Filmes de espionagem sempre chamam a atenção e instigam por mostrarem espiões incrivelmente habilidosos para se infiltrarem nos lugares e resolverem problemas. Porém, na vida real, à época da Guerra Fria, houveram inúmeros espiões durante aquele tenso período tanto quanto os vários filmes que os retratam.

O Espião Inglês” é justamente um destes casos que relata, de forma bem satisfatória, o caso real de um britânico simples que nada tinha a ver com a Guerra Fria, mas que foi escolhido pelo governo britânico, juntamente com a CIA, para integrar a equipe de espiões e conseguir informações que pudessem ajudar a resolver um perigoso conflito entre duas enormes potências, que quase desencadeou uma nova guerra.

Durante a Guerra Fria, em 1962, os Estados Unidos e a União Soviética se enfrentam na Crise dos Mísseis em Cuba. Greville Wynne (Benedict Cumberbatch, de “Doutor Estranho”, 2016), um carismático e dinâmico engenheiro e empresário de patentes em Londres, é recrutado pelo Serviço de Inteligência Militar Britânico, MI6, juntamente com a CIA, para se tornar um espião e recebe a missão de se infiltrar na Rússia e obter informações.

Pelo fato de ser um empresário e estar viajando para vários países de forma constante para realizar negócios e vendas de patentes, Wynne recebeu a tarefa de ir à Moscou e formalizar uma discreta parceria com Ironbark, codinome de Oleg Penkovsky (Merab Ninidze, de “Ponte dos Espiões”, 2015), um coronel soviético que, discretamente, aceita passar informações e dados militares, pelo fato de estar insatisfeito com as decisões que seu país está tomando naquele período tenso. Eles precisam agir rápido para frear uma crise nuclear entre países anglo-saxões e a Rússia. A jornada vai se tornando mais arriscada e Wynne se vê cada vez mais envolvido em uma trama de paranoia e ameaças.

No período da Guerra Fria, diversos civis foram contratados como espiões para impedir o avanço soviético no mundo. Greville Wynne foi um desses homens comuns, que foi recrutado pelo governo britânico para se infiltrar no Programa Nuclear Soviético. Enquanto os Estados Unidos correm perigo pela sua proximidade com Cuba, o esforço de Wynne é crucial para ajudar a colocar fim na crise.

A Crise dos Mísseis durou 13 dias e aconteceu após a instalação de mísseis nucleares soviéticos em Cuba. A proximidade com o território americano aumentou a tensão entre os Estados Unidos e a União Soviética. “O Espião Inglês” mostra como Wynne conseguiu obter informações valiosas que contribuíram para o fim da Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962, através de informações cruciais obtidas com Ironbark.

O Espião Inglês” não é um filme que fala de um agente do governo altamente treinado durante anos em espionagem, capaz de se infiltrar em território inimigo para obter informações e sair sem ser notado. Ou, então, escapar ileso (talvez com alguns arranhões) em meio a tiroteios e fugas de carros, aviões, trens para ajudar seu país e, finalmente, sendo condecorado com medalha ao mérito por patriotismo. Filmes assim, recheados de tais clichês (e, talvez, mais alguns), já estão cheios nas prateleiras, a perder de vista, para serem assistidos.

Baseado em fatos reais, o filme em tela é sobre um homem comum, empresário e pai de família, que tem sua rotina drasticamente mudada quando o governo britânico, juntamente com uma diplomata da CIA, decidem recrutá-lo, devido à sua habilidade profissional em interagir e negociar com pessoas, para que este sujeito simples, discreto e sem ligação alguma com o governo, realize uma missão: intervir na União Soviética em meio a um dos maiores conflitos da História e ajudar seu país a impedir uma guerra nuclear em larga escala.

Lançado no Brasil em março de 2021, “O Espião Inglês” não só é baseado em fatos reais, como também utilizou dois livros de autoria de Greville Wynne como base para o roteiro, assinado por Tom O`Connor: “The Man From Moscow” (1967) e “The Man From Odessa” (1981). Isso solidificou o filme em tela em um drama histórico mais concreto sobre os fatos ocorridos naquele tenso período em questão, além da riqueza de certos detalhes que só ambos os protagonistas principais – Wynne e Oleg, o espião russo – poderiam passar.

Com isso, o diretor Dominic Cooke conseguiu transpor para as telas uma história sucinta e real, de forma impressionante, porém verdadeira. Tal característica positiva possibilitou “O Espião Inglês” tornar-se em um excelente filme de espionagem e sobre a Crise dos Mísseis durante a Guerra Fria; talvez até um dos melhores desde “Ponte dos Espiões” (2015).

O elenco de “O Espião Inglês” está excelente. Em destaque para Benedict Cumberbatch e Merab Ninidze, nos papeis principais dos protagonistas espiões, cuja interpretação de ambos são brilhantes e totalmente convincentes. Cumberbatch se destacou nos últimos anos interpretando personagens em filmes baseados em casos reais. A carreira do ator conseguiu deslanchar de uma forma rápida, prometendo-lhe um futuro promissor.

O Espião Inglês” é um excelente filme de espionagem que retrata eventos reais em um período tenso, delicado e complicado durante um conflito político mundial, que quase desencadeou uma guerra nuclear. Mas, graças à coragem de dois homens de diferentes nações, conseguiram mudar o curso da História. Com isso, o longa em questão conseguiu sair do estereótipo daqueles filmes clássicos do agente de espionagem que impressionam o público por suas habilidades de “espionar” o inimigo (óbvio), descarregar inúmeros pentes de sua arma (que não sei de onde sai tanta bala assim em tais filmes) contra os bandidos altamente armados e, no final, salvar a nação.

O filme em tela pode ser um pouco parado e lento demais para algumas pessoas, por não apresentar cenas de ação. Mas, como o longa é baseado em fatos reais e não em filmes estilo James Bond e Missão Impossível, nem todo evento real da História envolvendo espionagem tem, precisamente, cenas de ação. Porém, isso não desqualifica o longa em absolutamente nada, haja vista que, como drama histórico, “O Espião Inglês” é um filme impressionante e convincente em sua narrativa, além de apresentar uma proposta pouco explorada: os bastidores e negociações entre espiões durante a época sombria da Guerra Fria.

Visto por este prisma, “O Espião Inglês” é um excelente filme histórico sobre investigações profundas ocorridas durante a Guerra Fria, que contribuíram para o fim da Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962, e que fizeram toda a diferença para o rumo da História mundial.

O Espião Inglês” está disponível na Amazon Prime Video e HBO Max.

Nota: 8.5

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem