🚨ATUALIZADO🚨


Se você gosta de filmes sobre advogados e tribunais, então prepare a pipoca e não levante do sofá. O Fórum Nerd preparou esta lista com 6 excelentes indicações de filmes que estão disponíveis na Amazon Prime Video e que são obrigatórios para todos os estudantes de Direito, advogados, profissionais da área jurídica e para todo mundo que curte uma batalha judicial.

Todos os filmes recomendados nesta lista foram conferidos no catálogo do Streaming na data da publicação desta matéria, sem data anunciada de até quando ficarão disponíveis. Então não perca tempo e faça sua maratona o quanto antes.

Atualizado em 24 de junho de 2022.



1) TEMPO DE MATAR (1996)

SINOPSE: Em Canton, Mississipi, dois brancos racistas torturam e estupram uma menina negra de dez anos. Eles são presos e, ao serem levados ao tribunal para terem o valor de sua fiança decretada, o pai da garota, Carl Lee Hailey (Samuel L. Jackson, de Os Vingadores”, 2012) decide fazer justiça com as próprias mãos e mata os dois na frente de diversas testemunhas, além de acidentalmente ferir seriamente um policial. Ele é preso rapidamente, mas a cidade se torna um barril de pólvora entre a população negra da cidade e os grupos racistas locais quando o advogado Jake Brigance (Matthew McConaugheyde “Sahara”, 2005) aceita defender Hailey. Para piorar, o advogado de defesa tem de se defrontar com um juiz que não permite que, no julgamento, se mencione a razão que fez o pai cometer o duplo homicídio, pois o julgamento é de assassinato e não de estupro.

POR QUE ASSISTIR: A história fala sobre preconceito racial e justiça. Baseado na obra homônima do aclamado escritor e advogado John Grisham, autor de outros excelentes livros, que também foram adaptados ao cinema, dentre eles: A Firma (1993), O Cliente (1994), O Dossiê Pelicano (1993), O Homem que Fazia Chover (1997) e O Júri (2003).



2) SUPREMA (2018)

SINOPSE: Ruth Bader Ginsburg (Felicity Jonesde “Rogue One: Uma História Star Wars”, 2016) se formou em Direito nas melhores instituições do país: Harvard e Columbia, sempre como primeira aluna de sua turma. Mesmo assim, ela enfrentou o machismo dos anos 1950 e 1960 quando tentou encontrar emprego, sendo recusada pelos principais escritórios de advocacia. Na função de professora, ela se especializou em Direito relacionado ao gênero, decidindo atacar o Estado norte-americano para derrubar centenas de Leis que permitem a discriminação às mulheres.

POR QUE ASSISTIR: Baseado na vida de Ruth Bader Ginsburg, a segunda mulher a fazer parte da Suprema Corte Americana. Ginsburg foi uma advogada e juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos de 1993 até sua morte, no final de 2020, sendo nomeada pelo então presidente Bill Clinton e, assim, se tornando a segunda juíza mulher, depois de Sandra Day O'Connor a ser empossada no cargo. Ela se tornou um símbolo da luta pelos direitos iguais para as mulheres, e o filme mostra a luta da advogada contra a desigualdade de gênero.



3) O PREÇO DA VERDADE (2019)

SINOPSE: Robert Bilott (Mark Ruffalode “Zodíaco”, 2007) é um advogado de defesa corporativo que ganhou prestígio trabalhando em casos de grandes empresas de químicos. Quando um fazendeiro chama sua atenção para mortes de gado que podem estar ligadas ao lixo tóxico de uma grande corporação, o advogado descobre um segredo sombrio que conecta um número crescente de mortes inexplicáveis a uma das maiores empresas do mundo. Ele embarca em uma luta pela verdade, em um processo judicial que dura anos. Para expor a verdade, ele arrisca tudo: seu futuro, sua família e sua própria vida.

POR QUE ASSISTIR: O filme é baseado em fatos reais sobre crime ambiental, envolvendo questões de como o meio ambiente é maltratado pelas empresas corporativas.



4) O PODER E A LEI (2011)

SINOPSE: Mick Haller (Matthew McConaugheyde “Sahara”, 2005) é um advogado diferente, a começar pelo seu local de trabalho, devidamente instalado no banco de trás de seu carro, um automóvel modelo Lincoln. Separado da competente promotora, Maggie (Marisa Tomeide “Homem-Aranha: Longe de Casa”, 2019), ambos possuem uma filha e tudo corria bem com ele defendendo pequenos conflitos. Mas, um dia, um caso importante caiu em suas mãos e ele estava disposto a provar a inocência do réu, um jovem milionário (Ryan Phillippede “Caos”, 2005) acusado de assassinato. Só que ele não imaginava que seu cliente esconderia a verdade, o que pode tornar todo o processo numa causa perdida.

POR QUE ASSISTIR: O filme mostra o mundo perigoso e arriscado da profissão, bem como a falta de ética profissional.



5) CRIMES EM PRIMEIRO GRAU (2002)

SINOPSE: Claire Kubik (Ashley Juddde “Beijos que Matam”, 1997) é uma advogada de sucesso que tem um casamento feliz com Tom Chapman (James Caviezelde “Alta Frequência”, 2000), até que é surpreendida quando Tom é acusado pelo FBI por ter participado de um massacre em El Salvador e assassinado civis inocentes durante uma operação secreta do Exército 15 anos antes. Com isso, Tom é preso até que seu julgamento na corte militar ocorra. Claire decide defendê-lo no julgamento e pede a ajuda de Charles Grimes (Morgan Freemande “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, 2008), um advogado militar. Agora ela precisa arriscar sua carreira, e até mesmo sua vida, para expor a verdade.

POR QUE ASSISTIR: O drama de tribunal está cheio de surpresa, reviravoltas e mostra que nem tudo é o que parece ser.



6) A FIRMA (1993)

SINOPSE: Mitch McDeere (Tom Cruise, de “Top Gun: Maverick”, 2022) é um jovem advogado que vai trabalhar com um alto salário e diversas vantagens em uma firma de advogados em Memphis. Porém, logo descobre que a empresa onde trabalha está envolvida com lavagem de dinheiro da Máfia e que todos os advogados que saíram ou tentaram sair da firma morreram precocemente, de forma misteriosa. Quando o FBI começa a reunir provas incriminadoras contra a firma e contra os advogados associados envolvidos, Mitch fica em uma situação difícil e tenta arrumar um jeito de sair vivo da firma, sem violar a Lei.

POR QUE ASSISTIR: O filme questiona o código de ética do advogado, que mantêm em sigilo da relação do advogado com o cliente, que proíbe por toda a vida que um crime cometido por um cliente seja revelado por seu advogado.



7) JUSTIÇA VERMELHA (1997)

SINOPSE: Jack Moore (Richard Gere, de “A Última Profecia”, 2002) é um advogado americano que vai à China para representar uma companhia dos EUA de telecomunicações que pretende fechar um contrato com o Departamento de Cinema, Filmes e Televisão do governo Chinês e fazer um acordo para TV via satélite comprar e transmitir programas ocidentais de TV. Na mesma noite, ele conhece uma modelo chinesa e a leva para seu quarto de hotel. Na manhã seguinte, Jack é acordado por soldados chineses e o prendem pelo assassinato da mulher. Além de existirem vários indícios que o incriminam, ele se depara com um sistema legal que não respeita os direitos civis e ele se depara com a dura justiça do país. Como Jack não pode ter um advogado estrangeiro, o Estado nomeia Shen Yuelin (Bai Ling, de “Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith”, 2005), uma jovem advogada chinesa que nunca conversou com ele antes de entrar no tribunal e nem acredita que ele seja inocente, apesar dele alegar inocência o tempo todo. Porém, Jack consegue convencer sua advogada de que ele não é culpado e, juntos, eles descobrem misteriosas contradições no processo que inocentam Jack e evidências que também implicam figuras poderosas dentro da administração do governo central chinês, revelando conspiração e corrupção.

POR QUE ASSISTIR:Justiça Vermelha” envolve o mundo do Direito em uma relação entre dois sistemas jurídicos diferentes. O filme aborda como um inocente fica, praticamente sozinho, à mercê de um rigoroso sistema judiciário em solo estrangeiro, no qual os presos são considerados culpados até que provem a inocência.



BÔNUS

SÉRIE: SENTENÇA (2022)

SINOPSE: Heloísa (Camila Morgado, de “Bom Dia, Verônica”, 2020) é uma renomada e idealista advogada criminalista de São Paulo que acredita que todos têm direito à defesa, seja lá qual for o crime que a pessoa tenha cometido e não importando a gravidade. Após anos de experiência, Heloísa conhece bem a complexidade do cárcere e do sistema penitenciário brasileiro, criado para que muitos apodreçam e sejam abandonados sem a assistência jurídica necessária. Os valores de Heloísa são desafiados quando um caso grave choca o país e ela se torna a advogada de Dinorah, uma trabalhadora presa após ser acusada pela morte de um policial na comunidade em que ela mora. Com isso, Heloísa se encontra no meio de uma situação delicada envolvendo Zeca, o líder da maior facção criminosa do país e as pessoas que o querem morto. Na busca não só pela verdade do que aconteceu no caso de sua nova cliente, mas também pelos mistérios dos crimes que envolvem sua própria família, Heloísa precisa decidir se cruza ou não a linha tênue que separa o direito de defesa e a possibilidade de cometer um crime imperdoável.

POR QUE ASSISTIR:Sentença” é um excelente e inteligente drama/suspense jurídico nacional que esmiuça as engrenagens do sistema judiciário brasileiro e leva o telespectador a conhecer a dura realidade de quem sofre com o descaso e abandono de pessoas negras e pobres dentro das instituições prisionais lotadas. A produção mostra seu potencial ao fazer uma crítica social sobre (in)justiça, sistema judiciário, sistema prisional, encarceramento em massa e desigualdade social no Brasil. A série também aborda um tema atual muito importante, sobre a violência doméstica contra a mulher.

Entre aqui para ler a Crítica da Série Sentença”.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem