Conheça o UOL Play, onde você tem acesso ao HBO Max e pode assistir séries como A Casa do Dragão, Pacificador, jogos de Champions League, e muito mais aqui!
Para quem acompanha o nosso site, não faz muito tempo que fiz uma lista de todas as animações do Batman para o site, então nada mais justo, que o primeiro herói de todos, mereça receber a sua própria. Sim, o Superman, vocês sabem quantas animações o mesmo tem? e ele tem bem antigas, pois venha comigo para saber mais e algumas curiosidades a seguir.
Superman, da Fleischer Animations (1941-1943)
Começando a lista do Homem do Amanhã, a primeira animação lançada foi Superman, produzida pela Fleischer Animations antes de ser sucedida pela Famous Studios, são uma série de curtas animados de 17 episódios, com o interesse da Paramount em fazer uma animação do recente fenômeno popular de quadrinhos do Superman. Mas com os irmãos Fleischer querendo um tempo de tanto trabalho e não se sobrecarregarem tanto depois de trabalhos anteriores, tentaram impedir que a animação viesse a ser feita, como ela sendo muito cara de ser feita para época, mas com negociações de orçamentos sobre a produção com a empresa, os irmãos entraram em acordo mesmo sem o mínimo interesse de fazer. O desenho foi bastante popular na década de 40 onde recebeu elogios pelo seu estilo de animação que para um desenho com um orçamento relativamente na média, fizeram um trabalho que pode ser comparável a grandes produções como da Walt Disney era conhecido por fazer, usando a técnica de rotoscopia para dar movimentos ao personagem para dar mais realismo e fluidez a animação, mesmo com alguns impedimentos, o desenho é reconhecido por seus traços que até hoje são os mais avançados de todos até mesmo para a época, além de pegar fielmente o que era estabelecido do personagem nos quadrinhos da época. O desenho teve uma transição de estúdios em 1942 após 9 episódios pela Fleischer, passando pela agora renomeada de Famous, os traços continuam, mas as histórias saem do cotidiano e entram na ficção científica bem caracterizada da época. Hoje sendo aclamado por todos sendo bem influente na área de animações para vários cartoonistas, é de se espantar que essa animação quase não viu a luz do dia, como teria sido se fosse o contrário?
As Novas Aventuras de Superman (1966-1970)
Na sua segunda animação, lançada anos depois, em 1966 nasce "As novas Aventuras de Superman", com episódios de 6 minutos cada e produzida pela Filmation, este desenho retrata com bastante fidelidade aos quadrinhos da época com o design dos personagens e enredos inspirados nas obras, personagens que na animação anterior não apareceram aqui são introduzidos como os vilões Lex Luthor, Brainiac, Homem-Brinquedo e Titano. Graças ao orçamento limitado característico das animações da empresa, o desenho reutiliza cenas de episódios constantemente em vários de seus segmentos, tais como o personagem central voando ou dando socos ou conversando com alguém. O desenho foi bem popular junto de vários outros curtas, mas essa popularidade despertou a ira de uma organização formada para estabelecer a qualidade melhor de animações que eram transmitidas para as crianças, pelo desenho conter socos e outros tipos de violência o desenho teve que ser cancelado infelizmente. A série teve 3 temporadas (as duas seguintes sendo partes de outros blocos animados)
As Aventuras do Superboy (1966-1969)
Mas a animação anterior tinha como colega uma outra animação também relacionada ao mundo do Superman, As Aventuras do Superboy lançou junto dos segmento anterior e retrata a história do jovem Clark Kent atuando como Superboy na cidadezinha de Smallville, nos levando pela primeira vez em um cenário novo ao invés da barulhenta Metrópoles, se aventurando lado a lado de Krypto, seu fiel Super-Cão e Lana Lang, sua paixonite do colégio, e lutando com vilões novos e criados especialmente pro show. Como foi feita pela Filmation, os detalhes técnicos são basicamente os mesmos, com exceção que aqui não conteve tanta repetição de cenas. A série teve 3 temporadas.
Superman (1988-1988)
A quarta animação do personagem foi lançada pela Ruby-Spears Enterprises, em parceria com a Toei e Daiwon, Superman foi a primeira animação do mesmo a conter figuras importantes por trás de sua realização, Marv Wolfman e Gil Kane trabalhando para contar a história e design dos personagens. O desenho manteve o formato fiel de sempre de adaptar as histórias contemporâneas e também adaptar conceitos introduzidos em quadrinhos antigos (como sua origem e características dos poderes), pegando muita referência ao superman pós-crise. O Lex Luthor por exemplo ganhou mais personalidade sendo configurado para ser um bilionário arrogante e fanfarrão, pegando conceitos introduzidos dos quadrinhos de Marv Wolfman e misturando com os trejeitos do Lex dos filmes de Richard Donner. O desenho não foi tão popular quanto as anteriores, evidenciando na época um desinteresse nesse tipo de conteúdo, o que acabou fazendo com que fosse cancelado no final do mesmo ano com 13 episódios.
Superman: A Série Animada (1996-2000)
E chegamos ao ápice de uma animação do personagem (e por incrível que pareça a sua última animação lançada) Superman: A Série Animada feita pela Warner Bros. Animation é a segunda animação do universo animado ainda em crescimento de Bruce Timm, contando com o mesmo e Alan Burnett no desenvolvimento, a história vai desde o começo de Kal-El, vindo de uma nave espacial para a terra e se tornando o maior herói e mais forte de todos. Preciso falar que esta animação foi subestimada por um bom tempo e até mesmo hoje em dia, sendo considerada a sombra da animação do universo animado da DC na televisão, com o sucesso absoluto de Batman a série animada, o horizonte para expandir o que já havia expandido tão bem foi aberto, e o azulão foi a escolha para abrir de vez todas as possibilidades futuras que seguiram com Liga da Justiça. Ela estabeleceu a junção perfeita em mídia do personagem pegando o coração, a raiva e o otimismo sempre presente, com Bruce Timm querendo idealizar sua animação sendo uma homenagem ao estilo do Superman da Fleischer, mas abandonando a ideia para trazer uma abordagem mais distinta ao que tinha feito em Batman, ainda que utiliza-se da influência do Deco Clássico, o mesmo descreve como sendo “Deco Futurista, brilhante e transatlântico" sendo bem mais alinhada com a ideia de uma animação do personagem. O desenho foi concebido como um personagem moderno e clássico, com representações apresentadas sendo tiradas da Era de Prata dos quadrinhos, o conceito dos poderes sendo influenciados pelo trabalho de John Byrne, sendo mais contido que algumas encarnações do personagem, algo bem trabalhado na série para apresentar um Superman não tão poderoso demais nem muito fraco, o que sinceramente para mim é o equilíbrio perfeito para o personagem, não o muito “nerfado”. A jornada do herói na série era mais aventuresca e com mais ação do que a série anterior, adaptando episódios com cunho mais divertido e alegre para episódios mais sóbrios e com seriedade maior, como no arco do Darkseid por exemplo, aliás, se tem algo que foi feita de forma excelente nesse desenho foi os vilões, nas temporadas que se seguem os mais recorrentes foram Lex Luthor, Brainiac e Darkseid, com o primeiro sendo uma das melhores adaptações do personagem feitas, pegando o filantropo corrupto, do maquiavélico, e cinismo do personagem, com Brainiac sendo praticamente reformulado por escolha dos envolvidos na produção, o transformando numa verdadeira máquina de computador mega avançada ao invés de um alienígena verde. É uma série que merece ser vista por muitos que se dizem fãs do personagem, sendo a maior adaptação feita do do personagem desde sua estreia nos cinemas em 77, atemporal e significativa, por mais que não receba tanta notoriedade quanto sua série antecessora, vale sim a pena dar uma chance para esse desenho, mostrando um superman que ainda aprende mas nunca cai perante qualquer mal que vier. O desenho durou em torno de 3 temporadas.
Ufa, mais um personagem com muitas animações apresentado finalmente, espero que vocês gostem da lista, lembrando a vocês meus caros que em breve estará lançando no HBO Max e no Cartoon Network, intitulada “My Adventures With Superman” projetado para 2023, e pretende seguir o jovem Clark Kent (Jack Quaid) junto de Lois Lane (Alice Lee) e Jimmy Olsen quando começam a se descobrirem e tudo que podem realizar juntos como uma equipe de reportagem investigativa no Planeta Diário.
Postar um comentário