Olá pessoal colorido, como vocês estão? bem, depois de ver o resultado excepcional de views da minha lista de animações do Cabeça de Teia e ter feito sucesso, hoje trago a vocês outra lista que espero que seja tão boa quanto, você sabe quantas animações do Batman existem? garanto que está acirrada com as do Homem-Aranha.

Sem mais enrolação, vamos nessa!

As Aventuras de Batman & Robin (1968-1969)

A primeira animação lançada do Batman, que já faz um bom tempo, As Aventuras de Batman e Robin, de 1968, a animação que foi animada pela extinta Filmation começou originalmente como segmentos de outros produtos animados de como Superman e Aquaman, porém, uma versão nova estreou na CBS pelos mesmos animadores onde acabou sendo uma série própria para o personagem, nascendo assim a animação.


O Desenho não tem segredos em suas histórias, é basicamente sobre o vigilante de Gotham City ao lado do Menino Prodígio enfrentando toda a casta de Gotham, Charada, Pinguim, Coringa, Mulher-Gato e mais alguns outros, sempre naquele tom até mais galhofa que a irmã em Live-Action na época também tinha, onde a animação mais se inspirou não só visualmente mas em tom, também pegando vários elementos da Era de Prata dos quadrinhos da DC, graças a isso o desenho gerou bons memes futuramente.


A animação foi tão bem recebida que estes Batman e Robin fariam várias aparições futuras em outros desenhos até fora do selo da DC, como em Scooby-Doo por exemplo.


As Novas Aventuras de Batman (1977-1978)

Anos se passaram, e desde o fim da série anterior Batman e Robin apenas apareceram em outras animações, na década de 70, os Super-Amigos estavam em alta, produzido pela Hanna-Barbera, mas algum tempo depois com a concorrente ainda exibindo Super-Amigos, a Filmation produziu As Novas Aventuras de Batman, lançado em 77 sendo praticamente uma continuação da série anterior, trazendo ainda a mesma fanfarronagem e o espalhafatoso da era de prata para o desenho.

Uma coisa que causa polêmica é que marcou a primeira vez de um mesmo personagem está sendo feito em dois estúdios diferentes, com o mesmo tom em ambas versões do personagem, a unica diferença era que agora Adam West e Burt Ward faziam as vozes de Batman e Robin na animação da Filmation, enquanto na concorrente eram as vozes originais do desenho anterior da dupla dinâmica, Olan Soule e Casey Kasem.

O desenho traz a primeira aparição em animação do ser interdimensional Bat-Mirim, se denominando o maior fã do Batman de todos, que aparecia sempre para ajudar e às vezes encher o saco do morcegão. Infelizmente alguns vilões por estarem com seus diretos na Hanna-Barbera não puderam aparecer na série, como Charada e Espantalho.

Batman: A Série Animada (1992-1995)


Agora estamos em um patamar elevado, com um orçamento maior e uma produção com maior qualidade, nasce Batman: A Série Animada lançada em 1992, idealizada por Bruce Timm e Paul Dini pela Warner Bros. Animation, este desenho marcou uma geração inteira e criou um novo jeito de se fazer animações até, dessa vez saindo um pouco do padrão mais galhofa das anteriores e trazendo um tom sério, mais escuro e abordando temas complexos em muitos de seus episódios, a série foi uma grata surpresa para os fãs do Cruzado Encapuzado ao trazer um Batman detetivesco pela primeira vez sendo o maior ponto dessa série, e tudo isso sem deixar o fantasioso de lado. Trazendo vilões clássicos como Coringa (que teve a voz feita pelo Mark Hamill, o Luke Skywalker), Charada, Pinguim, Hera Venenosa e também foi a série que marcou o nascimento da personagem Arlequina, que originalmente era para ser esquecida em um episódio mas pela popularidade ganha voltou novamente em mais episódios, até mesmo algum tempo depois sendo transportada para os quadrinhos.

Os criadores queriam algo novo para o herói, se inspirando em desenhos como Superman da Fleischer Studios e seu ambiente clássico dos anos 40 e também inspirado principalmente ao que Tim Burton idealizou ao Batman nos cinemas, emulando 100% na atemporalidade da Gotham City dos filmes mas com mudanças originais impostas, assim criou-se a Gotham dessa animação que até hoje é considerada como uma das melhores representações da cidade até hoje, com seu característico céu vermelho, dirigíveis por toda cidade e carros antigos mostrando como a série mescla o novo ao antigo em vários momentos, dando um estilo único, inspirado em Art Déco, que aqui foi chamado pelos envolvidos como “Dark Deco”


Em uma época que os desenhos estavam em uma forte censura por comitês de regularização, a animação criou métodos espetaculares para burlar cada um deles, desde o uso de armas de fogo na série até espancamento e mortes, sempre em técnicas de posicionamento de cenas específicas que são tão boas quanto seriam se fossem mais viscerais, o que conquistou muitos e inspirou várias outras animações do mesmo período.

O desenho foi prestigiado como uma das melhores animações de todos os tempos, e não é para menos, sendo homenageada com seus traços únicos e simples idealizados por Paul Dini, a série é um presente para os fãs e merece muitas saudações até hoje, aliás, ela foi o início de um universo inteiro compartilhado de animações da DC que anos depois culminaram na Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites.


A série durou bastante, contendo 85 episódios por 4 temporadas.


As Novas Aventuras do Batman (1997-1999)



Lançado dois anos após o fim da série anterior, o Cavaleiro das Trevas retorna em mais uma animação dessa vez seguindo os eventos da primeira série e tendo como foco agora na Bat-Família e seu elenco de apoio, com agora o vigilante Asa Noturna, Batgirl e o segundo Robin Tim Drake, se concentrando em hsitorias mantendo a qualidade de sempre, porém mais aventureiras em relação a anterior, dessa vez deixando claro a conexão de universos que os criadores estavam planejando, tendo inclusive crossovers com a série animada do Superman e com a Supergirl.

O que muitos fãs podem ter estranhado é a esquisita mudança de traços dos personagens que conhecemos, todos mudaram de alguma forma, desde os visuais até a aparência, Coringa, Comissário Gordon, Charada, Chapeleiro Maluco, Pinguim, o próprio Batman ganhou um design novo e mais "moderna" em relação a original, os traços ficaram mais simples e junto deles o cenário também, deixando de lado a inspiração do Art Deco e adotando um visual mais simplista e atual para o desenho, embora o tom escuro da cidade de Gotham continue.

O desenho tem muita qualidade narrativa em suas histórias, explorando o conturbado relacionamento do Batman com seu ex parceiro, a Batgirl tentando se provar como uma vigilante, histórias focadas nos vilões, trazendo episódios excelentes como o “Dia do Julgamento” e vários outros, embora não sejam tão marcantes como antes. A série teve apenas uma temporada de 24 episódios.


Batman do Futuro (1999-2001)



Numa década onde séries adolescentes estavam em vigor por emissoras como a Nickelodeon, ABC e vários outros, a Warner também queria algo para chamar de seu, e trazendo e equipe de criadores das séries anteriores do Batman, eles idealizaram uma série onde seria para jovens adultos também, mas sairía do clichê que a empresa gostaria de imprimir, e assim surge Batman do Futuro.

O nome já diz tudo, temos uma continuação das séries anteriores e de certa forma, de todo o Universo animado da DC da época, sendo o ponto final de tudo até o presente momento, a série conta com a história de Terry McGinnis um adolescente de uma Neo Gotham total futurista onde o Batman se aposentou de seus dias de vigilante, é um jovem encrenqueiro e cabeça quente de bom coração que após sofrer uma perda trágica, decide receber ajuda de um Bruce Wayne de 70 anos, assim se tornando seu mentor para a jornada do novo Batman, Bom não tem mistério a história é basicamente o combate ao crime do novo Batman contra vilões bizarros. Que agora são bem mais tecnológicos, a série explora muito a relação desse novo mundo, tendo o velho e novo presentes em tela dialogando, a relação do Terry com Bruce não poderia ser melhor e natural, onde ambos tem uma coisa em comum, a coragem, e Bruce vê muito nele em Terry.

O novo Batman é bem diferente em conduta em relação ao Bruce, ele é extravagante, ele aparece mesmo para seus inimigos, geralmente nunca se escondendo nas sombras, é falante, como se o Homem Aranha tivesse sido o Batman, junta tudo isso a excelente estética de Gotham, que agora é futurista cheia de neon e tecnologia, onde temos tramas principalmente explorando o tema do progresso científico e empresas devorando outras empresas, algo que foi tirado de certo filme não? sem falar no ótimo desenvolvimento de Bruce.

O show contém 3 temporadas e foi cancelado, mesmo com planos para uma quarta temporada prometendo ser a última da série, embora em Liga da Justiça Sem Limites, tenhamos um episódio especial sendo basicamente o fim oficial da série

Batman (2004-2008)


Este desenho pode ser considerado o mais bizarro que já teve do personagem, muito principalmente por causa de seus traços pouco tradicionais (que vale lembrar que é o mesmo designer da animação Jovens Titãs) trazendo uma característica bem incomum para o desenho.

A série se concentra na luta do Batman em Gotham em seus primeiros três anos na cidade onde a policia ainda o considera um fora da lei, com o intuito de chamar a atenção de novos espectadores para esse universo do Batman, o que mais chama atenção, é o tom da série mantendo aquele estilo gótico e até bizarro do ambiente principalmente em seus personagens, que aqui não só o visual mudou, como também seus backgrounds e personalidades, o Coringa é retratado como um louco que faz acrobacias e tem um visual estranho, mas que ao longo da série vai evoluindo para um visual mais reconhecível do personagem, já que ele tinha apenas uma camisa de força como roupa, o Pinguim, sendo um rico mimado com traços de Pinguim mesmo que luta artes marciais, Bane com um visual vermelho e sinistro, entre outros, muita coisa muda, e por isso talvez tenha afastado muitos de conhecer essa versão do personagem.


Mas a série conta com tramas excelentes, como a queda de Ethan Bennett e uma história/homenagem futurista desse Batman inspirado em O cavaleiro das Trevas de Frank Miller. A série começou de forma bem íntima, com o foco total no Batman e com o mesmo ainda jovem tentando encontrar o caminho ideal para ser vigilante e também como Bruce Wayne, nas temporadas seguintes tudo evolui e cresce, adicionando Batgirl e Robin, mais vilões originais e até mesmo a Liga da Justiça sendo recorrente nas últimas temporadas, e que funcionam perfeitamente. O show teve quatro temporadas.


Batman: Bravos e Destemidos (2008-2011)



Depois de tanta seriado “sério e escuro” do morceguinho, nada mais justo que reformular o personagem novamente o levando para um tom que lembra muito lá no seus primórdios cômicos, com a leveza e uma aura mais engraçada, saindo de uma série com dramas nós somos transportados para uma série colorida, cafona, piegas e quadrinesca.

A série explora um tom cômico para o universo do personagem, onde temos o Batman mais alegre e menos depressivo com um humor sarcástico e tiradinhas ala anos 60, a série é uma total homenagem a era de ouro e prata dos quadrinhos, e também a série de televisão de Adam West, com o visual dos personagens totalmente inspirada naquele universo em questão, com direito a tiras de socos “POW, BANG”, é basicamente um quadrinho cartunesco e animado trazido para os dias de hoje, com todo o episódio começando com uma aventurazinha do herói pegando um bandido sempre acompanhado de algum companheiro.


Eu confesso ser muito fã desse desenho por simplesmente trazer principalmente a um público mais novo uma versão mesmo cômica mas ainda cheia de ação e aventuras, e mesmo com toda essa alegria a série explora em seus momentos temas até interessantes e delicados, como o Amanhecer do Homem Morto, se concentrando no Deadman tentando se redimir de seu passado egoísta sendo um fantasma altruísta lutando ao lado do Batman, ou no episódio onde Batman encontra Joe Chill, assassino de seus pais, todos excelentes. Ela teve três temporadas.


A Sombra do Batman (2013-2014)



Esta animação é curiosa, ela entrou em produção assim que a animação anterior acabou, e com o intuito de retornar ao tom mais sombrio e noir do personagem para entrar em contraste, com direito a diferença total no núcleo, com um Alfred agora porradeiro, careca e ex agente, Katana, que acaba sendo afilhada do Alfred e sendo sua nova ajudante, uma espécie de Robin, onde juntos lutam contra o crime organizado de Gotham e tudo novamente nos primeiros anos do heroi.

A série marcou sendo a primeira a ser totalmente a ser animada em 3D por computador, esse desenho é perfeito para usar o argumento de que o Batman é um personagem maleável em todos os tons e histórias diferentes, mesmo que seja estranha e acabou não caindo tanto nas graças do público, muito por conta do “realismo” implementado na série e eliminando alguns elementos como alguns vilões do Batman clássicos e personagens de apoio, embora tenha um interessante desenvolvimento do lado detetivesco do personagem na série, infelizmente não atingiu seu potencial pois foi cancelada.


É isso aí meu povo, espero que tenham gostado, lembrando que se acham que só terá isso de animações do Morcego? teremos muito mais em breve, pois será lançado em 2022 Batman: Cruzado Encapuzado, um projeto liderado por JJ Abrams, Bruce Timm e Matt Reeves em parceria da HBO Max, o projeto será uma releitura do personagem onde retornará a suas raízes noir completas, prometendo reimaginar toda sua mitologia.


Espero que tenham gostado, e não esqueçam de comentar qual o seu favorito :)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem