OBS: Essa crítica conterá alguns poucos spoilers do episódio

What If...? conseguiu seguir nos trilhos. Após um primeiro episódio bem fraco, a série animada da Marvel conseguiu dar um salto extremo de qualidade em seu segundo episódio cheio de mudanças e cheio de coração. E o terceiro episódio conseguiu manter a qualidade.

Como o segundo episódio parece ter inspiração em produções sobre roubos a bancos, esse novo episódio de What If...? traz uma inspiração em filmes de mistério e assassinato, o que leva a pergunta "O que aconteceria se... O mundo perdesse seus heróis mais poderosos mais poderosos?"

O interessante para se começar a falar, é que tirando duas partes, esse episódio não se inspira em acontecimentos que vimos durante os filmes, e sim eu um quadrinho tie-in do filme dos Vingadores, lançados em 2012. O Fury's Big Week é um quadrinho onde seguimos a S.H.I.E.L.D num período de 7 dias, durante o recrutamento dos Vingadores, conectando os eventos de Homem de Ferro 2, Thor 1 e O Incrível Hulk, com o filme estaria por vir. Interessante ver What If...? canonizando este evento no MCU, ao mesmo tempo que leva por novos caminhos

A história tem um desenrolar totalmente natural, sem querer botar muita coisa durante sua duração de (mais ou menos 30 minutos). O episódio acaba por focar bem mais em seguir sua ideia, do que focar nas relações mais profundas entre personagens (como vimos no episódio anterior) o que não é um demérito, pois consegue fazer muito bem. Até um certo ponto, o episódio consegue sim manter uma boa balança entre a seriedade e o humor, porém em alguns momentos temos algumas piadinhas muito toscas ou fora de lugar, principalmente as sobre o cabelo do Thor.


Mas, provavelmente o mais especial do episódio é como ele não tentou se prender naquele único período de tempo que acompanhamos, mesmo que não tenhamos nenhum flashback. No título dos episódios anteriores, nós temos exatamente o ponto do que mudou para aquela realidade se tornar assim, porém neste, nós temos a ideia do que vamos acompanhar no episódio, não sabendo porque daquilo ocorrer daquela forma, assim adicionando para o mistério envolta das mortes, e uma grande surpresa ao vilão, que literalmente não deixa pistas, o que também pode ser considerado uma faca de 2 gumes, por ter que esperar quase o episódio inteiro para poder, pelo menos deduzir que está por trás de tudo, ou porque eles estão sendo realizados. Esse último é impossível, porque vem do que foi dito antes, o ponto mudado foi no passado, e não no presente.

O que foi dito também serve para o futuro, onde também temos a "apresentação" de uma personagem que não deveria estar ali naquele momento a chamou, nessa realidade.

Além de tudo isso dito sobre o episódio, mesmo com as mortes dos Vingadores Originais durante ele, esse episódio meio que também age como uma espécie de homenagem para a Iniciativa Vingadores, e a ideia de juntar os seres mais poderoso para enfrentar ameaças que alguns não poderiam enfrentar.

A animação extremamente boa, e é excelente de se notar mais aparições de vigias pelos diversos cenários que vamos acompanhando pela narrativa, enquanto ele observa, junto aos espectadores, os eventos que vão se seguindo.

Nota: 9,0


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem