Se você gosta de filmes sobre advogados e tribunais, então prepare a pipoca e não levante do sofá. O Fórum Nerd preparou esta lista com 6 excelentes indicações de filmes que estão disponíveis na Netflix e que são obrigatórios para todos os estudantes de Direito, advogados, profissionais da área jurídica e para todo mundo que curte uma batalha judicial.

Todos os filmes recomendados nesta lista foram conferidos no catálogo do Streaming na data da publicação desta matéria, sem data anunciada de até quando ficarão disponíveis. Então não perca tempo e faça sua maratona o quanto antes.


 

1) O JUIZ (2014)


SINOPSE: Hank Palmer (Robert Downey Jr., de “Homem de Ferro”, 2008) é um advogado bem sucedido e arrogante que retorna à sua pequena cidade natal para o velório da mãe. É recebido de forma hostil pela família, mas resolve ficar na cidade depois do velório quando seu pai, Joseph Palmer (Robert Duvall, de “Pacto de Justiça”, 2003), o respeitado e prepotente juiz local, é apontado pela polícia como o responsável pela morte de um homem que ele condenou 20 anos atrás. Mesmo Hank e Joseph não se entendendo, Hank se debruça sobre o caso para defender o pai, mas a possibilidade de condenação aumenta cada vez mais.

POR QUE ASSISTIR: O filme aborda conduta profissional, arrogância, prepotência e orgulho.

O Filme O Juiz” ficará disponível na Netflix até o dia 30 de novembro de 2021.





2) ERIN BROCKOVICH – UMA MULHER DE TALENTO (2000)

SINOPSE: Erin Brockovich (Julia Roberts, de Extraordinário”, 2017) é uma mãe solteira de três filhos que, após um acidente, começa a trabalhar em um escritório de advocacia. Quando Erin descobre vários casos arquivados envolvendo água contaminada em uma cidade no deserto e que está espalhando doenças entre seus habitantes, ela convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. Erin passa a mobilizar os habitantes da cidade a entrarem com ação de indenização contra a Pacific Gas and Electric Company (PG&E), responsável pelo crime ambiental, para que haja justiça e para que a empresa pague pelo seu crime.

POR QUE ASSISTIR: Baseado na história real de Erin Brockovich, o filme mostra que grandes corporações bilionárias não estão escusas de cumprir a Lei, que elas devem arcar com os crimes ambientais e com os prejuízos causados às pessoas quando forem responsáveis pelo dano ambiental.

O Filme “Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento” ficará disponível na Netflix até o dia 31 de dezembro de 2021.




3) OS 7 DE CHICAGO (2020)

SINOPSE: Um protesto pacífico contra a guerra do Vietnã se transformou em um confronto violento com a polícia durante a Convenção Nacional Democrata de 1968, em Chicago. No ano seguinte, um grupo de 7 ativistas e manifestantes foram indiciados, acusados de conspiração e incitação à revolta pelo governo federal dos Estados Unidos, e levados à julgamento.

POR QUE ASSISTIR: Baseado em fatos reais, o julgamento em questão tem uma importância histórica, pois mostra a luta por ideais, bem como pelos direitos civis contra a Guerra do Vietnã e contra a permanência dos soldados americanos no campo de batalha, através de manifestações e protestos pacíficos (já que grande parte da população norte americana era contra a guerra em questão).




4) TED BUNDY – A IRRESTÍVEL FACE DO MAL (2019)

SINOPSE: Ted Bundy (Zac Efron, de High School Musical”, 2006) é um serial killer que matou, pelo menos, 30 mulheres em sete Estados norte-americanos durante a década de 1970 até ser preso, julgado e condenado à cadeira elétrica. Bundy se tornou famoso em todo o país, em parte por causa da fama de sedutor, que levou a conquistar várias fãs, e em parte por ter efetuado sua própria defesa nos tribunais. Ele era tão perspicaz e sedutor que sua namorada se recusou a aceitar por anos que ele era um verdadeiro psicopata.

POR QUE ASSISTIR: O filme é baseado na história real do serial killer Ted Bundy, mostrando seu julgamento que o condenou à morte, bem como uma pessoa psicopata consegue ser sedutora, manipuladora e quase consegue escapar impunimente da justiça.

O Filme Ted Bundy - A Irresistível Face do Mal” ficará disponível na Netflix até o dia 4 de dezembro de 2021.




5) A FIRMA (1993)

SINOPSEMitch McDeere (Tom Cruise, de “Questão de Honra”, 1992) é um jovem advogado que vai trabalhar com um alto salário e diversas vantagens em uma firma de advogados em Memphis. Porém, logo descobre que a empresa onde trabalha está envolvida com lavagem de dinheiro da Máfia e que todos os advogados que saíram ou tentaram sair da firma morreram precocemente, de forma misteriosa. Quando o FBI começa a reunir provas incriminadoras contra a firma e contra os advogados associados envolvidos, Mitch fica em uma situação difícil e tenta arrumar um jeito de sair vivo da firma, sem violar a Lei.

POR QUE ASSISTIRO filme questiona o código de ética do advogado, que mantêm em sigilo a relação do advogado com o cliente, que proíbe por toda a vida que um crime cometido por um cliente seja revelado por seu advogado. O filme é baseado no livro do aclamado escritor e advogado John Grisham, autor de outros sucessos, que também foram adaptados ao cinema, dentre eles: O Cliente (1994), O Dossiê Pelicano (1993), O Homem que Fazia Chover (1997) e O Júri (2003).

O Filme A Firma” ficará disponível na Netflix até o dia 31 de janeiro de 2022.




6) O SEGREDO (1996)

SINOPSE: Adam Hall (Chris O'Donnell, de Perfume de Mulher”, 1992) é um advogado recém formado e, como primeiro caso, inicia uma apelação legal a favor de seu avô, Sam Cayhall (Gene Hackman, de Inimigo do Estado”, 1998), um ex-membro do Ku Klux Klan, que ele nunca conheceu. Acusado de matar duas crianças judias nos anos 60 em um atentado terrorista, Sam foi condenado à câmara de gás e está com os dias contados. Correndo contra o tempo, e contra a vontade de Sam, Adam começa a investigar cada vez mais sobre o passado de Sam e tenta achar uma brecha na Lei para tentar anular a pena de morte do avô e suspender a execução.

POR QUE ASSISTIR: O filme fala sobre discriminação racial e sobre as fases recursais de um processo. O filme é baseado no livro do aclamado escritor e advogado John Grisham, autor de outros sucessos, que também foram adaptados ao cinema, dentre eles: O Cliente (1994), O Dossiê Pelicano (1993), O Homem que Fazia Chover (1997) e O Júri (2003).

O Filme “O Segredo” ficará disponível na Netflix até o dia 31 de dezembro de 2021.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem