Atenção: Essa crítica conterá pequenos spoilers do filme

Belle é um filme de animação japonês, dirigido por Mamoru Hosoda. Originalmente, foi lançado no ano de 2021, e chegou aqui no Brasil, só agora.

No filme, acompanhamos a jovem estudante Suzu (Kaho Nakamura), que após um evento traumático durante a infância, vive depressiva. Após entrar no "U", um mundo virtual que já possui 5 milhões de pessoas dentro dele, acaba se tornando a famosa cantora Belle, e se envolve num mistério com uma estranha pessoa/criatura, dentro do "U". O filme, como pode-se perceber, também é uma "adaptação" vaga de "A Bela e a Fera"

Em um primeiro ponto, que percebe-se já no começo do filme, temos a animação e todos os aspectos visuais, onde já na primeira cena, o filme mostra a que veio, já impressionando com os visuais em 3D que ficam presentes dentro do "U". Então, voltamos ao mundo real, ainda visualmente belo em seus cenários, porém que no começo, parecem meio dissonantes dos personagens, mas nada que atrapalhe ao filme todo. A partir desse ponto, o filme só vai melhorando, principalmente as cenas dentro do aplicativo, e mais ainda as canções e instrumentais, que acabam por ressaltar quanto belas são as cenas.

E, mesmo que o filme não seja um musical, toda a trilha sonora, e as canções cantadas no filme, são o trunfo, e o que dão o toque especial de embelezamento em várias das cenas vistas dentro do U, se conectando com as experiências de Suzu dentro e fora do mundo virtual, e tendo cenas das mais emocionais dentro do filme, onde as músicas são realmente as protagonistas do que está sendo presenciado dentro da animação.

O problema é que o filme, para por ai. Um filme belo, mas decepcionante, confuso em sua história. E não o confuso de você não entender a história, mas sim de como tudo dentro do animação se conecta. Todas as histórias dentro do filme não parecem dar muita liga dentro da outra, onde começamos numa história sobre identidade num mundo virtual e depressão, vira um espécie de adaptação de a Bela e a Fera, usando desse mundo virtual como artifício para falar sobre relações entre pessoas virtualmente, além de alguns outros subplots, mas só não funciona do jeito que era pra funcionar. 

Além disso, Não se sente a vontade de acompanhar a vida desses personagens em nenhum momento, tanto os principais quanto antagonistas, também, porque as relações não conseguem ser construídas de maneira, que ao final, não parecem que as relações entre os personagens funcionam.

Também temos o problema com a exploração, tanto do mundo, como de temas. O "U" não precisava ser totalmente explorado, pois isso poderiam tirar muito tempo desnecessariamente do filme, o problema é que não sabemos quase nada sobre ele, então todas as coisas dentro daquele mundo ficam muito vagas. E os temas do filme, como a ideia de identidade dentro de um mundo virtual, o linchamento virtual, e mais para o final, abuso infantil, parecem que não são explorados como poderiam, ás vezes, parecendo um pouco superficial.

Ao fim, Belle, é sim um filme belo, mas a sua história acaba por ter problemas em como é levada durante filme, e não explora direito suas relações e temas, o que culmina num final arrastado, e em uma parte, meio bobo

Nota: 5

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem