Iniciado em 2013 sob o comando de Zack Snyder, o Universo Cinematográfico Estendido da DC (DCEU) começou sua jornada recontando a história de origem do Superman em 'O Homem de Aço'. Desde então, novos filmes foram produzidos pela Warner Bros, alguns colecionam polêmicas e fracassos, mas é inegável que essa é uma franquia que manteve seu potencial, apesar dos bastidores problemáticos.

Os nove filmes desse universo são:

O Homem de Aço

Batman vs Superman: A Origem da Justiça

Esquadrão Suicida

Mulher-Maravilha

Liga da Justiça

Aquaman

Shazam!

Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa

Mulher-Maravilha 1984

O Snydercut não vai entrar na lista por não ser cânon para a continuidade atual da franquia, mas em breve, faremos uma lista só com os melhores momentos dele. Listar os melhores momentos de cada filme é uma tarefa bem difícil, pois, cada um possui diversas cenas memoráveis à sua maneira, mas há sempre os destaques como vocês poderão ver abaixo. Então, vamos lá:

1 - Terra de Ninguém (Mulher-Maravilha, 2017)

O primeiro filme da Mulher-Maravilha contou a história de origem da heroína e apresentou uma das cenas mais emocionantes já feitas em produções do gênero. A essência do heroísmo está na capacidade do herói em ajudar todos, mesmo em condições adversas e quando Diana (Gal Gadot) se depara pela primeira vez com os horrores da guerra, não mede esforços para libertar um vilarejo que está sendo escravizado pelas forças alemãs. Apesar dos avisos de Steve Trevor (Chris Pine) sobre os perigos, ela faz o que qualquer amazona teria feito e ajuda todos os que necessitam. Uma aula de heroísmo clássico. Veja a cena no vídeo abaixo:


2 - Primeiro Vôo do Superman (O Homem de Aço, 2013)


Zack Snyder foi o diretor responsável por dar uma nova versão para a história de origem do Superman e apesar de muitos considerarem o filme como uma péssima adaptação do personagem, é inegável que as cenas são de uma maestria visual e sonora muito bem dirigidas. O momento mais Superman da produção foi quando Clark Kent (Henry Cavill) aprende a voar pela primeira vez, após seu pai Jor-El (Russel Crowe), dar uma longa explicação sobre a extensão dos poderes do kryptoniano. A fotografia de Amir Mockri aliada à excelente trilha sonora de Hans Zimmer criariam umas das cenas mais emocionantes do atual cinema de super-heróis. Confira o momento no vídeo abaixo:


3 - Batman Contra os Capangas de Lex Luthor (Batman vs Superman, 2016)


O primeiro encontro de Batman e Superman nos cinemas é um dos maiores crossovers da história da cultura pop, mas igualmente famosa é a discussão sobre a qualidade do filme. Massacrado pela crítica, BvS gera polêmicas por onde é citado na web, mas é uma opinião quase geral que as cenas de ação do Batman de Ben Affleck foram algumas das melhores feitas na história do personagem em live-action. O grande destaque é o momento no qual o Cavaleiro das Trevas deve salvar Martha Kent (Diane Lane) dos capangas de Lex Luthor (Jesse Eisenberg), resultando numa das lutas mais viscerais do filme, recheada de coreografias bem convincentes e um excelente trabalho de câmera. Confira a cena no vídeo abaixo:


4 - Batalha nos Oceanos (Aquaman, 2018)


Aquaman foi um dos heróis mais subestimados da DC devido à aparente inutilidade de seus poderes fora do meio aquático, mas o filme de James Wan colocou um ponto final nas gozações sobre o personagem e se tornou a maior bilheteria do Universo DC nos cinemas. O jeito descolado de Jason Momoa deu uma personalidade mais simpática para o personagem, além do físico do ator ajudar a vender as cenas de ação, o que passa uma grande imponência em momentos chaves da trama. Um desses momentos é na batalha do terceiro ato onde o futuro Rei de Atlântida interrompa a guerra orquestrada pelo Mestre dos Oceanos (Patrick Wilson) com a ajuda do Karathen e de seu tridente clássico. A combinação dos efeitos visuais, trilha sonora e o carisma de Momoa tornam essa cena uma das mais épicas da produção. Veja no vídeo abaixo:


5 - Arlequina explode a Ace Chemicals (Aves de Rapina, 2020)


'Aves de Rapina' foi o segundo filme do DCEU a fracassar nas bilheteiras, porém não faltaram boas cenas nessa produção com direção de Cathy Yan. O mote central da história está na busca da Arlequina (Margot Robbie) para ganhar sua própria identidade, após romper relações com o Coringa (Jared Leto). A personagem tenta diversas vezes contar para as pessoas que não é mais capanga/amante do Palhaço do Crime, mas ninguém acredita e numa tentativa desesperada por atenção, a maluquinha explode a Ace Chemicals com um caminhão. Esse ato é a confirmação de que ela terminara com o Coringa, pois, esse foi o local onde a relação doentia de ambos nasceu. Como se a ótima atuação de Margot Robbie não fosse o suficiente, essa cena conta com uma das fotografias mais coloridas em um filme da franquia, permitindo uma êxtase de sentimentos no público com a ajuda da canção Jokes's On You. Confira o momento no vídeo abaixo:


6 - O Nascimento da Família Shazam (Shazam, 2019)


'Shazam' é o filme mais descompromissado do atual Universo DC com uma pegada mais infantil e cômica voltada para a família. O personagem evoca um senso de nostalgia interessante, afinal, todos desejaram ser um super-herói em algum momento da infância. Billy Batson (Asher Angel) ganhou poderes mágicos e se transforma no herói Shazam (Zachary Levi) toda vez que grita o nome heróico, mas apesar dos poderes, ele é um jovem que tem problemas para se relacionar com outras pessoas por conta do abandono que sofreu. Em certo ponto da trama, o personagem aprende que não precisa ser tão fechado e que existem pessoas boas para ajudá-lo, é nessa hora que ele tem a ideia de presentar seus irmãos adotivos com os mesmos poderes que ganhou para ajudar na luta contra o Dr. Sivanna (Mark Strong) e os Sete Pecados Capitais. A trilha sonora de Benjamin Wallfisch aliada à direção sensível de David F. Sandberg constroem um clima de positividade e heroísmo quando vemos os irmãos de Billy em suas formas heróicas. Veja a cena no vídeo abaixo:


7 - Superman vs General Zod (O Homem de Aço, 2013)


O terceiro ato de 'O Homem de Aço' é alvo de muitas críticas por conta da destruição em massa causada pela luta do Superman (Henry Cavill) contra o General Zod (Michael Shannon), mas polêmicas à parte, é uma das maiores lutas desse universo até o momento. Um dos maiores trunfos da direção de Zack Snyder foi trabalhar de modo eficiente o estrago que um conflito entre dois seres poderosos pode trazer, a cada soco, chute ou raio laser disparado por Kal-El ou Zod, a luta fica mais tensa numa escala gradual que culmina na morte do general de guerra kryptoniano. Os efeitos visuais desse filme são uma obra-prima, raramente fica nítido o uso de computação gráfica nos personagens e as transições são bem fluídas, resultando numa porradaria repleta de destruição e golpes maneiros. Veja abaixo o vídeo com a luta completa:


8 - Perseguição na Sicília (Aquaman, 2018)


Outro grande momento de 'Aquaman' foi a cena de perseguição na Sicília, onde Arthur (Jason Momoa) e Mera (Amber Heard) precisam combater Arraia Negra (Yayah Abdul-Mateen II) e os soldados de elite de Orm (Patrick Wilso). Esss cena é mais um bom exemplo da mestria da direção de James Wan em sequências de ação, o modo como a câmera consegue mostrar todos os movimentos dos personagens com poucos cortes já é uma vitória, mas aquele plano-sequência no qual a Mera está correndo nos telhados é ação de qualidade. Também é muito assertivo o modo como o casal principal está fora de seu elemento principal, mas ainda sim, usam seus talentos e inteligência para sair de situações difíceis, mostrando que são bons lutadores tanto em água quanto em terra firme. Veja:


9 - Mulher-Maravilha salva Batman do Apocalipse (Batman vs Superman, 2016)


Nada é tão icônico em histórias de super-heróis quanto o momento da entrada dramática onde o mocinho salva uma pessoa prestar a morrer das garras de um vilão e o faz de modo muito badass. Apesar de tecnicamente Batman e Superman serem os protagonistas do filme, foi a Mulher-Maravilha que roubou a cena com sua entrada triunfal para salvar o Homem-Morcego das garras do Apocalipse. Já não bastasse a cena em si, a música tema da personagem é tão perfeita que elevou a cena para um outro patamar, além de nos apresentar a primeira vez que esses três personagens dividem a tela em live-action. Confira:


10 - Diana Aprende a Voar (Mulher-Maravilha 1984, 2020)


'Mulher-Maravilha 1984' chegou aos cinemas em dezembro de 2020 e deu continuidade a história de Diana Prince, agora cobrindo o período em que a personagem viveu nos 80. O filme recebeu críticas mistas por seu roteiro desprovido de lógica, mas foi elogiado por sua mensagem de esperança para o mundo. A melhor cena da produção acontece após a heroína despedir-se do amor de sua vida mais uma vez e num misto de alegria com luto, tenta aprender a voar usando os ensinamentos dele como guia. É uma cena bem emocional e faz o público acreditar que tudo é possível, o uso do tema Adagio in D Minor do filme 'Sunshine' foi um grande acerto, pois deu o toque épico de que a cena necessitava para criar uma catarse emocional no público. Veja a cena no vídeo abaixo:


Esse foi o post de hoje, pessoal. Se você curtiu, nos siga nas redes sociais para ficar ligado nos conteúdos do site. Não deixe de comentar o seu Top 10 pessoal do Universo DC nos comentários abaixo. Até a próxima!

Postagem Anterior Próxima Postagem