Mesmo após um primeiro episódio morno e um tanto sem sal, What If...? obtém sucesso ao entregar em seu segundo episódio uma história bem amarrada e cativante, com muito carisma, leveza e um total comprometimento com os detalhes mais minuciosos.
🚨 Atenção, essa crítica NÃO possui spoilers! 🚨
A primeira animação da Marvel Studios pode ter chegado de uma forma um tanto fraca meus caros leitores, mas em compensação a "decepção" que deram no primeiro episódio de What If...?, a segunda aventura que nos foi apresentada trouxe uma execução perfeita do tema central da produção: explorar realidades alternativas e seus personagens.
Apostando numa história totalmente diferente e que jamais foi vista (tanto nos quadrinhos, nos cinemas ou na TV), o segundo episódio da série mostrou aos fãs como uma simples mudança no percurso pode simplesmente mudar o destino de todo um universo.
Ao abordar a abdução de T'Challa pelos Saqueadores de Yondu, o episódio já se inicia mostrando como nosso Starlord Wakandano se saiu muito melhor em sua cruzada galáctica do que Peter Quill. Some isso a toda a quebra de expectativa que temos durante o desenrolar do episódio e temos uma história totalmente diferente de Guardiões da Galáxia, algo que não acabou acontecendo com o episódio anterior.
A série aproveita esse mar de ideias inexploradas para nos mostrar diferentes facetas de um mesmo personagem, com direito a até mesmo alguns integrantes dos Guardiões da Galáxia e um grande personagem/vilão já conhecido pelo público (vocês sabem de quem estou falando), que tiveram suas vidas totalmente mudadas pela incursão de T'Challa.
Todo o desenrolar da trama ocorreu de uma forma simples e fluída, porém ao mesmo tempo com uma narrativa um tanto complexa. A técnica de animação utilizada também favoreceu muito, trazendo coreografias de luta realistas e expressões faciais verdadeiras.
Um ponto a acrescentar foi como a série conseguiu mesclar seus temas sérios e o humor empregado, não trazendo piadas fora de hora ou então um humor "pastelão" como na aventura de Peggy Carter. Talvez possa ter funcionado de forma mais fluída aqui por ser uma narrativa um tanto mais simples e divertida, porém isso não faz com que o peso do mérito seja tirado do episódio. Creio que o fato de ser um ambiente mais propício a isso também tenha ajudado, pois afinal, humor combina muito mais com uma aventura espacial do que com uma guerra mundial nazista contra o Caveira Vermelha.
Devo acrescentar como as interações entre os personagens se saíram, pois trouxeram toda uma perspectiva única que só a Marvel poderia trazer. A relação fraternal entre Yondu e T'Challa foi algo incrível de se ver, pois vemos que eles tem uma combinação pai-filho muito mais verdadeira que Yondu e Quill, algo que adoraria ver em uma tela de cinema com atores reais. Há também o romance entre Nebulosa e o Wakandano, que mesmo estando um tanto explícito, ainda gera algumas dúvidas, o que combina tanto com a filha de Thanos quanto com o herdeiro legítimo do trono de Wakanda.
Meu penúltimo ponto a acrescentar foi como conseguiram tirar o melhor do Colecionador para torná-lo um vilão perfeito para essa aventura. Todo o pouco tempo de tela do personagem em Guardiões da Galáxia foi de alguma forma compensado aqui, trazendo o que o vilão tem de melhor. Houve também a metáfora empregada em uma das cenas, onde temos T'Challa em uma jaula do vilão e um diálogo sobre prender homens em celas, trazendo uma clara referência a escravidão sofrida pelos negros em todo planeta.
Por fim, o último ponto que devo mencionar foi a homenagem que foi feita a Chadwick Boseman, pois What If...? foi o último trabalho do ator tanto no Universo Cinematográfico Marvel quanto em toda sua carreira. Foi uma forma perfeita de encerrar o episódio e honrar o legado daquele que nos deixou cedo demais.
"Dedicado ao nosso amigo, nossa inspiração, e nosso herói Chadwick Boseman"
Concluindo, o episódio entrega uma história clara e sem furos, conseguindo desenvolver a trama da forma correta mesmo que em pouco tempo, dando espaço aos personagens aqui empregados que não haviam sido explorados até agora de uma maneira incrível.
NOTA: 10
Baseada na série de HQs de mesmo nome, What If...? é uma série animada que irá mostrar diversas realidades alternativas no Universo Marvel, mostrando o que aconteceria se alguns fatos fossem mudados ou até mesmo deixassem de existir.
A série está irá trazer Jeffrey Wright (The Batman) dando a voz ao narrador da série, o vigia Uatu, um membro dos Vigias, uma raça cujo único propósito é observar o que ocorre no universo. A série também irá trazer diversos atores do MCU para dublar seus papéis na animação, contando até mesmo com Chadwick Boseman dublando T'Challa, sendo assim o último trabalho do ator após seu falecimento no ano passado.
What If...? é dirigida por Brian Andrews e é escrita por Ashley C. Bradley.
Não deixe de conferir nossa crítica do primeiro episódio da série, O Que Aconteceria se Capitã Carter Fosse a Primeira Vingadora, que está abaixo. Também não deixe de ler nosso texto exclusivo sobre o Vigia Uatu, o personagem mais importante da série:
Crítica | What If...?: O que aconteceria se Capitã Carter fosse a primeira vingadora?
Postar um comentário