Novo filme da Disney trabalha questões emocionais de forma excepcional enquanto traz um bom roteiro e músicas cativantes, sendo um verdadeiro encanto para o espectador.

🚨 Alerta de Spoilers 🚨

O mais novo filme da Walt Disney Animation Studios, Encanto nós trouxe o primeiro filme de animação 3D da Disney ambientado em um país latino, mais precisamente na Colômbia, onde conhecemos a família Madrigal, uma família dotada de dons mágicos adquiridos por um milagre dado por conta do sofrimento causado pela Guerra-Civil Colombiana. Na família Madrigal somos apresentados a Mirabel Madrigal, a protagonista do filme e única membra de sangue da família que não é dotada de dons. Se passando no vilarejo fictício Encanto, a família Madrigal age como uma espécie de família real, tendo o vilarejo comandado pela matriarca da família e fundadora de Encanto, a abuelita Alma Madrigal.

No filme vemos a magia da vela que mantém os dons mágicos e a existência da Casita (uma casa mágica e antropomórfica onde os Madrigals) se desfazendo completamente e assim deixando os personagens ansiosos e com medo. Não é exagero nenhum dizer que o filme passa esses sentimentos com maestria, nos fazendo sentir tudo que os personagens sentem de forma excepcional, como a ansiedade de Luísa, a pressão familiar imposta em Isabela e até o drama psicológico sofrido pela protagonista Mirabel. 

Não há como negar que o filme é visualmente lindo, principalmente por conta da paleta de cores dos personagens, a flora e a fauna mostradas e até a qualidade de animação impecável que é impressionante. Creio que não esteja falando apenas por mim quando digo que o longa poderia se passar facilmente no Brasil, pois toda a flora e fauna mostrada no filme (além dos estilos de roupas) casam muito bem com a nossa cultura. 

Se apaixonar pelos personagens do longa é um ato inconsciente, pois qualquer um que se aventurar pelas cenas de Encanto facilmente criará um apreço especial por todos ou quase todos os integrantes da Família Madrigal. Todos esbanjam carisma, tanto nas cenas individuais quanto nas cenas em família, isso sem contar apresentações musicais.

E falando em música, não se pode negar que as músicas e as coreografias do filme são impressionantes, integrando sem dúvida alguma o ranking de melhores musicais de toda a Disney. Todas as composições feitas pelo extremamente talentoso Lin-Manuel Miranda (Tick, Tick... Boom!) são de cair o queixo e impressionar os ouvidos, viciando qualquer um que as ouça, inclusive esse que vos fala. Todas as canções são utilizadas na  hora correta, sem parecer maçante ou causar estranhamento no espectador.

Mas claro que acima de tudo, o mais deve impressionar em um filme é seu roteiro, e claro que Encanto não deixa a desejar nesse quesito. Com uma história adaptada do livro Cem Anos de Solidão, mas com poucos traços de semelhança, a animação apresenta uma história envolvente e divertida, com personagens divertidos e interessantes, embora alguns deles pudessem ter tido um desenvolvimento especial a mais. Ainda assim, o filme acaba não conseguindo fugir da moral indispensável de todos os filmes modernos da Disney, que tudo se resolve com o amor, que todos são especiais, que ninguém é perfeito e etc, o que não é um demérito, principalmente levando em conta de que é um filme infantil e que a animação trabalha muito bem essa proposta e passa bem a mensagem.

Concluindo, Encanto entrega um dos melhores filmes da Disney de todos os tempos, conseguindo encantar da criança ao adulto com sua abordagem familiar envolvente e suas músicas hipnotizantes. Sem dúvidas é uma ótima opção para qualquer espectador.

NOTA: 10

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem