AVISO  

Esse texto foi escrito de maneira subjetiva pelo autor, caso haja alguma serie que o leitor goste porém que esteja ausente na lista, por favor, sinta-se a vontade para menciona-la nos comentários


  
     Nos olhos do público leigo, reboots em geral ao serem anunciados são vistos com desconfiança, isso devido não só pela falta de originalidade dos estúdios como também pelo risco em desconstruir a essência da obra original e entregar um produto inferior que seja simplesmente vendido para a geração atual, algo que tem sido bastante comum principalmente em séries animadas. Porém, esse nem sempre é o caso, com a equipe de produção certa que se dedique a fazer as devidas pesquisas ou já estejam familiarizados com o que esta sendo adaptado, algumas reinterpretações de animações conseguem honrar aquilo que foi feito originalmente e as vezes até mesmo criam algo que acaba sendo superior. 
   Nesse texto, serão abordados alguns dos melhores exemplos dos reboots de séries animadas que obtiveram sucesso em adquirir boas recepções e em chamar as atenções tanto dos novos quantos dos antigos fãs.



Scooby-Doo! Mistério S/A     



  Embora a franquia Scooby-Doo já tenha um excesso contínuo de filmes e séries animadas, muitos concordam que "Mistério S/A" é uma das melhores se não a melhor reinterpretação do personagem e sua turma. Ao em vez de apenas utilizar a mesma formula repetitiva com personagens unidimensionais como nas animações clássicas, essa versão se deu ao trabalho de incluir uma narrativa competente com reviravoltas inesperadas e até mesmo momentos legitimamente sombrios. A série era exibida pela Cartoon Network entre 2010 e 2013 e teve duas temporadas com 52 episódios no total.



Thundercats (2011)


    Diferente do original onde a maioria de seus episódios tinham vários elementos repetitivos, o reboot de Thundercats além de possuir bons traços de animação também tinha uma historia que trouxe desenvolvimento a seus personagens com novas adições para a franquia que mantiveram  alguns elementos do clássico ao mesmo tempo que inovaram outros também. A série era transmitida pela Cartoon Network em 2011, porém sua baixa audiência fez com que fosse cancelada após a primeira temporada com apenas 26 episódios no total.



As Tartarugas Ninja (2012)


    Feito completamente em um estilo de animação 3D, essa versão da equipe de irmãos era bastante envolvente em seus enredos, trouxe diversas novidades para deixar sua marca na franquia ao mesmo tempo que reintroduziram e reinventaram vários elementos da séries animadas de 1987 e 2003 com o passar das temporadas, além de entregar o que é possivelmente a melhor versão de personagens como Mestre Splinter com sua profunda dedicação a seus filhos e sua rivalidade com o vilão Destruidor. A série era exibida pela Nickelondeon de 2012 até 2017 e rendeu 5 temporadas, 124 episódios, dois crossovers com as Tartarugas Ninja dos anos 80 que trouxeram seus dubladores clássicos e um com "Batman: A Série Animada" em quadrinhos.


Ducktales (2017)

 
    O reboot de Ducktales que alguns consideram ser melhor que o original, além de aprimorar a personalidade de personagens como os trigêmeos Huguinho, Zezinho e Luizinho e introduzir outros novos, também faz uso de vários fatores nostálgicos não só da animação clássica de 1987 como os de outras séries animadas da Disney daquela época com direito a um elenco de peso que inclui celebridades como David Tennant, Lin-Manuel Miranda, Giancarlo Esposito e vários outros, tudo isso enquanto vários episódios ainda transmitem mensagens sobre a importância da família. A série foi transmitida pelo Disney Channel e pelo Disney XD em 2017, será concluída em 2021 com 3 temporadas no total e supostamente terá um derivado focado em Darkwing Duck para o Disney+. 


She-ra e as Princesas do Poder

  
      Ao em vez de uma cópia feminina de He-man feita para vender brinquedos, She-ra e as Princesas do Poder apesar de sua animação limitada, conseguiu obter grande popularidade com uma nova geração de fãs graças ao envolvimento e da capacidade da showrunner Noelle Stevenson em contar uma historia mais abrangente com conflitos físicos e emocionais combinados com elementos semelhantes a franquias como "Star Wars" e "Avatar: a lenda de Aang" repleto de diversidade representativa e personagens extremamente carismáticos e interessantes. A série foi exibida pela Netflix feita em parceria com a Dreamworks entre 2018 e 2020 com 5 temporadas e 52 episódios no total.



Carmen Sandiego (2019)


    Originalmente sendo uma franquia de jogos educativos para computador que logo depois se tornaria uma animação na década de 90, o reboot de Carmen Sandiego conta a historia de uma jovem ladra que pretende descobrir mais sobre suas origens. Ao em vez de ser a líder de V.I.L.E. como no original, a personagem agora viaja ao redor do mundo com a ajuda de seus amigos para rouba os artefatos furtados pela organização criminosa que a criou para devolve-los para seus legítimos donos enquanto ainda apresenta elementos educacionais sobre as regiões visitadas em cada episodio, porém sem ignorar o foco na historia principal. A série foi exibida pela Netflix em 2019 e será concluída em 2021 com 4 temporadas e um especial interativo. 


Animaniacs (2020)

   
   Com a volta do produtor executivo Steven Spielberg, o reboot de Animaniacs trás os retornos dos irmãos Warner (e da irmã Warner) e dos ratos de laboratório Pinky e o Cérebro, todos com os seus mesmos dubladores americanos da década de 90 junto com novos segmentos, a animação em si passa mais a sensação de ser um revival do que uma nova versão em si, apesar da ausência dos outros personagens clássicos e a exclusão injusta do criador Tom Ruegger, os roteiristas atuais  conseguem manter a essência cómica do desenho original e entregam sátiras a altura do mesmo. A série é exibida pela Hulu e estreou em 2020 já com a garantia de uma segunda temporada, porém no momento, ainda não possui uma data de estreia no Brasil.



 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem