Primeiro filme da franquia é divertido, espirituoso e cheio de diversão.
Sinopse: Os irmãos Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia deixam sua casa para escapar dos horrores da Segunda Guerra Mundial, porém quando chegam em seu novo lar, descobrem um guarda-roupa mágico que os levará à um mundo de fantasia e perigosos.
Dirigido por Andrew Adamson (Shrek), As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa é um filme que respeita o material fonte, mas que não fica preso à ele e injeta idéias e personagens interessantes. Lançado em 2005, os efeitos especiais do filme envelheceram muito bem e ouso dizer que são melhores que de muitos blockbusters recentes. Sendo o primeiro live action dirigido por Adamson, ele faz uma excelente trabalho tanto na direção das cenas quanto nas dos atores. Aliás, as escalações são o ponto mais forte desse filme.
Os destaques no núcleo dos irmãos Pevensie são a pequena Lúcia (George Henley) e o intragável Edmudo (Skandar Keynes). A primeira encanta por ser carisma e fofura nas cenas, enquanto que o segundo se destaca por ser um pé no saco, mas tem arco de redenção bem desenvolvido. Os outros irmãos Pedro (William Moseley) e Susana (Anna Poplewell) são muito unidimensionais, o roteiro não dá espaço para que brilhem mesmo com a importância do primeiro nas batalhas. Os efeitos visuais e a maquiagem das criaturas são bastante primorosos (tanto que ganhou o Oscar de Melhor Maquiagem e Penteado), nota-se que foi um projeto idealizado com muito cuidado e há um capricho visual em todos os cenários desde o castelo de gelo ao acampamento de Aslam.
Mas o grande destaque do filme é a Tilda Swinton como a Feiticeira Branca, ela sempre rouba as cenas em que atua. A personagem em si não deixa de ser unidimensional, mas a performance dela eleva e muito a personagem permitindo que as falhas do roteiro sejam um pouco “sanadas". O figurino de Isis Mussenden ajuda a expressar a imponência dela.
No que tange à mitologia do universo de Nárnia, são perceptíveis as referências à figuras e acontecimentos bíblicos tais como a persona de Judas, a ressureição de Jesus Cristo, Adão e Eva, os dez mandamentos e etc.
As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa foi uma grande início para uma saga que vale a pena ser vista.

Nota: 8,0

Publicado por: Matheus Eira.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem