Episódio final da primeira temporada de What if...? decepciona e apresenta aos espectadores uma resolução fraca, morna e mal elaborada do problema.



🚨 Atenção, essa crítica NÃO possui spoilers! 🚨

Após 9 semanas desde sua estreia, a primeira série animada da Marvel Studios What If...? chegou ao seu fim, trazendo aos fãs a culminância de todas as aventuras observadas pelo Vigia Uatu. No entanto, será que valeu a pena aguardar tanto tempo pra ver o episódio? A resposta é bem simples e objetiva: NÃO!

A trama do episódio segue o que vimos no episódio anterior, onde Ultron obtém todas as joias do infinito e após destruir todos os planetas de seu universo, parte pelo multiverso destruindo outros universos. A partir dessa premissa vemos uma característica firmada da Marvel entrando em ação na série pela primeira vez: os crossovers. Diversos personagens de aventuras anteriores se juntam a mando do Vigia Uatu para impedir que Ultron continue seu genocídio multiversal, dentre esses temos a Capitã Carter, Senhor das Estrelas T'Challa, Doutor Estranho Supremo, Thor Festeiro, Killmonger, Viúva Negra e Gamora, todos esses versões alternativas de personagens que já conhecemos e amamos.

A premissa é boa e interessante, porém sua execução é falha e mal elaborada, sendo apenas mais uma estória com extremo potencial sendo desperdiçada. Podemos notar uma imensa falta de preocupação com o roteiro, que acaba sendo apenas jogado na tela sem qualquer preocupação na qualidade do conteúdo que está sendo apresentado.

E falando em falta de preocupação, podemos notar isso na animação do episódio com a má animação dos rostos dos personagens em alguns momentos, que acabam sendo bem diferentes e desproporcionais, além de terem um abismo de diferença com os que foram apresentados anteriormente nos outros episódios, principalmente quando comparamos eles com as faces dos atores e colocamos os rostos desse episódio ao lado dos anteriores.

Retornando ao roteiro, não podemos deixar de ressaltar que ele se mostra repleto de conveniências, como por exemplo na solução inicial que é dada para vencer o Ultron e na falha do artefato que seria utilizado. Também podemos notar claramente vários furos no roteiro e erros de continuidade, como na própria forma como o Ultron é derrotado no final e em diversos outros momentos. E para finalizar, é notória a previsibilidade do roteiro, como por exemplo na traição daquele personagem, que até as mentes mais despreparas já sabiam que ele iria trair o grupo em algum momento e no personagem que é usado para derrotar o Ultron, que adivinhem, também acaba traindo a equipe.

Deixando os aspectos técnicos um pouco de lado, não podemos esquecer de falar dos personagens é claro, que aqui foram tão mal explorados que acabaram perdendo todo o seu carisma apresentado anteriormente. Poucos são os que retém seu carisma apresentado anteriormente, como o Doutor Estranho Supremo, o Senhor das Estrelas T'Challa e o até mesmo o próprio Ultron. E bem, falando no vilão, não podemos deixar de ressaltar como ele foi totalmente enfraquecido nesse episódio para que ele fosse facilmente derrotado pelos heróis, o que é obviamente mais uma conveniência do roteiro.


Concluindo, o episódio final de What if...? tenta criar um crossover épico e inesquecível, porém falha miseravelmente em sua proposta e acaba decepcionando mais do que agradando, trazendo um roteiro fraco e uma animação falha em certos momentos.

NOTA: 6,0


Baseada na série de HQs de mesmo nome, What If...? é uma série animada que irá mostrar diversas realidades alternativas no Universo Marvel, mostrando o que aconteceria se alguns fatos fossem mudados ou até mesmo deixassem de existir.

A série está irá trazer Jeffrey Wright (The Batman) dando a voz ao narrador da série, o vigia Uatu, um membro dos Vigias, uma raça cujo único propósito é observar o que ocorre no universo. A série também irá trazer diversos atores do MCU para dublar seus papéis na animação, contando até mesmo com Chadwick Boseman dublando T'Challa, sendo assim o último trabalho do ator após seu falecimento no ano passado.

What If...? é dirigida por Brian Andrews e é escrita por Ashley C. Bradley.


Não deixe de conferir nossa crítica dos cinco primeiro episódios da série. Não deixe de ler nosso texto exclusivo sobre o Vigia Uatu, o personagem mais importante da série:

Crítica | What If...?: O Que Aconteceria Se Capitã Carter fosse a Primeira Vingadora?

Crítica | What If...?: O Que Aconteceria Se T'Challa se tornasse um Senhor das Estrelas?

Crítica | What If...?: O Que Aconteceria Se o Mundo perdesse seus Heróis Mais Poderosos?

Crítica | What If...?: O Que Aconteceria Se o Doutor Estranho Perdesse o Coração ao invés das Mãos?

Crítica | What If...?: O Que Aconteceria Se Zumbis?

Crítica | What If...?: O Que Aconteceria Se Killmonger tivesse resgatado Tony Stark?

Crítica | What if…?: O Que Aconteceria Se Thor fosse Filho Único?

Crítica | What If...?: O Que Aconteceria Se Ultron Tivesse Vencido?

Crítica | What If...?: O Que Aconteceria Se O Vigia Quebrasse seu Juramento?

What If...? | Conheça Uatu, o Vigia responsável pela Terra 


Conte nos comentários o que achou do episódio e se concorda ou discorda da crítica.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem