Morte no Nilo finalmente chegou em 2022. Sendo uma "continuação" de Assassinato no Expresso do Oriente, ambos inspirados por romances da escritora Agatha Cristhie, seguimos o Detetive Hercules Poirot  em mais um de seus casos, agora, no barco Karnak, que como o título do filme já diz, está no meio do Rio Nilo.

Dirigido por Kenneth Branagh (Que também interpreta Poirot), a direção e a fotografia podem ser descritas como o principal trunfo do filme. Apesar de certos problemas relacionados ao uso de efeitos especiais, em algumas partes, isso não impede que, no geral, o filme seja realmente muito lindo.

O principal problema que eu senti morou muito dentro dos diálogos. E pra quem vem a achar que é sobre como eles foram entregues (vide a cena da Gal Gadot sobre encher o Nilo), não é sobre isso. O roteiro, que foi escrito por Michael Green, torna os diálogos meio inaturais, diversas vezes. O maior exemplo sendo o primeiro diálogo entre Poirot e Jackie. Parece que os diálogos giram muito em metáforas, mas se perdem e ficam estranhos.

Mas, já falando nisso, as atuações do filme ok, principalmente para a maioria personagens que só meio que existem dentro da produção (Entre exceções, temos Bouc (Tom Bateman) e sua mãe Euphemia (Annet Bening). E na verdade, a passividade dos personagens é bem resumida na cena, ao final do filme, onde Poirot começa a revelar cada ponto dos assassinatos. Uma revelação que deveria ter um peso grande, não parece ter esse peso, porque os personagens não parecem reagir a ela da forma adequada, além de tentar ter um final simbólico sobre amor, mas sente-se um pouco anti-clímax.

Obviamente, entre todos os personagens, o que mais se destaca é Poirot. Ele é um personagem muito divertido de acompanhar, e com seu jeito excêntrico, é um personagem que consegue balancear bem a seriedade de detetive em busca do assassinato, mas ainda com um pouco de humor, o que corresponde bem ao jeito que esse filme se move entre esses dois "humores". 

O filme acaba por ter um pouco de problema de pacing, e demora um pouco para chegar ao importante da história. Tanto que toda a sequência inicial, mesmo sendo bem feita é até relativamente descartável.

Ao fim, o filme não é nada demais, mas ainda consegue divertir como só um pequeno mistério contido, como deve ser.

Nota: 7,0

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem