Scooby-Doo é uma franquia amada por muitos e que atravessou muitas gerações ao redor do mundo, com várias animações lançadas ao longo dos anos com muitas curiosidades de bastidores e novas tramas para essa turminha resolver, mas você sabe quantas animações existem da mistério S/A? então vamos navegar nesse mar de fantasiados!

1-Scooby-Doo, Cadê Você? (1969-1970)

A primeira das várias que viriam a ser lançadas, "Scooby-Doo, Cadê Você?" foi lançada em 1969 e produzida pela gigante das animações televisivas da época Hanna-Barbera. A série foi desenvolvida como uma resposta aos apelos de um programa não violento das manhãs de sábado da CBS em relação ao surgimento de série de super-heróis com um nível de violência maior que o esperado. Os primeiros rascunhos do desenho eram da turma ser um grupo musical que viajava pelo país numa van (uma motivação que não mudou tanto no fim) mas o programa passou por muitas reescritas até chegarmos no resultado popular. O desenho contava com um grupo de adolescentes, Fred, o líder do grupo, Velma, a esperta, Daphine, a donzela em perigo, Salsicha, o comilão assustado e o mascote falastrão e medroso Scooby-Doo, juntos viajam pela Estados Unidos inteira para desvendarem mistérios de monstros que roubam e assombram lugares mas que no fim acabam sendo sempre pessoas fantasiadas, a série foi bastante popular na década de 70 e marcou recordes de audiência, com uma premissa simples e divertida, além da popular música tema que ficou marcada.

A série teve três temporadas.
              
2-Os Novos Filmes do Scooby-Doo (1972-1973)


Novamente produzida pela Hanna-Barbera e lançada dois anos depois da série anterior, a turma do Scooby volta para uma nova narrativa e mudanças aparentes da fórmula clássica. Começando pela duração que dobrou em cada episódio, o show diferia do antecessor em apresentar um formato rotativo de participações especiais em cada episódio sempre apresentando algum personagem ou personagens também popular a cultura pop (A família Addams, os Três Patetas) além de celebridades reais da época (Dick Van Dyke, Sandy Duncan). Cada participante ajudava a mistério S/A nas resoluções de casos e era bem divertido ver a dinâmica entre os personagens coincidindo no episódio, inclusive foi nesse programa que tivemos talvez o mais famoso crossover da equipe com os heróis Batman e Robin (Vai um Bat-leite?) O programa foi encerrado com apenas duas temporadas.

3-O Show do Scooby-Doo (1976-1978)


Marcando a primeira encarnação da franquia a ser exibida pela ABC após a saída da CBS, O Show do Scooby-Doo foi lançado em 1976 e foi aqui que começou a marcar a falta de ideias criativas para o show poder funcionar. Após a série anterior ter sido sim bem recebida, ele alterou bastante a fórmula clássica da equipe de fazer seus mistérios e a ideia com esse novo show era sair dos crossovers e voltar a fazer o básico, o problema era que a falta de originalidade bateu na cabeça dos roteiristas e produtores. repetindo premissas anteriores de episódios anteriores com apenas uma roupagem diferente além de várias diferenças “criativas” em torno dos bastidores do show, o que acabou ficando uma série bastante turbulenta, além de vários episódios do show terem sido transformados na época em episódios segmentos de outros programas que passavam, frutos de séries pacotes após o fim do show anterior. Provavelmente é o desenho mais "esquecido" de todos os demais. A série teve 40 episódios e três temporadas.

4-Scooby-Doo e Scooby-Loo (1979-1980)


A fórmula estava se desgastando, e a equipe da Hanna-Barbera percebia esse cansaço, na época as coisas não andavam favoráveis para a franquia, sendo até mesmo ameaçada de cancelamento completo pela emissora, foi assim então que na tentativa de trazer algo “novo” surge Scooby-Doo e Scooby-Loo, lançado em 1979 como um programa de meia hora de duração. Adicionando o mais novo personagem controverso Scooby-Loo. A série trouxe mudanças significativas para a franquia, começando pelo quase total expurgo de Fred, Daphne e Velma do programa, aparecendo em alguns episódios especiais, o desenho apresentava uma premissa semelhante com a série anterior, mas dessa vez com o foco em Salsicha, Scooby e Scooby-Loo resolvendo casos por acaso ou coincidentemente quando estão nos locais. O desenho foi bem sucedido apesar que com o tempo, o personagem Scooby-Loo ganhou uma massa de haters na época por causa de seu comportamento dito “irritante e temperamental” que foi dado, o que acho besteira pq Scooby-Loo foi injustiçado, e digo isso sem a menor dúvida, po gente quem não gosta de um cachorrinho fofo e extrovertido daqueles. O show foi cancelado com três temporadas feitas.

5-Os Novos Mistérios de Scooby-Doo e Scooby-Loo (1983-1984)


Como o bem venceu, a série teve uma continuidade, mantendo basicamente o mesmo formato da série anterior mudando praticamente nada para a falar a verdade, a não ser pelo retorno da Daphne em alguns episódios da série e que o show recebeu um orçamento menor do que na anterior, o que ocasionou em alguns problemas perceptíveis de animação. O show teve uma mudança de título pouco tempo depois em decorrência da rejeição do personagem Scooby-Loo e mudou apenas para Os Novos Mistérios de Scooby-Doo, mas continuou sendo o mesmo programa. Na segunda temporada, após quatro anos de ostracismo, Fred e Velma retornaram também, marcando finalmente o retorno dos personagens clássicos em alguns episódios. Curiosidade, Fred quase teve o sobrenome “Rogers” no programa, no episódio de retorno, mas foi dado como um erro e que na verdade era para ser “Jones’’, Rogers já havia sido atribuído ao Salsicha no desenho passado. O show teve 2 temporadas.

6-Os 13 Fantasmas de Scooby-Doo (1985-1985)

Esse desenho é o mais arriscado de todos, sendo uma minissérie de 13 episódios, foi lançado novamente em uma desesperada tentativa de trazer algo novo para franquia, dessa vez expurgando de vez personagens como Fred e Velma e trazendo uma nova narrativa e novo conceito que é até interessante. Após uma viagem no avião da Daphne, Salsicha e Scooby são enganados por dois fantasmas Weerd e Bogel para abrirem o Baú dos Demônios, que abrigava 13 fantasmas perigosos e que podiam acabar com o mundo, com isso a dupla, acompanhados de Daphne, Vincent Van Ghoul, Scooby-Loo e o travesso Flim Flam vão atrás dos fantasmas. O conceito é legal por ser o primeiro show a apresentar ameaças reais, fantasmas reais, não apenas pessoas fantasiadas de monstros e fantasmas ou coisa parecida, o que acho positivo até, embora não agrade a fan base em alguns eixos. O desenho apresentou algumas mudanças visuais como por exemplo a camisa vermelha e calça azul do Salsicha e uma Daphne deveras a moda da época. Mas definitivamente algo que não ajudou muito o programa foi a inclusão de personagens totalmente novos e que sinceramente, são esquecíveis mesmo, bem esquecíveis, não sendo marcantes e ficando na geladeira para sempre após o show terminar.
O mais peculiar é que apesar de ter durado 13 episódios, eles não conseguiram capturar o último fantasma que faltava, e no fim a trama finalizou em aberto.

7-O Pequeno Scooby-Doo (1988-1991)

Esse chega a brilhar o olho dos corações mais afetivos que presenciaram a série do Pequeno Scooby-Doo, lançado em 1988 e novamente os executivos perceberam que separar a turma completa da mistério S/A não era a solução dos problemas que estavam tendo de audiência com o público, mas sim como faziam os desenhos, então com a moda da Baby-Ficação (transformar personagens conhecidos em crianças ou bebês) surge essa pérola do entretenimento infantil. É sem dúvida alguma um dos desenhos preferidos de muitos fãs da turma, trazendo de volta uma premissa raiz de investigações e mistérios em um formato de casos da semana com pessoas fantasiadas de monstros e coisas parecidas. O desenho se afastava do estilo que o popularizou e trouxe um tom mais cômico e caricatural e foi um baita acerto, com piadas boas e trazia a adaptação perfeita de estilos da época sem parecer demasiadamente deslocadas, os personagens basicamente continuavam com as mesmas personalidades, mas trazendo mais desenvoltura neles, com o Fred super confiante e sempre exagerado em suas hipóteses de resolver o mistério, culpando o pobre coitado do Ruivo Herring (o melhor personagem do programa), Daphne é uma maníaca por moda e rica que sempre tinha em alguns episódios a participação do mordomo para ajudá-los nos casos, Velma manteve sua inteligência e agora trazendo mais tecnologia com ela, e Salsicha e Scooby nem preciso dizer muita coisa, perfeitos do jeito que são. Isso também influenciou também na forma que os monstros eram no programa, sendo tão exagerados como já foram e também com a vibe mais cômica que funcionava demais e gerava momentos hilários.

A série teve 4 temporadas.

8-O Que Há de Novo, Scooby-Doo? (2002-2006)


Provavelmente muitos que estão lendo já viram e têm familiaridade, onde passava nas tardes de sua televisão em casa, O que Há de Novo, Scooby-Doo? lançado em 2002, produzido pela Warner Bros. Animation. A nova parcela conta com novas histórias da mistério S/A viajando para vários locais do mundo resolvendo mistérios. o desenho é levado para o século 21, acompanhada dessa vez com a tecnologia atual, algo que não havia no desenho clássico, sendo a releitura do programa clássico. O desenho é, para este escritor, o melhor desenho da franquia, ele traz aquilo que ficou em falta por tempos pela franquia, a sensação de a cada episódio, resolver um mistério novo e trazer novos monstros (que aqui são pessoas fantasiadas) dessa vez acompanhados da tecnologia da época e também, com trilhas sonoras reformuladas e trazendo uma gama vasta de músicas populares de hoje. A série também ficou marcada por apresentar culturas diferentes em cada país que eles visitam nos episódios, trazendo uma expansão bem mais representativa para a franquia pela primeira vez. Os personagens continuam com suas características únicas e sem invencionices, do jeitinho que sempre foram, talvez a mais gritante de todas foi com o Salsicha, que aqui virou vegetariano.
O desenho teve 3 temporadas.

9-Salsicha e Scooby Atrás das Pistas (2006-2008)


Um desenho que dividiu opiniões na época de lançamento, Salsicha e Scooby Atrás das Pistas, lançado em 2006, a série gira em torno de Tio Albert, o tio extremamente rico de Salsicha, que desapareceu e nomeou o nomeou como o único herdeiro de herança, o desenho trouxe uma trama completamente diferente das versões anteriores com agora a dupla agindo novamente por conta própria e cuidando da mansão do Tio Albert e protegendo do malvado vilão Dr.Phibes, que sempre planeja contra a dupla todo episódio. Os executivos da Warner Animation desenvolveram a ideia de um novo programa dessa vez se desvinculando completamente da fórmula anterior do desenho da turma, dessa vez tirando os monstros e os trocando por vilões exageradamente maquiavélicos, além de trazer um tom mais contido de comédia, ainda que esteja lá, a dupla foi consideravelmente redesenhada em razão aos filmes da franquia na época, trazendo um traços novos e foram atenuadas as covardias dos mesmos, ainda eram medrosos, mas bem menos atrapalhados do que o comum, e claro, tiraram completamente o resto da turma, mesmo que tenha participações pontuais. O desenho confundiu bastante os fãs pela proposta diferenciada, levando mais aventura do que investigações, o que fez com que tivesse baixas audiências durante sua exibição. A série terminou com duas temporadas.
10-Scooby-Doo: Mistério S/A (2010-2013)

 

Esse é o mais ambicioso de todos os desenhos da franquia, e muito amado, assim como O que Há de Novo, em como respeitar a série original e como reinventar a franquia, algo que pareceria impossível, eles fizeram com maestria aqui. Lançado em 2010, traz a turma do Scooby para seus primeiros dias de soluções de mistérios, trazendo a equipe para sua cidade natal para investigar casos de desaparecimentos locais. O desenho é uma grande homenagem a vários elementos clássicos da franquia, em uma abordagem irônica da fórmula, com tecnologia e cenários bem mais bizarros que compõem a trama de cada vilão. O desenho apresenta uma abordagem serial com arcos de histórias abrangentes em cada episódio, com muitos elementos consideravelmente sombrios e com um tom tratado de forma mais séria do que o costumeiro. Fora também apresentar arcos de história de personagens trazendo conflitos internos, moralidade e também a exploração de romances adolescentes, trabalhados de forma orgânica e bem feita, fora claro ter trazido novamente depois de muito tempo monstros reais para um desenho de Scooby-Doo. Tudo isso, sem esquecer que é um desenho de Scooby-Doo! O desenho também abre espaço para homenagear o gênero de terror, se baseando em várias histórias do cinema, literatura e televisão, em formato de paródia total, que proporcionaram episódios que com certeza fizeram algumas crianças ficarem com medo. O desenho expandiu a lore para novos frutos e foi um sucesso certeiro, recebendo até hoje o carinho dos fãs com desenho fiel e bem feito, durando por duas temporadas.

11-Que legal, Scooby-Doo (2015-2018)


Nem tudo que é bom dura para sempre, não é mesmo? definição perfeita sobre o próximo desenho da lista, Que legal, Scooby-Doo, que de legal não tem, o desenho, pensado em ser menos escuro que o programa anterior e entrando no embalo dos desenhos atuais onde quando mais simplista e bobo alegre for, melhor. A série apresenta a gangue do Scooby viajando para vários lugares misteriosos com intuito de se divertirem e procurar aventuras antes que as férias de verão acabem, trazendo novamente o formato de histórias clássicas. O desenho, pensado em ser menos escuro que o anterior, é dito como uma extração mais cômica com traços emulando a série original, anulando completamente a forma abrangente para o velho formato regular, mas trazendo algumas mudanças com eles, como o fato do Scooby falar bem menos aqui, é uma máquina de mistério nova. Nas palavras do produtor, o design do programa foi pensado para ser mais simplista e ousado para combinar com o tom mais cômico da obra, pena que passa longe de ser algo que faça sorrir, o desenho deixa todos os personagens risíveis e parece que jogaram qualquer coisa na tela para tentarem formar alguma história em cada, episódio. Mas creio que as crianças, bem pequenas, ainda vão achar alguma diversão. O show durou duas temporadas.

12-Scooby-Doo! e Convidados (2019-2021)


Este desenho decide reviver o formato de convidado especial em cada episódio na mesma temática de Os Novos Filmes do Scooby-Doo, a série traz a gangue resolvendo mistérios enquanto são auxiliados por celebridades e personagens fictícios, crossovers com personagens da DC e até históricos, como Abraham Lincoln. O desenho volta para um formato de design mais nostálgico e visualmente retrô, sendo um reboot de Os Novos Filmes, deixando de lado os traços exagerados do programa anterior, o desenho não tem muito mistério, e provavelmente não oferece muita novidade em seu enredo, no entanto, diverte trazendo personagens famosos para contracenarem com a turma, é um bom desenho mas não chamou muita atenção infelizmente. Durou duas temporadas.

13-Velma (2023- )
                                                       

A série mais polêmica da franquia de todos os tempos, fazendo parecer a rejeição de Scooby-loo um mero playground. Lançado pela HBO Max, o desenho decide trazer uma origem alternativa para a mistério S/A, e se concentra em Velma enquanto tenta resolver o mistério do desaparecimento de sua mãe, e também de numerosos assassinatos de adolescentes de sua cidade. A complexidade de toda saga precisar se reinventar alguma hora, é compreensiva, não dá para viver de passado sempre, Scooby-Doo é uma franquia que raramente tende a mudar, mesmo que faça, ele ainda é formulaico, uma hora os fãs também cansam e pedem algo novo e bom, como é o caso de Mistério S/A e Pequeno Scooby. entrando no meu ponto de vista. Velma é o contrário, sua premissa começa errada e pelo que ela em sí foi feita, nessa combinação nasce um dos produtos mais controversos e odiados da franquia já feitos, seu objetivo até agora mostrado, foi apenas enfatizar o ódio e nojo pelos fãs, a produtora principal, Mindy Kaling (o que aconteceu aqui, senhorita Kaling?) decidiu que esse desenho seria a forma que revelaria a representação sarcástica e aterradora da franquia. Velma é uma esnobe com excesso de grandeza que não perde tempo em querer falar a cada frase uma “lacradinha” para cima dos malvados homens brancos (não sou contra a uma crítica cá outra lá, mas dessa forma?) e de como a sociedade é cruel com minorias, cada, segundo. Daphne virou uma traficante de drogas e ninfomaníaca, sempre procurando falar algo vulgar e fazer “sapecagem”, Salsicha virou um cara tranquilo e que prega paz e amor, agora, o que fazem com o Fred, é melhor nem entrar em detalhes. Você pode mudar, pode satirizar, zombar, reclamar, mas se no fim não tem contextualização alguma, apenas pela polêmica e apenas isso, é difícil defender. A superficialidade aqui, é uma constante. E vai ter segunda temporada.


Espero que tenham gostado pessoal, comentem aí, gostam da franquia, já viram todas as animações? Velma é ruim ou é injustiçada? até muito em breve e tchau.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem