Novo título da Square Enix com a Eidos Montréal supera as expectativas com personagens divertidos e batalhas empolgantes que resultam em um dos melhores jogos da Marvel.


     Em junho de 2021, foi anunciado durante a última edição de E3 que um jogo dos Guardiões da Galáxia desenvolvido pela Eidos Montréal e publicado pela Square Enix seria lançado para todas a plataformas em outubro do mesmo ano. Embora um novo projeto da Marvel novamente feito pelo mesmo estúdio responsável por entregar o polémico "Marvel´s Avengers" (2020) poderia não parecer muito empolgante para alguns fãs, "Marvel`s Guardians of Galaxy" evita os erros de seu antecessor e traz aos jogadores uma aventura de ação com uma proposta mais direta.

       Na história, os Guardiões da Galáxia, formados por: Senhor das Estrelas (Jon McLaren), Gamora (Kimberly-Sue Murray), Drax (Jason Cavalier), Rocket Racoon (Alex Weiner) e Groot (Robert Montcalm) devem impedir um culto fanático conhecido como a Igreja Universal da Verdade de espalharem a influência de Magus, uma entidade cósmica maligna que pretende destruir todo o universo. Embora as personalidade dos Guardiões possuam semelhanças com as das versões dos filmes de James Gunn, a lore do jogos traz mudanças significativas para as suas origens que fazem com que esses personagens não sejam simples cópias de suas contrapartes do Universo Cinematográfico Marvel.


         No jogo, Peter Quill é o único personagem jogável, porém sendo o líder dos Guardiões, ele pode dar ordens aos seus companheiros. Além de serem bastante prestativos durante as batalhas contra diversas variedades de inimigos, cada membro da equipe possui habilidades especiais que também contribuem para o progresso dos níveis. Gamora pode usar sua espada e sua agilidade para abrir caminhos e dar impulso para ajudar a subir grandes alturas, Drax pode usar sua força para destruir paredes e mover objetos pesados, Rocket pode passar por espaços pequenos e usar seus conhecimentos  de tecnologia para hacker dispositivos eletrônicos e Groot pode usar suas raízes para criar pontes e elevadores quando necessário.

 
      Um detalhe surpreendente sobre o jogo foi o quão divertido suas sessões de combate foram, embora as animações de Peter Quill sejam mais limitadas em ataques físicos, suas armas, recebem novas habilidades que causam mais dano aos inimigos com decorrer da campanha, além de melhorias que podem ser feitas por Rocket ao encontrar uma bancada em determinados momentos. Outro elemento interessante foi o sistema de "Agrupamento" que quando carregado permite com que Quill reúna sua equipe no meio de uma batalha para incentiva-los e fazer com que entreguem o seu potencial máximo ao som de músicas licenciadas da década de 80 ou da banda fictícia "Starlord".



    Diferente de Marvel´s Avengers e suas microtransações, o estilo de jogo de Marvel´s Guardians of the Galaxy, mesmo com a ocorrência de pequenos bugs, é mais semelhante ao de franquias como "Uncharted" e "The Last of Us" que  misturam jogabilidade com foco em narrativa em uma campanha linear dividida em 16 capítulos (alguns sendo mais curtos que outros) e é possível adquirir novas trajes para os protagonistas por simplesmente explorar os níveis. Existem seguimentos interativos de múltipla escolha que embora não alterem momentos cruciais da história, alguns afetam sua relação com personagens que podem ou não contribuir para completar certas fases com menos complicações.


      O jogo possui vários elementos que parecem servir como um agrado aos fãs mas que ainda funciona a favor da história, como por exemplo em determinados capítulos, o jogador poderá controlar a nave Milano em segmentos de batalhas espaciais. Já aqueles que acompanham os quadrinhos também ficaram contentes com as referências e as surpresas ao universo cósmico da Marvel que apresentam vários personagens interessantes cujo os quais alguns estão mais carismáticos do que suas versões cinematográfica (como foi no caso de Mantis) e outros  ainda não foram introduzidos nos filmes.

      Nos últimos anos, os Guardiões da Galáxia se tornaram bastante conhecidos pelas suas histórias com tonalidades cômicas mas que também possuem um impacto emocional e isso não chega a ser diferente no jogo. Como sempre, a equipe possui várias interações que são legitimamente engraçadas e continuam a ter bastante química um com o outro em um conto que tenta passar uma mensagem sobre aceitação que no final ajuda esses personagens a confiarem mais em si e superarem seus passados trágicos.

     

   Em resumo, com personagens bem escritos, combates empolgantes que colocam em bom uso as mecânicas de trabalho em equipe, ótima faixa sonora e uma história com um peso emocional que ainda possui bastante senso de humor, Marvel´s Guardians of the Galaxy da Square Enix e da Eidos Montréal é possivelmente um dos melhores jogos baseados em uma propriedade da Marvel já feitos e definitivamente uma das maiores surpresas do ano.



Nota: 9,0       


Marvel´s Guardians of the Galaxy esta disponível para Playstation 4, Playstation 5, Xbox one, Xbox series X/S, PC e Nintendo Switch.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem