Porém parece que essa técnica possui um problema quando usada por seres mortais, ou melhor, quando usada por Goku.
No Capítulo 72 do mangá vimos Goku e Vegeta chegando ao planeta Cereal para enfrentar seu mais novo inimigo, o cerealian Granolah, que acabou recebendo poderes de luta quase-divinos após fazer um pedido para as Esferas do Dragão de seu planeta.
Logo no início da luta entre os sayajins e o vilão, Goku usa sua mais nova técnica, o Instinto Superior (que ele aprimorou muito após seu treinamento com Whis), porém ao usar a técnica Goku acaba desligando sua mente para permanecer apenas em estado de reação, o que faz com que o sayajin esteja vulnerável a qualquer surpresa feita pelo vilão.
Vegeta chega até mesmo a alertar seu colega, dizendo que Goku confia demais nessa técnica, porém o sayajin não dá ouvidos ao conselho de Vegeta.
O Instinto Superior deixa a reação de Goku mais rápida e ágil do que jamais foi, porém sua confiança excessiva na técnica acaba o deixando despreparado para ataques surpresas. Sem o uso de seus instintos normais em batalha, Goku se torna totalmente vulnerável a qualquer cilada armada por Granolah, de modo que ele acaba sendo derrubado duas vezes quando Granolah atinge seus pontos fracos.
Nesse momento descobrimos que ao enfrentar um oponente tão rápido, o Instinto Superior tem um limite completamente inesperado dentro do corpo de Goku.
Não podemos saber se o sayajin já atingiu o ápice dessa habilidade ou se ainda precisa desenvolvê-la um pouco mais. Há a possibilidade de por seu um mortal usando a habilidade, o corpo de Goku pode não suportar o uso completo do Instinto Superior, algo que já foi indicado em sua batalha contra Jiren no Torneio do Poder.
Como o Instinto Superior é geralmente usado pelos anjos, pode ser que haja uma certa limitação, fazendo com que essa técnica só possa se mover tão rápido quanto o próprio corpo de Goku permite, sendo limitada a velocidade máxima do sayajin.
Postar um comentário