Aproximando-se da reta final, “Pinguim” traz grandes reviravoltas em seu penúltimo capítulo e abre o terreno para a conclusão da disputa de poder entre seus protagonistas enquanto se consolida como uma das melhores séries da DC.
O universo de "The Batman", criado por Matt Reeves através do filme de 2022, se mostrou uma adição mais que bem vinda para a DC Studios, e a forma como "Pinguim" um de seus derivados mais recentes tem progredido com sua historia e com o estudo de personagens como Oswald Cobb e Sofia Gigante comprovam ainda mais isso. Mostrando um embate entre os dois personagem pelo controle do crime organizado de Gotham City e os níveis que ambos se dispões a descer para conseguirem tal título no penúltimo episódio desta minissérie.
A premissa do episódio mostra Oz (Collin Farrel) lutando para salvar sua mãe Francis (Deirdre O´Connell) que foi sequestrada e suas operações enquanto é feito de refém por Salvatore Maroni (Clancy Brown), ao mesmo tempo em que Sofia (Cristin Milioti) faz uma descoberta chocante sobre o passado de seu principal rival.
![]() |
Ryder Allen como o jovem Oswald Cobb |
Os 12 primeiros minutos do episódio são dedicados à infância de Oz com revelações perturbadoras. Entregando uma performance incrível do ator mirim Ryder Allen (Palmer) que faz um excelente trabalho em replicar a personalidade da versão adulta interpretada por Farrel, aqui aprendemos mais a respeito do protagonista, sua fascinação pelo mundo dos gangsters e o enorme apresso por sua mãe, fazendo com que sentisse inveja de seus irmãos e causando uma tragedia inusitada em sua família. Porém, a parte mais assustadora dessa sequencia seria a forma de como isso não é visto como um evento traumático para o Pinguim, o que diz muito sobre sua pessoa.
Se pararmos para pensar, "Pinguim" possivelmente é a primeira adaptação de quadrinhos que realmente conseguiu colocar um vilão no papel principal. Embora o carinho que Oz sinta por sua mãe seja uma forma de humanizar o personagem, ainda assim, ao contrario de filmes como "Venom" e "Coringa" que tentam fazer com que o público desenvolva uma espécie de simpatia pelos seus protagonista, o Pinguim por outro lado não deixar de ser um individuo ganancioso que abraça suas decisões sem nenhum remorso.
![]() |
Clancy Brown como Salvatore Maroni |
Também tem toda questão a respeito da utilização de Salvatore Maroni no episódio e seu confronto inesperado com Oz. De alguma forma, mesmo com o tempo relativamente curto de tela, a atuação de Clancy Brown (Bob Esponja) consegue trazer mais profundidade e personalidade para Maroni do qualquer outra versão do personagem que já tenha aparecido em outras mídias ou até mesmo nos quadrinhos. Muito disso se deve pelo fato de que independente se sua função era a de ser um dos obstáculos para o objetivo principal de Oswald ou um aliado improvável de Sofia, ele ainda assim não passava de uma peça de tabuleiro que ingenuamente acreditava ter um poder maior, surpreendendo até mesmo o próprio Pinguim.
![]() |
Cristin Milioti como Sofia Gigante |
Um dos pontos mais elogiados e comentados da minissérie desde seu primeiro episódio foi a atuação de Cristin Milioti (How I Met Your Mother) como Sofia e o desenvolvimento de sua personagem. Um dos melhores momentos deste sétimo capítulo vem quando Sofia decide encarar sua prima mais nova após ter matado seus pais e percebe que apesar de seus esforços em se distanciar da família Falcone, ela ainda assim falhou em agir de forma diferente, o que a fez com ter um breve colapso que durou por tempo suficiente para que os espectadores pudessem perceber melhor suas camadas. Outra performance que não fica para trás é a de Deirdre O´Connell (Lembranças de um Verão) como Francis Cobb e sua capacidade de interpretar uma senhora de idade perdendo sua lucidez.
![]() |
Collin Farrel como o Pinguim |
Faltando apenas um episódio para a conclusão da minissérie, "Pinguim" soube muito bem criar um conflito intrigante entre seu personagem-título e sua antagonista ao ponto de deixar até mesmo o próprio espectador indeciso sobre qual lado tomar até o seu último capitulo, embora claramente existam motivos para simpatizarmos mais com Sofia do que com Oz. A única certeza até o momento é que o derivado de The Batman esta se preparando para um final intenso na expectativa em que haja apenas um vencedor.
Nota: 9,5/10
Postar um comentário