era o Nick Fury original.
Fury, no entanto, revela o motivo de ter feito isso: um grupo de vilões havia atacou Uatu e removeu um de seus olhos. Para encontrar o culpado, ele precisava arrancar o outro olho do Vigia - até mesmo para evitar que um de seus segredos fosse descoberto.
Porém, os outro Vigias decidiram castigar Fury pela morte de Uatu e para suprirem a necessidade de um novo Vigia para a Terra, embuíram Nick Fury do cargo. Fury então assumiu o nome de Não-Visto e passou a vigiar a Terra.
Universo Cinematográfico Marvel
Uatu irá aparecer pela primeira vez no Universo Cinematográfico Marvel na série animada What If...?, produção que irá explorar realidades alternativas dentro do Multiverso Marvel.
Essas realidades serão apresentadas por Uatu, que irá narrar as histórias e apresentar versões alternativas de personagens já estabelecidos. O personagem será dublado pelo ator Jeffrey Wright, famoso por dar vida ao Comissário Gordon em The Batman.
Baseada na série de HQs de mesmo nome, What If...? é uma série animada que irá mostrar diversas realidades alternativas no Universo Marvel, mostrando o que aconteceria se alguns fatos fossem mudados ou até mesmo deixassem de existir.
A série está irá trazer Jeffrey Wright (The Batman) dando a voz ao narrador da série, o vigia Uatu, um membro dos Vigias, uma raça cujo único propósito é observar o que ocorre no universo. A série também irá trazer diversos atores do MCU para dublar seus papéis na animação, contando até mesmo com Chadwick Boseman dublando T'Challa, sendo assim o último trabalho do ator após seu falecimento.
What If...? é dirigida por Brian Andrews e é escrita por Ashley C. Bradley e está prevista para chegar ao Disney+ em 11 de agosto.
Postar um comentário