ALERTA DE SPOILER: A Crítica do episódio 5 terá spoilers.


Imaginem assistir algum dos Episódios 4, 5 ou 6 de Star Wars e perceber que nem Darth Vader ou Luke Skywalker não aparecem em nenhum deles. Ou, então, assistir a quaisquer um dos filmes de Harry Potter e o próprio personagem principal, que leva seu nome no título, não aparecer em nenhuma cena ao longo de um filme inteiro. Bastante incomum, não é?

Pois bem, é justamente o que acontece no quinto capítulo de “O Livro de Boba Fett”, lançado dia 26 de janeiro na Disney+. O episódio desta semana, intitulado “O Regresso do Mandaloriano”, faz uma pausa na narrativa dos eventos diretos que cercam Boba Fett (Temuera Morrison, de “Aquaman”, 2018) para contar uma história completamente voltada ao personagem interpretado por Pedro Pascal em “The Mandalorian”.

O episódio 5 de “O Livro de Boba Fett” é completamente diferente em relação aos quatro episódios anteriores – talvez até tenha um certo diferencial, até certo ponto –, pelos seguintes motivos:

Primeiro, e talvez o mais importante motivo a ser colocado: Boba Fett não aparece em momento algum deste episódio. Isso causa uma estranheza enorme, haja vista que ele é o personagem principal da série e, não tendo nenhuma participação no capítulo em questão, não faz sentido algum que o personagem seja “descartado” de um episódio inteiro que leva seu nome, mesmo que apenas seu nome tenha sido citado.

Segundo: o episódio em tela não apresenta nenhum flashback de eventos passados, tal como nos capítulos anteriores, sendo um capítulo totalmente linear. Isso é um ponto positivo, pois a ausência de flashbacks não quebra a narrativa da história para ficar alternando entre o passado e o tempo presente. O capítulo 5 se passa inteiramente no presente.

Terceiro: o episódio 5 não parece, de forma alguma, ser de “O Livro de Boba Fett”, mas sim de “The Mandalorian”. O protagonista central explorado nesta quinta parte é justamente Din Djarin, o Mandaloriano. Para quem estava esperando ver Boba Fett, caiu na decepção de, apenas, se deparar com mais uma aventura de Mando. Mas ainda é cedo para alegar que este capítulo é completamente irrelevante, pois é esperado que este capítulo tenha uma relevância grande para o futuro das séries “O Livro de Boba Fett” e para a terceira temporada de “The Mandalorian”, haja vista que este capítulo em questão é uma sequência direta dos eventos finais ocorridos ao fim da segunda temporada de “The Mandalorian”.

E o Mandaloriano não fez apenas uma pequena participação, como era esperado; mas sim uma participação completa em um episódio inteiro só seu, que mais pareceu uma aventura à parte de “The Mandalorian” do que, de fato, de um episódio de “O Livro de Boba Fett”, deixando Boba Fett completamente de fora de sua própria série.

Levando tudo isso em conta, deve-se levar em consideração, mais especificamente, o fato de como os eventos do episódio 4 de “O Livro de Boba Fett” terminaram. O capítulo da semana passada terminou com Boba Fett conversando com Fennec Shand (Ming-Na Wen, de “Mulan”, 1998) após o ex-caçador de recompensas ter uma reunião com os chefes das famílias do crime de Mos Espa. Ao perceber que os chefes dessas famílias se posicionaram de forma neutra e nenhum deles irá apoiar Boba Fett ante à chegada e provável guerra com o poderoso sindicato Pykes, Fennec sugere à Boba Fett procurar ajuda a seu favor contra a iminente guerra contra os Pykes. E é justamente aí que Mando entra em cena, pois ele é a ajuda que Boba Fett e Fennec Shand precisarão.

O capítulo 5 explora Mando voltando à Tatooine para conseguir uma nave nova com Peli Motto (Amy Sedaris), a já conhecida mecânica que ajuda Din Djarin várias vezes em “The Mandalorian”. Ela arruma uma Naboo N-1 Starfighter para o Mandaloriano e ele a ajuda a reformar o equipamento necessário para que a nave volte a funcionar completamente. É só ao final do episódio em tela é que Fennec consegue entrar em contato com Mando para conversarem a respeito do que ocorreu no final do episódio anterior e pede ajuda ao Mandaloriano; que aceita de graça, mas só após visitar “um amigo”. Com isso, podemos esperar a aparição de Grogu em algum dos dois episódios finais da série – e/ou até mesmo na terceira temporada de “The Mandalorian”. Vale destacar, também, que o modelo da nave que Mando consegue neste episódio já é conhecido dos fãs de Star Wars, pois já foi visto em “Star Wars: A Ameaça Fantasma”.

O episódio 5 de “O Livro de Boba Fett” é uma aventura à parte, dado o contexto da série em questão, que, enfim, conseguiu juntar sua história com a de “The Mandalorian” na mesma linha temporal e mesclando eventos na mesma narrativa, prometendo um futuro promissor em ambas as séries. Em especial, e principalmente, para a terceira temporada de “The Mandalorian”, haja vista que, no capítulo em questão, Mando foi expulso por seus colegas mandalorianos após ele confessar que já retirou o capacete em público; com isso, The Armorer fala que o Mandaloriano só pode se redimir visitando as águas vivas sob Mandalor.

Nota: 6.5

 

Entre aqui para ler a Crítica do episódio 1 de “O Livro de Boba Fett”.

Entre aqui para ler a Crítica do episódio 2 de “O Livro de Boba Fett”.

Entre aqui para ler a Crítica do episódio 3 de “O Livro de Boba Fett”.

Entre aqui para ler a Crítica do episódio 4 de “O Livro de Boba Fett”.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem