Um pouco atrasado, mas assim como fiz a minha lista dos melhores filmes de 2023, resolvi também elencar as melhores séries (que incluem minisséries e animes também) de 2023, começando uma nova tradição no nosso querido site.

Vale também dizer que eu obviamente não assisti todas as séries lançadas no ano, e muita coisa boa acabou ficando de fora evidentemente. Então deixa aí nos comentários qual série merecia estar na lista.

OBS: Essa lista segue o gosto pessoal do redator, e não representa a opinião geral do site Fórum Nerd.

Menções Honrosas:

Os Outros 1ª Temporada (Globoplay), Jujutsu Kaisen 2ª Temporada (Crunchyroll), Na Mira do Júri 1ª Temporada (Amazon Prime Vídeo)Scott Pilgrim: A Série (Netflix)The Curse 1ª Temporada (Paramount+), Rick e Morty 7ª Temporada (HBO Max)Gêmeas: Mórbida Semelhança (Amazon Prime Vídeo)Falando a Real 1ª Temporada (Apple TV+), e Loki 2ª Temporada (Disney+).

15. Diários de uma Apotecária - 1ª Temporada (Kusuriya no Hitorigoto, Crunchyroll)

Maomao, filha de um boticário, foi arrancada da sua vida pacífica e vendida aos escalões mais baixos da corte imperial. Agora apenas uma empregada doméstica, Maomao se adapta à sua nova vida mundana e esconde seu amplo conhecimento de medicina para evitar qualquer atenção indesejada. Então, os filhos pequenos do imperador inexplicavelmente começam a sentir sintomas graves – quase como se uma maldição tivesse sido lançada. Maomao resolve facilmente o mistério e, para ficar fora dos holofotes, tenta deixar uma denúncia anônima. Infelizmente, o arrojado e perspicaz eunuco Jinshi percebe isso e consegue destacá-la. Em reconhecimento ao seu talento, Maomao é promovida a dama de companhia da concubina favorita do imperador, Gyokuyou. À medida que Maomao continua a remediar as inúmeras doenças que afligem a corte imperial, a sua experiência farmacêutica rapidamente se revela indispensável.

Sempre ouvi muitos elogios ao mangá original, então quando essa adaptação foi anunciada, fiquei com boas expectativas. A produção no geral é bem decente, com uma boa animação e direção padrão mas que não compromete a narrativa.

O que torna a série excepcional é a protagonista Maomao, que é uma das mais carismáticas de 2023. O humor da série é muito bem equilibrado e todos os personagens coadjuvantes são bem legais, sendo um universo bem rico e interessante. 

A série está disponível no catálogo da Crunchyroll.

14. Treta (Beef, Netflix)

Um incidente no trânsito desperta a fúria e os impulsos mais sombrios de dois desconhecidos: um empreiteiro falido e uma empresária frustrada.

Se tem uma produção de 2023 que resume o que é a nossa sociedade hoje é "Treta". Todos tem dias ruins, ou fases da vida em que estamos infelizes, e as vezes uma bobeira pode fazer a gente explodir e perder a razão, gerando consequências graves.

A minissérie criada por Lee Sung Jin (Undone, Dave) tem um elenco bem diverso e talentoso, mas quem de fato carrega tudo é a dupla Steven Yeun (The Walking Dead, Minari: Em Busca da Felicidade) e Ali Wong (Aves de Rapina, Meu Eterno Talvez), que tem uma dinâmica e timing cômico de primeira. Não é a melhor minissérie do mundo, mas é um estudo bem interessante de nossa sociedade.

A minissérie está disponível no catálogo da Netflix.

13. Eu Sou de Virgem (I'm a Virgo, Amazon Prime Vídeo)

A série mostra o amadurecimento de Cootie, um jovem negro de 4 metros de altura, em Oakland, CA. Cootie cresceu escondido, mas logo vivencia as belezas e as contradições do mundo pela primeira vez. Ele faz amizades, encontra o amor, passa por situações embaraçosas e encontra seu ídolo, um super-herói da vida real chamado O Herói.

Depois de longos 5 anos sem um projeto, o maravilhoso e inventivo diretor Boots Riley (Desculpe te Incomodar) retorna com seu mais novo trabalho: uma minissérie completamente insana que tem muito a dizer de forma bem direta.

Acho que é um dos trabalhos visuais mais belos do ano, principalmente com o fato do personagem principal ser gigante. É claro que as visões e posicionamentos políticos de Riley deixam a série mais interessante na sua abordagem de certos assuntos, com uma das melhores representações de como o capitalismo está quebrado que eu já vi. Um trabalho de alto nível que poucos viram, mas eu recomendo muito.

A minissérie está disponível no catálogo da Amazon Prime Vídeo.

12. Enxame (Swarm, Amazon Prime Vídeo)

A obsessão de uma jovem fã por uma estrela pop a leva a uma reviravolta sombria em sua admiração.

Até que ponto podemos ir para saciar a nossas obsessões com ídolos ou pessoas famosas? Essa é a grande questão abordada pela série, que tem uma vertente mais dramática com pitadas de horror e uma narrativa extremamente inventiva (o episódio em que a série vira um documentário até hoje me deixa chocado).

Criada por Donald Glover (Solo - Uma História Star Wars, Community) e Janine Nabers (Watchmen, Atlanta), a atriz Dominique Fishback (Judas e o Messias Negro, O Ódio que Você Semeia) simplesmente destrói interpretando uma das personagens mais sombrias e assustadoras de 2023, mostrando como a obsessão compulsiva acaba com a vida das pessoas.

Disponível na Amazon Prime Vídeo, leia a nossa crítica completa aqui.

11. A Maravilhosa Sra. Maisel - 5ª Temporada (The Marvelous Mrs. Maisel, Amazon Prime Vídeo)

Se formar na faculdade, arranjar um marido, ter duas ou três crianças e um apartamento em Manhattan elegante o bastante para oferecer os melhores jantares de Yom Kippur... é 1958 e Miriam Maisel, mais conhecida como Midge, não queria muito mais que isso. Mas sua vida vira de ponta cabeça quando a moça é deixada pelo marido e precisa depender de um talento que nem sabia possuir: o de comediante stand-up. O show business a cativa cada vez mais e Midge está decidida a deixar sua marca nesse mundo completamente dominado por homens.

Uma das séries mais queridas e aclamadas do Prime Vídeo que teve a sua conclusão na 5ª Temporada, é muito difícil dar adeus a esse universo e personagens tão marcantes. A série criada por Amy Sherman-Palladino (Gilmore Girls) é tão aconchegante e bem feita (principalmente na parte da recriação da época, com as roupas, cenários, carros), repleta de momentos que irei sempre lembrar.

O final toma um rumo um pouco mais melancólico (assim como a vida) mostrando partes do futuro dos personagens, e como nem tudo deu certo em suas vidas. Alguns arcos acabam não sendo tão bem desenvolvidos, mas no geral tudo se encerra de uma forma bem satisfatória, no que foi uma das melhores e mais subestimadas séries de comédia dos últimos anos.

A série completa está disponível no catálogo da Amazon Prime Vídeo.

10. Cangaço Novo - 1ª Temporada (Amazon Prime Vídeo)

Ubaldo recebe uma herança que mudará seu destino para sempre. No coração do deserto do nordeste, ele se tornará o líder de um bando de bandidos impiedosos, cumprindo o legado de seu pai biológico - um mítico "Cangaceiro".

Isso aqui é a prova cabal de que o cinema e a produção audiovisual brasileira é incrível e não deve nada à outros países. A qualidade cinematográfica, de produção, narrativa e atuações são impecáveis e seguem no mesmo nível de produções como "Breaking Bad", "Sopranos" e outras grandes séries.

Criada pela dupla Mariana Bardan e Eduardo Melo, é impossível ver o primeiro episódio e não ficar maluco pra embarcar nessa jornada brasileira pelo sertão onde o mal vive de diferentes formas, com dramas humanos e críticas pontuais.

Renovada para uma segunda temporada, a série está disponível no catálogo da Amazon Prime Vídeo.

9. Frieren e a Jornada para o Além - 1ª Temporada (Sousou no Frieren, Crunchyroll)

Durante sua busca de uma década para derrotar o Rei Demônio, os membros do grupo do herói  Himmel, o sacerdote Heiter, o guerreiro anão Eisen e a maga élfica Frieren forjam laços através de aventuras e batalhas, criando memórias preciosas e inesquecíveis para a maioria. deles. No entanto, o tempo que Frieren passa com seus companheiros equivale apenas a uma fração de sua vida, que já dura mais de mil anos. Quando o grupo se desfaz após a vitória, Frieren retorna casualmente à sua rotina "normal" de coletar feitiços em todo o continente. Devido à sua diferente noção de tempo, ela aparentemente não tem sentimentos fortes em relação às experiências pelas quais passou. Com o passar dos anos, Frieren gradualmente percebe como seus dias na festa do herói realmente a impactaram. Testemunhando a morte de dois de seus ex-companheiros, Frieren começa a se arrepender de ter dado como certa a presença deles; ela promete compreender melhor os humanos e criar conexões pessoais reais. Embora a história daquela jornada outrora memorável já tenha terminado há muito tempo, uma nova história está prestes a começar.

Outra adaptação de mangá que eu já tinha ouvido falar muito bem do material original, Frieren se tornou rapidamente uma das minhas animações favoritas do ano por abordar a relação tempo/homem e a finitude da vida. Frieren é simplesmente impossível de odiar, e mesmo ela sendo um pouco "apática", vai crescendo muito ao longo da jornada. 

A jornada para entender as pessoas e os seus sentimentos também se torna bem interessante com o grupo de coadjuvantes que acompanham ela em sua jornada, que juntos compõem um dos trios mais legais do ano. A animação do estúdio Madhouse é linda, sendo um dos animes mais vistosos de 2023.

A série está disponível no catálogo da Crunchyroll.

8. A Queda da Casa Usher (The Fall of the House of Usher, Netflix)

Auguste Dupin é um grande promotor determinado a arrancar uma confissão de Roderick Usher, o CEO da Farmacêutica Fortunato; empresa que este, juntamente com sua irmã gêmea Madeline, transformou em um império de privilégios, luxo e poder. De um dia para o outro, mortes misteriosas começaram a assolar a família e Dupin, que sabe do que seus membros são capazes, tem certeza de que há algo por trás disso. É assim que, após muitos anos, ele se reúne com Roderick em uma casa que um dia já habitou o sucesso, e onde agora resta apenas um ar de podridão e abandono. Lá, o poderoso empresário resolve revelar todos os segredos da famíla e narra como o encontro com uma misteriosa mulher há décadas terminou com uma grande tragédia nos dias atuais envolvendo a vida de seus seis filhos.

Se tem um nome que praticamente surgiu na década passada e se tornou um dos meus diretores prediletos do momento é Mike Flanagan (Missa da Meia-Noite, A Maldição da Residência Hill). Agora ele retorna adaptando um dos contos góticos mais populares de Edgar Allan Poe atualizando ele para os dias atuais.

A trama da minissérie é minuciosamente conduzida por Flanagan, entregando a cada episódio novas pistas do que está acontecendo de uma forma bem simples e bem feita. O elenco inteiro é ótimo, mas Bruce Greenwood (Star Trek, Jogo Perigoso) entregou o que é a minha interpretação favorita do ano (contando cinema e televisão). 

A minissérie está disponível no catálogo da Netflix

7. The Last of Us - 1ª Temporada (HBO/HBO Max)

Vinte anos após a destruição da civilização moderna, Joel, um sobrevivente, é contratado para contrabandear Ellie, uma garota de 14 anos, para fora de uma zona opressiva de quarentena. O que começa como um pequeno trabalho logo se torna uma jornada brutal, já que ambos devem atravessar os EUA e dependem um do outro para sobreviver.

O maior fenômeno televisivo do ano, a série não só adapta maestralmente o jogo base, mas adiciona personalidade e sabe o momento de criar material original (inclusive, o terceiro episódio focado em Bill e Frank é um dos melhores de toda a temporada), tudo isso com aquela produção "cinematográfica" que só a HBO sabe fazer.

Tudo isso é mérito dos criadores Neil Druckman e Craig Mazin (Chernobyl), que fizeram essa adaptação com todo o carinho do mundo, reproduzindo muito bem todos os sentimentos únicos de The Last of Us para aqueles que jogaram e sabem tudo da história, e para aqueles que nunca sequer tocaram em um controle de vídeo game antes. Mal posso esperar para adaptarem o segundo jogo nas próximas temporadas.

Renovada para uma segunda temporada, a série está disponível no catálogo da HBO Max/Max.

6. Barry - 4ª Temporada (HBO/HBO Max)

Barry é um ex-fuzileiro naval que trabalha como um matador de aluguel barato no Centro-Oeste. Solitário e insatisfeito com sua vida, ele relutantemente viaja para Los Angeles para matar uma pessoa e acaba encontrando uma comunidade acolhedora em um grupo de atores aspirantes da cena teatral da cidade.

Barry é mais uma grande série que chegou ao fim em 2023, concluindo a saga do assassino mais complicado de todos os tempos. Essa temporada foi extremamente divisiva por conta de fazer um time skip de anos no meio e mudar o foco quase que total do que estava sendo feito.

Concordo que essa decisão abrupta podia ter sido feita no fim da temporada e gerar uma quinta temporada, mas acho que os criadores Bill Hader (Divertidamente, It: Capítulo 2) e Alec Berg (Silicon Valley, O Ditador) realmente queriam encerrar essa história por cima e entregar o melhor final possível (e isso de fato eles conseguiram), mostrando a tão sonhada redenção de Barry, mesmo que de uma forma inesperada.

A série está disponível no catálogo da HBO Max/Max. Leia a nossa crítica da temporada aqui.

5. O Urso - 2ª Temporada (The Bear, FX/Star+)

Carmy, um jovem chef do mundo da alta gastronomia, volta para casa em Chicago para administrar a lanchonete de sua família. Enquanto ele luta para transformar a loja e a si mesmo, ele trabalha ao lado de uma equipe áspera que acaba se revelando como sua família escolhida.

YES CHEF! Depois da surpresa que foi a primeira temporada, a série de culinária mais estressante da atualidade retornou com um segundo ano ainda melhor que o primeiro. O criador, roteirista e diretor  Christopher Storer (Ramy) aposta em desenvolver os arcos de multiplos dos personagens secundários dando episódios próprios para eles, sem tirar o foco dos protagonistas.

Existem alguns episódios especiais repletos de atores famosos fizeram muito sucesso, mas eles são alguns dos melhores episódios do ano por conta do roteiro incrível que criam essas dinâmicas de personagens que agregam os seus arcos. Afirmo sem medo que com o fim de "Succession", essa série se torna facilmente a melhor da televisão americana atual, e que venham mais temporadas incríveis como as duas primeiras.

Renovada para uma segunda temporada, a série está disponível no catálogo do Star+.

4. Fionna & Cake - 1ª Temporada (HBO Max/Max)

Fionna explora seu relacionamento com Cake, seu gato falante e melhor amigo, e juntos eles também exploram a misteriosa terra de Ooo.

Hora de Aventura é uma das minhas animações favoritas do Cartoon Network e da vida. Entretanto, nunca fui muito fã do conceito de Fionna e Cake, achando os episódios delas bem chato. Então fui surpreendido completamente com a série animada que se tornou uma das minhas favoritas da vida.

Fionna e Cake expandem o universo de Hora de Aventura e tratam de finalmente dar um ponto final na li9nda história de Simon e Betty. Não sei o que aguarda o futuro da franquia, mas fico feliz que ela continua em excelentes mãos.

Renovada para uma segunda temporada, a série está disponível no catálogo da HBO Max/Max.

3. Vinland Saga - 2ª Temporada (Netflix/Crunchyroll)

Após a morte de seu pai e a destruição de sua aldeia pelas mãos de invasores ingleses, Einar deseja uma vida pacífica com sua família em suas fazendas recém-reconstruídas. Porém, o destino tem outros planos: sua aldeia é invadida mais uma vez. Einar observa impotente enquanto os saqueadores dinamarqueses queimam suas terras e massacram sua família. Os invasores capturam Einar e o levam de volta para a Dinamarca como escravo. Einar se apega às últimas palavras de sua mãe para sobreviver. Ele é comprado por Ketil, um gentil proprietário de escravos e proprietário de terras que promete que Einar poderá recuperar sua liberdade em troca de trabalhar no campo. Logo, Einar encontra seu novo parceiro no cultivo agrícola – Thorfinn, um escravo abatido e melancólico. À medida que Einar e Thorfinn trabalham juntos para alcançarem a liberdade, são assombrados tanto pelos pecados do passado como pelas manobras do presente. No entanto, eles continuam, buscando um vislumbre de esperança, redenção e paz num mundo que nada mais é do que injusto e implacável.

Será que é possível alguém que cometeu atrocidades encontrar uma redenção? Depois de abdicar da violência, a jornada de Thorfinn para virar uma pessoa melhor e preencher o vazio dentro de si criou um dos meus personagens favoritos na ficção.

Por saber de antemão tudo que aconteceria na temporada, nada foi exatamente surpreendente, mas a direção e produção da equipe do estúdio MAPPA adaptou muito bem esse que é o ápice de Vinland Saga. É difícil não ficar empolgado com os embates (tanto físicos quanto psicológicos) dos personagens, e seus momentos de crescimentos e realizações. O mangá está chegando ao fim (e continua em um nível gigante de qualidade), e fico feliz que a adapotação faça justiça ao material base.

A série está disponível no catálogo da Netflix/Crunchyroll.

2. Pluto (Netflix)

Gesicht, um detetive policial andróide da Europol, tem a tarefa de encontrar o assassino de Montblanc, um robô herói de guerra aposentado. Embora pareça que apenas um robô poderia ter cometido este crime, o assassinato de um renomado ativista dos direitos dos robôs levanta dúvidas sobre a identidade do criminoso. Na verdade, fora um incidente isolado e inexplicável ocorrido há oito anos, os robôs são programados para serem incapazes de matar seres humanos. No entanto, a falta de provas humanas na cena do crime e a semelhança do modus operandi levam Gesicht a suspeitar que os dois assassinos podem ser o mesmo ser – sejam eles homens ou robôs. Pouco depois da morte de Montblanc, outro robô de guerra de elite aposentado é misteriosamente eliminado. Gesicht percebe um padrão na escolha da vítima de assassinato: os dois robôs mortos pertenciam a um grupo das sete máquinas de guerra mais poderosas já projetadas. Determinado a impedir o assassino de eliminar os cinco veteranos restantes, Gesicht procura a ajuda de Atom, um andróide de última geração que se assemelha a um menino humano. A dupla deve agora caçar o assassino desonesto antes que a série de assassinatos continue, para que a própria estrutura da sociedade não sofra danos irremediáveis.

A adaptação do excelente mangá de Naoki Urasawa não poderia ficar de fora. Essa releitura de Astro Boy é um dos thrillers futuristas mais interessantes que eu já li, e Urasawa comanda tudo esse mistério com uma maestria única, com muito sentimento e trabalhando bem o que é o limite entre o humano e o robô.

A animação e direção são de alto nível acompanham muito bem essa história fechadinha que vai te emocionar com toda a certeza no fim. Considero esse o melhor anime de 2023, e me lembrou de que tenho que ler mais obras de Urasawa (de quem gosto MUITO).

A série está disponível no catálogo da Netflix.

1. Succession - 4ª Temporada (HBO/HBO Max)

A venda do conglomerado de mídia Waystar Royco para o visionário tecnológico Lukas Matsson está cada vez mais próxima. A perspectiva dessa venda sísmica provoca angústia existencial e divisão familiar entre os Roys, pois eles antecipam como serão suas vidas quando o negócio for concluído.

E não tinha como ser diferente. "Succession" era a melhor série da atualidade, com um roteiro, direção e atuações impecáveis que satirizavam a nossa realidade e o mundo dos ricos. As atuações monstruosas e o texto sublime entregaram alguns dos melhores momentos de 2023, em particular no episódio final e no lendário episódio "Connor's Wedding", que vai virar figurinha carimbada nas listas de melhores episódios já escritos para a televisão.

É até complicado resumir o que foi essa temporada em dois parágrafos, A conclusão não poderia ter sido mais perfeita, e o trabalho do criador Jesse Armstrong (Fresh Meat, Conversa Truncada) será celebrado para sempre como uma das melhores séries já escritas na história da televisão. Vou sentir falta dos Roy e seus esquemas nojentos para passar a perna uns nos outros, isso será uma das grandes heranças de Succession sem dúvidas!

A série está disponível no catálogo da HBO Max/Max. Leia a nossa crítica da temporada aqui.

Bom é isso, agradeço profundamente a todos que leram o texto, e se possível sigam o Fórum Nerd nas nossas redes sociais. Gostaram do texto? Concordam com a lista? Qual a lista de vocês? Alguma série que merecia ficar na lista acabou ficando de fora? Deixa um comentário aqui embaixo!

E que 2024 tenha tantas séries boas e memoráveis quanto 2023!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem