O Forúm Nerd foi convidado para assistir ao documentário em uma cabine de imprensa à convite da Descoloniza Filmes.


A obra dirigida por Suellen Vasconcelos e Tati Franklin começa trazendo em tela uma citação direta aos princípios fundamentais de liberdade religiosa erigidos pela Constituição, o que confere ao telespectador, de imediato, um viés crítico para o que vem a seguir. 


Isso porque “Toda Noite Estarei Lá” trata-se de um documentário que conta a trajetória de Mel Rosário, uma mulher transsexual que fora retirada à força e impedida de frequentar a igreja evangélica que frequentava por conta da discriminação contra a comunidade LGBTQIAP+ dentro de templos religioso.


O trabalho destaca a luta contra a discriminação de pessoas transsexuais em um esforço contínuo e multifacetado, envolvendo ativismo, políticas públicas, educação e a promoção de uma maior aceitação social, personificados na figura resiliente de Mel, que se vê tão intrinsecamente vinculadas aos princípios cristãos.  


Assim, a história de Mel, de fato, consegue te sensibilizar. No entanto, do ponto de vista técnico, há uma deficiência na maneira como a história é contada através das câmeras. Isso porque, não sendo suficiente os takes tremidos, a escolha de certos ângulos e a própria montagem em si parecem desconexos, apressados e mal escolhidos. O resultado não poderia ser outro, se não uma obra incompleta, deixando inúmeras questões em aberto. Não há um aprofundamento maior na história de sua protagonista e mesmo as pessoas que a cercam; algo que não se limite à gravação de ligações telefônicas e a própria fé de Mel. Ora, não foi possível inserir nem mesmo uma entrevista com o advogado que a representou judicialmente


Portanto, ao final do que parece tão-somente um compilado de cenas de procissão, fica a impressão de que, embora “Toda Noite Estarei Lá” seja um documentário que abre espaço para um debate importante sobre o preconceito e a religião, carece de uma maior profundidade. 


A obra estreia hoje, 30 de maio, em cinemas selecionados.


Nota: 5/10

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem