Bom dia, boa tarde ou boa noite, pra qualquer hora que estiverem lendo.
God of War é uma das sagas mais conhecidas de jogos, sendo exclusiva da Playstation e produzida pela Santa Monica. Contando, atualmente com 8 jogos, as características que deixaram essa saga bem famosa foi a brutalidade do personagem principal Kratos, ao matar seus inimigos e principalmente a mitologia. 
Nos 7 primeiros GOWs, nós temos um ambiente que mostra a Grécia antiga com seu deuses (Zeus, Poseidon, Hades…) e monstros (Hidra, górgonas, minotauros…) mas em 2018 foi lançado God of War, conhecido como God of War 4, que agora se passa em um local onde não temos a presença da mitologia grega e sim da mitologia nórdica.
Nesse post irei listar os deuses que aparecem durante o jogo e suas diferenças pra mitologia original, então obviamente terão spoilers, mas eu não ficarei contando a história do jogo. Planejo fazer, também, um mostrando as criaturas.

OBS: A maioria das histórias na mitologia, mostradas aqui, girarão em torno do Ragnarok.
OBS2: Eu tentei tirar o menor número de coisas que vem de outras mídias de Gow 4 sobre esses personagens. Quero me concentrar mais no jogo

Balder:


Na mitologia: Baldur ou Balder é filho de Freya e Odin, meio-irmão de Thor e Týr e tio de Magni e Modi. Era parte dos deuses Aesir. Bonito e justo, deus da luz do sol e do perdão era o favorito dos outros deuses. Um dia, seus pai tiveram um sonho profético que dizia que ele morreria. Freya então pediu que toda criação não machucasse Baldur, e então ele não sentiria mais dor. Só que ela acabou esquecendo de pedir ao visco, já que achava uma plantinha inofensiva. 
O problema é que Loki enganou o deus cego Höd e fez ele atirar uma flecha de visco que matou Baldur. Então depois do funeral, um mensageiro, Hermond, foi enviado a Helheim, o reino dos mortos para falar com Hel, a rainha de lá, para pedir o retorno de Baldur. Ela disse que faria se todos os seres da criação chorassem lágrimas por ele, mas o único que não chorou foi Loki, disfarçado da gigante Thokk, então Baldur continuou morto.
A morte dele é o estopim para o Ragnarok: a morte dos deuses.
No jogo: Aqui, as coisas ficam mais sombrias. Ao invés de ser aquele garoto adorado, bonito e justo, aqui Baldur tem a loucura como característica principal, além de ser o principal antagonista. Uma das diferenças é que freya jogou um feitiço nele que fazia ele não levar danos, mágicos ou físicos, mas teve um efeito colateral: ele não sentia mais nem dor, nem prazer. Ele jurou nunca perdoar sua mãe. Mas como na mitologia, o visco era sua única fraqueza.
Durante os eventos do jogo, ele é mandado, junto a Magni e Modi, filhos de seu irmão Thor, para acabar com Kratos. Ele acaba sendo uma pedra no sapato para os protagonistas, até que durante a batalha final, Atreus acaba atirando uma flecha de visco nele, que reativa todas as formas de sentir dele. Ele é morto por Kratos enquanto tentava matar sua mãe Freya. sua morte também levará a o Ragnarok, mas isso será contado nos próximos jogos.

Freya:


Na mitologia: Também conhecida como Frigg, Freya é filha de Njörd, ex-esposa de Odin e ex-Rainha das Valkirias. Ela é a deusa do amor, beleza, fertilidade, nascimento e mágica. Uma deusa de umas das tribos de deuses nórdicos, os Vanir. Foi ela, que após seu sonho profético, fez com que com nenhuma criatura da criação machucasse seu amado filho, Baldur.
No jogo:Ela se casou com Odin para poder acabar com a guerra dos deuses Aesir-Vanir. Ela nunca gostou de Odin e a única coisa que saiu dali foi seu amado filho Baldur.Quando soube que ele poderia morrer, ela lhe jogou um feitiço que fazia ele ser “invulnerável”, mas isso fazia com que ele não sentisse nada. ele com raiva pediu para que ela retirasse, mas ela mentiu dizendo que não sabia. A única forma era com o visco, considerada planta maldita, por ela
Ela fugiu de Odin, por achar ele injusto e foi para Midgard. Lá, Odin a amaldiçoou fazendo ela não poder sair de lá e não poder machucar nada com vida.
Durante o jogo, ela se mostra amigável com Kratos e Atreus, dando até a mágica as flechas do menino. Mas no final do jogo, durante o embate final, ela faz de tudo para que Kratos não machuque seu amado filho, mas não funciona e Kratos o mata, para prevenir que baldur mata-se a mãe. Freya então jura vingança a Kratos por ter matado seu amado filho.

Magni e Modi:


Na mitologia: Magni e Modi são filhos de Thor de mães diferentes, sendo assim meio-irmãos. 
Como são filhos de Thor, herdaram muito de sua força e de seus poderes. Um exemplo é que Thor havia derrotado um gigante chamado Hrungnir, mas o gigante caiu em cima de Thor e ele ficou preso. Todos os \deuses tentaram e tentaram retirar Thor de lá e não conseguiram, mas então Magni, que tinha nascido a três luas, foi lá e salvou seu pai. Ele foi muito glorificado por esse feito. Na verdade não se sabe muito sobre Modi, só se sabe que ele e o irmão dividiriam o Mjolnir após a morte de seu pai no Ragnarok .
Na jogo: No jogo essa mesma história ocorreu, mas de uma forma diferente. Aqui os deuses embebedaram o gigante e fizeram ele fazer palhaçadas pra poderem rir. Thor, que não estava presente no momento, atacou o gigante “sem querer” e o corpo do morto caiu sobre ele. Os deuses tentaram e tentaram, mas não conseguiram. Depois de desistir, eles saíram mais então Magdi com ajuda de seu irmão Modi levantaram o gigante, mas só Mimir, conselheiro de Odin, viu. Quando Mimir contou o que viu, eles só deram atenção a Magni, e Modi ficou de fora em tudo, trazendo a ele uma ganância e tristeza por não ser o favorito do pai.
Depois eles são chamados pra ir atrás de Kratos, junto a Baldur. Magni acaba morrendo durante uma das lutas e Modi foge pra Asgrad. Lá, Thor o espanca por ele ter deixado seu filho favorito morrer e o bane pra Midgard. Em Midgard ele é encontrado debilitado por Kratos e Atreus, e depois de xingar a mãe do menino, é morto pelo mesmo.

Atreus/Loki:


A situação aqui é bem diferente, porque mesmo sendo os mesmos deuses, provavelmente aqui é onde a adaptação muda de forma mais drástica
Na mitologia: Loki é filho de Laufey e Farbanti, dois gigantes. Ele acabou depois fazendo um ritual de sangue com Odin, tornando seu irmão. Ele é deus do fogo, das travessuras, trapaça, traição e da mentira. 
Ele pode ser considerado um personagem complexo. ele nunca faz sempre o bem ou o mal. Ele é o deus das travessuras e é isso que ele faz, mas algumas saem do controle. Mas ele consegue ser respeitado pelos deuses de Asgard.
Ele é o principal causador do Ragnarok e ajuda os gigantes a invadir Asgard, sendo morto e matando ao mesmo tempo Heimdall 
Ele também é conhecido por mudar de forma e ser pai de Jormungand, a serpente do mundo, Fenrir e Hel. Também é “mãe” de Sleipnir, cavalo de 8 patas de Odin. É esposo da deusa Sigyn e pai de Narfi.
No jogo: Aqui o pai de Atreus/Loki é Kratos, fazendo tudo em relação a ele ficar bem diferente, por exemplo, a idade e a personalidade.
No começo, ele não sabia que era um deus e nem que era gigante. Sua mãe já havia morrido e ele e seu pai teriam que levar as cinzas dela até o reino dos gigantes. Eles foram atrapalhados por Baldur, Magni e Modi, mas receberam ajuda da deusa Freya, que lhe deu sua primeira flecha mágica e também conhecendo o sábio Mimir e sua futura filha, a serpente do mundo
Após descobrir que é um deus, ele fica rude e agressivo, até matando o fraco Modi. Depois Kratos conseguiu reverter o estado da personalidade de Atreus. Msmo que com dificuldade ele e seu pai conseguem completar a missão e no final do jogo ele acaba sendo revelado como Loki, mesmo quase não tendo nenhum traço da personalidade do deus da mitologia.
A idade de Atreus também explica porque não temos a presença de Fenrir nem de Hel em Helheim, já que eles não poderiam nascer, já que seu pai é criança. A serpente aparece, porque durante o Ragnarok, ela é teletransportada pro passado durante a feroz batalha com Thor.
 Vários outros deuses são mencionados, mas eu só pus os principais, eu espero que tenham gostado.

Publicado por: Arthur.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem