O Fórum Nerd foi convidado a conferir o filme em uma cabine de imprensa virtual á convite da Synapse Distribution.
‘Blue Jean’ é um drama britânico escrito e dirigido por Georgia Oakley que conta uma história bonita, mas ao mesmo tempo dolorosa sobre uma mulher que sofre seríssimas dificuldades em poder viver normalmente sua sexualidade em uma Inglaterra conservadora no final da década de 1980.
Jean (Rosy McEwan) é professora de netball, que quando não está no seu trabalho, convive com sua irmã e seu sobrinho, ou está com sua namorada Viv (Kerrie Hayes). Porém, em uma Inglaterra sofrendo as consequências da proibição da “propaganda homossexual” da primeira-ministra Margaret Thatcher, que proibia discussões ou qualquer tipo de ensinamento do assunto nas escolas, Jean sofria por não poder viver sua vida abertamente, e as coisas só pioram quando ela conhece sua nova aluna, Lois (Lucy Halliday).
É importantíssimo notar como a Lois, mesmo não sendo a principal personagem do longa, acaba sendo a ligação de todos os pontos do roteiro. Ela frequenta o mesmo bar de que Jean, e isso reafirma a necessidade que a personagem principal tinha de não tornar seu relacionamento e sua vida aberta para as pessoas em sua volta. E isso ainda piora quando Lois é acusada injustamente de agredir uma colega, e Jean não a defende com medo de que sua vida fosse exposta.
Com tons azulados, a fotografia de Blue Jean é competente ao trazer as emoções da personagem para o aspecto visual do longa. Toda a atmosfera aqui é pesada, até mesmo em momentos mais leves onde a Jean brinca com seu sobrinho, por exemplo.
Com uma poderosa atuação, Rosy McEwan brilha com uma personagem totalmente humanizada. Desde seus momentos mais íntimos, ou quando ela está inserida na sociedade que a cerca, a atriz trabalha muito bem a dosagem de emoção que as cenas exigem. O restante do elenco é operante, com a atenção sempre voltada para o desenvolvimento de Jean.
Blue Jean é um ótimo drama que chama a atenção por falar sobre aceitação, preconceito e nos mostrar cada vez mais as barreiras diárias que as pessoas enfrentam para viverem suas vidas e encontrar a felicidade.
Nota: 8
O filme foi lançado nos cinemas brasileiros no dia 27 de julho de 2023.
Postar um comentário