X-Men ‘97 é a volta sensacional da equipe de mutantes mais querida da Marvel e o verdadeiro conceito de renascimento.

  
🚨🚨POSSÍVEIS SPOILERS🚨🚨

Desde muito tempo, vários fãs vêm pedindo uma continuação do clássico desenho animado dos X-Men de 1992, isso vai desde os fãs mais veteranos que viram e acompanharam a série nos anos 90 até os fãs mais novos que viram a animação recentemente e se apagaram. A forma maravilhosa e boa com que essa continuação trouxe, com toda a fantasia dos quadrinhos da equipe e sem deixar de lado os temas como preconceito e tolerância, que faz o grupo ser um dos mais importantes da Marvel e também dos quadrinhos. Quando essa sequência foi anunciada, confesso que pensei que seria o jeito da Marvel, apelando para a nostalgia, trazer os fãs antigos de volta para a atenção da casa que ainda não pretende introduzir os X-Men do MCU tão cedo assim, fico feliz que pela primeira vez no Disney+, eu quebrei a cara bonito, nesses dois primeiros episódios, "A mim, Meus X-Men" e "Liberação Mutante Começa" não se escoram nisso, vão muito mais longe do que ser apenas a continuação de uma série aclamada. Se passando um ano após a morte (ou o que sabemos até o momento) de Charles Xavier, os X-Men, com Ciclope como líder da equipe, continuam sua luta pela igualdade entre a luta de humanos e mutantes, agora com a ajuda de mais simpatizantes da causa e um tanto de burocracia envolvida. Um novo inimigo, Executor X, líder de supremacistas de extermínio mutante, causam mais intrigas e confrontos, além cuidarem da volta de Magneto como herdeiro da fortuna e na liderança da equipe.

Já tirando um possível elefante branco da sala, creio que teremos pessoas reclamando da forma com a série é animada, o jeito retrô modernizado dela pode causar estranheza sem dúvidas, para quem está acostumado somente com apenas um ou outro, a relação do 2d com 3d é bem complicada, principalmente em fluidez, isso vai depender muito da pessoa que for ver, o que particularmente para mim não me incomodou nem um pouco (uma discussão meio estupida que falarei em críticas futuras).


O que temos de mais interessante nesses dois episódios de estreia é simplesmente o seu roteiro competentemente bem escrito e dosado, trazendo uma trama que só veremos sendo feita em algo envolvendo os X-Men, vemos um relacionamento ainda maior com os personagens e com os conflitos que cada um apresenta, em destaque até aqui, Ciclope, Tempestade e Magneto são reapresentados de forma primorosa, trazendo de vez o líder dos X-Men sendo o que ele deveria ter sido a muito tempo em filmes e desenhos animados anteriores, Tempestade poderosíssima com uma escrita de se emocionar no final do episódio dois, sendo uma personagem que recebe seu devido destaque.

Óbvio que todos os personagens tem seu destaque, cada um com a mesma personalidade que a vimos pela última vez na série passada, deixando bem claro que são os mesmos personagens que já assistimos antes.

Destaque para o envolvimento de pautas políticas (menos politizada por enquanto) e a questão extremista envolta dos mutantes e de como sua evolução pode influenciar o futuro da humanidade. Um diálogo com o personagem responsável por ter matado o Professor Xavier, Henry Gyrich, que diz: “Por baixo de toda essa simpatia forçada, as pessoas normais sabem que quanto mais espaço abrimos para a sua raça, menos espaço sobra para a nossa. Podemos transparecer tolerância, mas sabemos a verdade. Tolerância é extinção”. Diz muito, sem apelar para a violência gratuita "coff.. coff", a história dos X-Men sendo contada aqui, o respeito pelo material original e não apenas a homenagem mas o valor que dão para deixarem diálogos tão fortes como esse, mostram um caminho promissor para o futuro do desenho.

O ritmo da série também é um ponto positivo, com 30 minutos desses dois episódios tivemos a história contada sem pressa e sem nenhum tipo de enrolação. Sendo diretos ao ponto, tudo se conectou e fecham ali para continuarem outra história no episódio seguinte, modelo clássico de animação. Conclusão: Veja sem medo, talvez devam achar um exagero dar uma nota tão alta assim nos primeiros dois episódios, mas garanto que pelo menos no início, a divisão da Marvel Studios Animation mostrou um produto extremamente diferente do que já recebemos de outros categóricos envolvendo as séries da Marvel no Disney+, uma grande viagem atemporal com modernidade e nostalgia, me encantou os olhos ver finalmente um trabalho digno de uma das maiores equipes dos quadrinhos e em muito tempo, incluindo, este que vos escreve.

Nota: 10

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem