Aparência e Curiosidades

      Criado por Ed Boon e John Tobias, Sub-Zero fez sua estreia no primeiro Mortal Kombat de 1992 com seu uniforme azul e poderes de gelo que podiam ser usados para imobilizar seus oponentes por alguns segundos. Além de ser o grande rival de Scorpion tanto nas histórias quanto em popularidade entre os fãs da franquia, o personagem também chegou a ter dois pseudônimos, sendo esses os irmãos Bi-Han e Kuai Liang, que possuem suas habilidades por serem descendentes de criomantes que se refugiaram no Plano Terreno.

        Em 1997, a versão de Bi-Han chegou a ter seu próprio jogo solo de plataforma chamado "Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero" que se passa antes dos eventos do primeiro torneio na cronologia da Midway. Apesar das críticas divisíveis  devido as suas supostas mecânicas problemáticas, o título ainda serviu para introduzir personagens como Quan-Chi, Shinnok, Fujin e Sareena poucas semanas antes do inicio da era 3D da franquia com "Mortal Kombat 4".
  

Origem e História

Mortal Kombat (2011)


      Depois de seus rivais dos Shirai Ryu terem sido exterminados, os Lin Kuei foram convidados pelo feiticeiro Shang Tsung à participarem do Mortal Kombat para lutarem pela Exoterra e eliminar os guerreiros do Plano Terreno, o grão mestre então enviou três de melhores assassinos, dentre eles seu próprio filho Sektor ao lado de Cyrax e o criomante Bi-Han, mais conhecido como  Sub-Zero, que era acusado de ter assassinado o clã e a familia de Hanzo Hasashi pelo próprio que havia retornado a vida e entrado no torneio como Scorpion, um espirito vingativo do Submundo.

       Durante o torneiro, Raiden, o protetor do Plano Terreno, teve visões mostrando a morte de Bi-Han resultando no surgimento de um poderoso inimigo que iria contribuir com a chegado do fim dos tempos. Foi então que o deus de trovão fez um acordo com Scorpion prometendo que se a vida de Sub-Zero fosse poupada após sua luta, ele iria garantir que os deuses ancestrais trouxessem os Shirai Ryu de volta ao mundo dos vivos, uma oferta cuja a qual o espectro do Submundo estava disposto a aceitar.

        Após enfrentar Cyrax e Sektor, Scorpion finalmente foi desafiado por Sub-Zero e levou ao Submundo onde ele o derrotou, porém estava disposto poupar sua vida até Quan-Chi lhe mostrar imagens de seu clã e família sendo mortos. Em um ataque de fúria, o espirito vingativo voltou ao torneiro segurando o crânio com a espinha dorsal de Bi-Han. Nos dias seguintes, o Plano Terreno acabou se saindo vitorioso no Mortal Kombat depois que Liu Kang venceu Goro e Shang Tsung.
    
           Quando ficou ciente da morte de seu irmão mais velho, Kuai Liang assumiu o manto de Sub-Zero e fugiu do templo Lin Kuei com seu amigo Smoke para procurar respostas sobre o assassinato de Bi-Han. Durante sua busca, o criomante se encontrou com Cyrax, que havia sido transformado em um ciborgue contra sua vontade por Sektor, que havia feito o mesmo com sigo mesmo e com o resto dos membros de seu clã. Após derrotar seu colega, ele foi informado por Sonya Blade e Jackson Biggs de que o assassino se chamava Scorpion e foi direto ao coliseu do imperador Shao Kahn onde estava acontecendo um novo Mortal Kombat.

            Ao chegar no coliseu, Sub-Zero exigiu a Shao Kahn que o assassino de Bi-Han fosse trago até ele, um pedido cujo a qual o imperador teve prazer em conceder após se entreter com suas habilidades contra seus servos. Kuai Liang lutou contra Scorpion pela honra de seu irmão e conseguiu derrota-lo, porém, antes que pudesse finalizar seus oponentes, o criomante foi capturado pelos Cyber Lin Kuei e levado ao templo onde seria assimilado, um  destino cujo o qual teria ocorrido com Smoke se não fosse pela interferência de Raiden. 

              Depois de receber a lealdade dos Cyber Lin Kuei e perder o segundo torneio, Shao Kahn ordenou uma invasão ao Plano Terreno. Foi então revelado que Sub-Zero havia sido transformado em um ciborgue, ao derrotado por Kabal, ser corpo foi levado até o esconderijo dos seres terrenos onde conseguiram recuperar sua consciência. Kuai Liang se ofereceu para se infiltrar na Exoterra e adquirir informações sobre os próximos passos do plano do imperador, quando descobriu que Quan-Chi estava sequestrando soldados com o intuito de criar um tornado de almas em um cemitério ele foi desafiado por uma figura sombria que revelou ser ninguém menos que seu irmão Bi-Han, agora atendendo como Noob Saibot, um ser sombrio que assim como Scorpion, foi ressuscitado pelo feiticeiro do Submundo. 

      Ao ser derrotado por Sub-Zero e depois por Nightwolf, Noob Saibot foi sugado pelo tornado de almas que  acabou sendo destruído. Quando voltaram ao esconderijo, Raiden se ausentou para consultar com os deuses ancestrais, logo em seguida os guerreiros de Plano Terreno foram atacados pela imperatriz Sindel  e massacrados em sua maioria, fazendo com que Kuai Liang fosse transformado em um guerreiro corrompido por Quan-Chi.

Mortal Kombat X (2015)


     Depois que Shao Kahn foi destruido, Quan-Chi restaurou o corpo humano de Sub-Zero, porém ainda sob seu controle. O criomante serviu ao Submundo e a seu governante, Shinnok por dois anos até Raiden  libertou ele e Scorpion de suas formas corrompidas. Após matar Sektor e seus seguidores, Kuai Liang passou os últimos 15 anos reconstruindo seu clã como o  novo grão mestre dedicado a proteger o Plano Terreno, quando ele vasculhou as memórias do ciborgue, foi descoberto que os antigos Lin Kuei haviam perdido sua honra bem antes da iniciativa Cyber e convidou Hanzo Hasashi, que também liderava uma nova geração dos Shirai Ryu, para uma oferta de paz.

        Acontece que Sektor e seu pai haviam feito um acordo com Quan-Chi para que ele exterminasse os Shirai Ryu, porém suas negociações não seguiram em frente após o feiticeiro usar a alma de Hanzo para criar Scorpion. Cinco anos depois quando Shinnok deu continuidade a seu plano de absorver a força vital do Plano Terreno para dominar todos os reinos, Sub-Zero e os Lin Kuei lutaram contra o exercito da Exoterra para garantir que a força-tarefa de Cassie Cage chegasse ao templo Jinsei e derrotasse o deus ancestral caído.

Mortal Kombat 11 (2019)


     Quando Kronika ficou farta com as intromissões de Raiden na linha do tempo, ela criou uma mescla temporal para recrutar e manipular os antigos inimigos e aliados do deus do trovão. Ao em vez de trazer a versão passada de Kuai Liang ao presente como aconteceu com Scorpion,  Cyrax e Sekto acabaram retornando para que sequestraram os guerreiros do templo Lin Kuei e transforma-los em ciborgues que iriam garantir sua glória na nova era da Titã.

     Hanzo e Sub-Zero, agora como aliados, foram até a fabrica de ciborgues, porém eles não só chegaram tarde demais para salvarem os Lin Kuei como também foi descoberto que Frost, a pupila de Kuai Liang, o traiu para se transformar em maquina e que seu irmão Bi-Han sobreviveu ao tornado de almas e estava servindo a Kronika ainda como Noob Saibot. Felizmente, com a ajudar de Cyrax que haviam recuperado sua consciência, os grão mestres do fogo e do gelo conseguiram derrotar Sektor e pararam temporariamente a criação de mais guerreiros Cyber.

         No final, Sub-Zero lutou ao lado de Scorpoin, os gueirreiros do Plano Terreno como os Shaolin, as Forças Especiais e até mesmo os aliados da Exoterra contra o exercito de Kronika para impedir sua nova era. 
       



    Sub-Zero/Bi-Han será interpretado por Joe Taslim servindo como o antagonista principal no novo longa metragem de Mortal Kombat que chegará aos cinemas e ao HBO Max no dia 16 de abril.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem