🚨ATUALIZADO🚨


Se você gosta de filmes sobre advogados e tribunais, então prepare a pipoca e não levante do sofá. O Fórum Nerd preparou esta lista com excelentes indicações de filmes que estão disponíveis na Netflix e que são obrigatórios para todos os estudantes de Direito, advogados, profissionais da área jurídica e para todo mundo que curte uma batalha judicial.

Todos os filmes recomendados nesta lista foram conferidos no catálogo do Streaming na data da publicação desta matéria, sem data anunciada de até quando ficarão disponíveis. Então não perca tempo e faça sua maratona o quanto antes.

Atualizado em 4 de agosto de 2022.


 

1) MARSHALL: IGUALDADE E JUSTIÇA (2017)

SINOPSE: O advogado Thurgood Marshall (Chadwick Boseman, de Pantera Negra”, 2018) sempre dedicou sua vida a ajudar aqueles que precisam recorrer à justiça. Em 1941, Marshall era o único advogado trabalhando para a Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor e decide lutar em um caso que pode definir sua carreira: defender o motorista particular Josepho Spell (Sterling K. Brownde Pantera Negra”, 2018), um homem negro que está sendo acusado de estuprar e tentar assassinar sua chefe, Eleanor Strubing (Kate Hudson, de A Chave Mestra”, 2005) uma socialite branca, mas ele jura não ser o culpado do crime.

POR QUE ASSISTIR: Baseado em uma história real, o filme apresenta um pouco da personalidade e do trabalho de Thurgood Marshall e se centra num dos primeiros casos da sua carreira profissional antes do advogado se tornar o primeiro juiz negro da Corte Suprema dos Estados Unidos. Marshall é uma das grandes personalidades que dedicou sua vida à luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, sendo reconhecido por seus feitos, especialmente na atuação direta, advogando em favor da causa dos negros na América do Norte. O filme é uma excelente produção sobre a prática da advocacia.



2) OS 7 DE CHICAGO (2020)

SINOPSE: Um protesto pacífico contra a guerra do Vietnã se transformou em um confronto violento com a polícia durante a Convenção Nacional Democrata de 1968, em Chicago. No ano seguinte, um grupo de 7 ativistas e manifestantes foram indiciados, acusados de conspiração e incitação à revolta pelo governo federal dos Estados Unidos, e levados à julgamento.

POR QUE ASSISTIR: Baseado em fatos reais, o julgamento em questão tem uma importância histórica, pois mostra a luta por ideais, bem como pelos direitos civis contra a Guerra do Vietnã e contra a permanência dos soldados americanos no campo de batalha, através de manifestações e protestos pacíficos (já que grande parte da população norte americana era contra a guerra em questão).

Entre aqui para ler a Crítica do Filme “Os 7 de Chicago”.



3) O LIMITE DA TRAIÇÃO (2020)

SINOPSE: Grace Waters é o pilar de longa data de sua comunidade na Virgínia, que enfrenta uma fase difícil após descobrir um caso extraconjugal do marido. Um dia, com a ajuda de sua melhor amiga, Sarah, Grace conhece um novo interesse amoroso e, logo depois, casa com o rapaz. Entretanto, seu novo marido consegue destruir sua vida profissional e, principalmente, seu emocional; com isso, segredos vêm à tona e seu lado vulnerável se torna violento. Trancada em uma cela de cadeia, ela aguarda pelo seu julgamento pelo assassinato do marido, tendo como sua única esperança de vingança uma defensora pública inexperiente chamada Jasmine Bryant, que desconfia de algo e parte em busca da verdade.

POR QUE ASSISTIR: O filme segue uma estrutura de um thriller, apresentando um caso processual inteiro, desde a fase inicial de investigação, passando pelos trâmites legais, até o julgamento em si, no melhor estilo de produções judiciais.



4) UM CRIME DE MESTRE (2007)

SINOPSE: Willy Beachum (Ryan Goslingde “Cálculo Mortal”, 2002) é um jovem e ambicioso promotor público, que está no melhor momento de sua vida profissional. Ele tem 97% de vitória nos casos em que atuou e está prestes a assumir um cargo na famosa agência Wooton Sims. Porém, antes de deixar o cargo de promotor ele tem um último desafio pela frente: condenar Ted Crawford (Anthony Hopkinsde “Thor”, 2011). Após descobrir que sua esposa o estava traindo, Ted a matou com um tiro na cabeça. Parecia um caso simples, já que era um crime premeditado e com uma confissão clara, mas Ted cria um labirinto complexo em torno do caso de forma a tentar sua absolvição. Agora Beachum precisa provar que Ted é um assassino frio e calculista.

POR QUE ASSISTIR: É um excelente suspense criminal, que mostra as complicações durante as investigações policiais e o julgamento, bem como os questionamentos sobre as pessoas envolvidas no caso. O roteiro consegue construir um inteligente mistério, de forma intrigante.



5) ROMAN J. ISRAEL (2017)

SINOPSE: Roman J. Israel (Denzel Washingtonde “O Livro de Eli”, 2010) é um advogado de defesa idealista, determinado e honesto, acostumado a ver os outros ganharem crédito por seu bom trabalho. Ele defende que os criminosos sejam julgados de forma justa e não teme ir contra o sistema. Porém, quando seu sócio sofre um ataque cardíaco, a firma é fechada e Roman é convidado a assumir um cargo na companhia do ambicioso George Pierce (Colin Farrellde “The Batman”, 2022), que se importa mais com o dinheiro do que com a justiça. O que Roman não imaginava é que passaria a questionar seus próprios valores em meio aos perigosos bastidores do poder. Roman passa por uma crise moral ao precisar defender Langston Bailey, um homem acusado de homicídio.

POR QUE ASSISTIR: O filme mostra um esquema de corrupção nos bastidores do poder, expondo como o peso da burocracia pode sufocar os sonhos e principais objetivos de um advogado idealista, competente e experiente, além de fazer uma incisiva crítica à estrutura em volta dos processos criminais.



6) AS DUAS FACES DE UM CRIME (1996)


SINOPSE: Em Chicago, um arcebispo (Stanley Anderson) é assassinado brutalmente com 78 facadas. O crime choca a opinião pública e tudo indica que o assassino é um jovem de 19 anos, Aaron Stampler (Edward Norton, de “O Incrível Hulk”, 2008), que foi preso com as roupas cobertas de sangue da vítima. No entanto, Martin Vail (Richard Gere, de “A Última Profecia”, 2002), um ex-promotor que se tornou um advogado bem-sucedido, se propõe a defender Aaron, sem cobrar honorários, tendo um grande motivo para isto: Martin é um rico advogado criminalista egocêntrico que passou a circular nos meios forenses e adora ser coberto entre os jornalistas como uma celebridade jurídica, além de ter uma incrível necessidade de vencer. Porém, apesar de parecer o óbvio culpado, Aaron pode revelar mais camadas sobre o mistério que Martin tem que desvendar.

POR QUE ASSISTIR: Baseado no livro de William Diehl, As Duas Faces de um Crime é um drama de tribunal que serve para ilustrar os erros de avaliação a que está sujeito um advogado criminalista que se julga infalível, que presta mais atenção à repercussão na mídia do que na sua própria atuação profissional, nas provas dos próprios autos e que, por fim, deixa-se enredar pelo acusado que defende em sua suposta ingenuidade. O drama é um filme de tribunal repleto de reviravoltas, testemunhas-surpresa, diálogos fortes e advogados brilhantes.



BÔNUS

MINISSÉRIE: ANATOMIA DE UM ESCÂNDALO (2022)

SINOPSE: Sophie Whitehouse (Sienna MillerG.I. Joe - A Origem de Cobra”, 2009) tem uma vida perfeita, casada com um político poderoso, figura pública bem sucedida com quem tem dois filhos encantadores, e que vivem uma vida privilegiada e luxuosa. Mas tudo isso começa a desmoronar quando um escândalo sobre seu marido vem à tona e ele é acusado de um crime chocante. Quando o seu mundo perfeito parece uma mentira, Sophie se questiona se realmente conhece o homem com quem se casou. Contudo, ela ainda não imaginava que o que descobriu seria apenas a ponta do iceberg. Agora, James está sendo investigado por um crime terrível e Sophie acredita que ele possa ser inocente e vítima de uma armação. Kate Woodcroft é uma advogada de acusação experiente que tem certeza que James é culpado.  Ela começa uma busca incessante para que a justiça seja feita e, dessa maneira, entra em conflito direto com Sophie, que luta para manter a família segura.

POR QUE ASSISTIR: A minissérie é baseada no livro homônimo, escrito por Sarah Vaughan, que apresenta uma sucessão de escândalos que abalam a elite do Reino Unido, com uma trama intrigante que envolve crime e uma família rica que vive de boas aparências. Apesar de não ser baseado em fatos reais, a minissérie foi inspirada nas experiências de cobertura jornalística de Sarah Vaughan, que trabalhava como repórter no jornal The Guardian. A minissérie é um thriller de tribunal psicológico convincente que expõe um escândalo político.

Entre aqui para ler a Crítica da Minissérie “Anatomia de Um Escândalo”.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem