Conheça a UOL Play e tenha acesso a filmes, séries e canais por assinatura da TV Fechada. Assista O Conto da Aia, De Férias com o Ex, ICarly e muito mais aqui.


Criado por Mike Flanagan (“Missa da Meia–Noite”, 2021) e Leah Fong, “O Clube da Meia-Noite” é uma adaptação do livro homônimo de Christopher Pike, publicado em 1994, cuja trama explora oito jovens com doenças terminais que passam os seus últimos dias de vida no Brightcliffe Hospice, administrado por uma enigmática médica. A série explora a forma como eles lidam com a morte iminente e suas lutas diárias para ganhar mais tempo em um lugar que os isolou para tal finalidade. Para lidar com essas dificuldades e aproveitar o pouco tempo que lhes resta, o grupo se reúne secretamente na biblioteca todas as noites, à meia-noite, para compartilhar histórias assustadoras.

O Clube da Meia-Noite” apresenta 10 contos, narrados pelos membros do Clube ao longo dos 10 episódios – e apenas uma das histórias, originalmente, está presente no livro homônimo de Christopher Pike. Os demais contos são adaptações de outras obras do famoso escritor. Detalhe que os títulos das histórias narradas pelo grupo são os próprios títulos dos episódios da série. Embora nem todas as histórias sejam muito assustadoras, todas elas têm seus méritos e fazem um excelente trabalho ao colocar o público na cabeça dos personagens que as contam.

A série “O Clube da Meia-Noite” (2022) já está disponível na Netflix. Então, é muito interessante trazer um Ranking de todos os contos apresentados na série, contados pelos membros do Clube. Importante ressaltar que o Ranking reflete a minha opinião, seguindo a ordem (de minha preferência) do menos assustador até o melhor conto de terror, contado pelos membros do Clube ao longo dos episódios.

Conte nos comentários se você concorda ou discorda com a ordem do Ranking e, também, diga quais são os contos que você mais gostou e os que você menos gostou!

Além disso, você pode conferir a Crítica da Série “O Clube da Meia-Noite”, clicando aqui.



🚨 ALERTA: A LISTA A SEGUIR CONTÉM SPOILERS 🚨


10) Conto de Sandra – Por Um Beijo (Episódio 4)

O conto de Sandra é um mistério policial e de vingança cheio de assassinatos e reviravoltas. A história faz uma homenagem aos filmes de detetives noir em preto e branco. Na história, a estudante do ensino médio Jane Retton tem uma imaginação fértil, documentando tudo em seu diário – inclusive, um encontro fictício com um garoto por quem ela é apaixonada. Quando as páginas do diário são fotocopiadas e coladas nas paredes da escola por outra pessoa, Jane cria um plano secreto de vingança: ela finge sua morte em um cruzeiro e, depois que todo mundo estiver de luto, ela reaparecerá para todos; e assassinatos começam a acontecer. O conto é narrado como um flashback, tendo a melhor amiga de Jane, Alice, transmitindo as informações para a polícia.

A forma narrativa em que a história é contada não é apenas o tipo de filme favorito de Sandra, mas é uma referência visual à sua moral “preto e branco”, que é o tema do grande conflito do Episódio 4 da série. “Por Um Beijo” trata do debate acerca do cristianismo. No início da série, Sandra aparece como uma fanática religiosa, que tenta impor sua crença em Deus para os outros, ofendendo Spencer quando ele foi abandonado por sua mãe e pela igreja por ser gay e ter AIDS – sendo o único adolescente na instituição cuja doença não é o câncer. Por isso, a história de Sandra é uma espécie de pedido de desculpas para Spencer, por seus comentários religiosos e pela maneira como ela, assim como sua religião, ignorou e prejudicou pessoas como Spencer.

Conto baseado no livro “Gimme A Kiss”, de Christopher Pike, publicado em 1988.



9) Conto de Spencer – O Inimigo Eterno (Episódio 9)

O conto de Spencer faz uma homenagem aos filmes de ficção científica dos anos 80 e 90 sobre viagens no tempo e gira em torno de Rel, um estudante que descobre que seu videocassete grava, em uma fita VHS, o noticiário sobre coisas que acontecem no futuro. Rel e seu amigo Christopher, por quem ambos acabam se apaixonando, se aproveitam dessa descoberta para ganhar apostas e, também, para tentar salvar a vida de outra estudante, que morreria no campus da universidade. Mas, o problema é quando Rel vê, em uma dessas gravações do futuro, que Christopher vai morrer também. Rel tenta impedir a tragédia, mas é impedido por um Christopher que veio do futuro, informando que Rel é, na verdade, um ciborgue defeituoso.

A história de Spencer faz alusão a seus anos de faculdade, quando conheceu o homem que lhe infectaria com AIDS. Esta história é a forma de Spencer perdoar o Christopher da vida real, que o infectou com HIV. “O Eterno Inimigo” não tem elementos de terror em sua história, mas, ainda assim, o conto é emocionante, pois conta sobre AIDS e representa um caso de amor universitário que Spencer provavelmente nunca desfrutará.

Conto baseado no livro “The Eternal Enemy”, de Christopher Pike, publicado em 1993.



8) Conto de Amesh – Até Mais (Episódio 5)

O Conto de Amesh narra uma história de ficção científica, que gira em torno de Luke, um jovem programador que ajuda Vincent (Rahul Kohli, de “Missa da Meia-Noite”, 2021), seu ídolo, a criar um videogame que simula uma guerra nuclear. É revelado, durante a trama, que Vincent é o próprio Luke que veio do futuro, que voltou para tentar impedir uma guerra nuclear que destrói toda a humanidade. Esse videogame é, na realidade, um simulador que, de fato, provoca uma guerra nuclear real no planeta.

O Conto de Amesh não é muito assustador, mas aborda alguns tópicos interessantes, como o desejo humano de voltar no tempo, mudar o rumo de suas vidas e, consequentemente, sobre o destino da humanidade. O desejo de Amesh de salvar o mundo é algo que ele nunca fará devido à sua condição de saúde, além de ser um conto sobre seus medos do futuro e sobre morrer sozinho.

Conto baseado no livro “See You Later”, de Christopher Pike, publicado em 1990.



7) Conto de Ilonka – Julia Jayne (Episódio 1)

Em seu primeiro conto no “Clube da Meia-Noite”, Ilonka conta uma versão ligeiramente alterada de uma história verdadeira, sobre Julia Jayne, uma ex-paciente que se recuperou milagrosamente enquanto estava em Brightcliffe. Ilonka adiciona um toque sobrenatural próprio à história de Julia Jayne, que foi diagnosticada com câncer de tireoide e, milagrosamente, foi curada enquanto estava na instituição. Ela desaparece por dias e, depois que retorna, o câncer também some. Porém, ela ganha o poder de prever o dia em que cada indivíduo morre.

O primeiro conto de Ilonka para o Clube explora, indiretamente, o mistério central da temporada. É uma narrativa intrigante que está profundamente conectada com a trama geral da série. Ao inserir elementos sobrenaturais ao conto, Ilonka quer provar que merece entrar para o Clube. O conto é cheio de mistérios que não podem ser respondidos no momento em que é contado – em vez disso, é o ponto de partida para o mistério central da série que Ilonka está tentando resolver: como Ilonka pode se curar do câncer?



6) Conto do Clube “Não Oficial” – Anya (Episódio 7)

Embora não seja um conto oficial contado em uma reunião do “Clube da Meia-Noite”, a história de Anya sobre sua ex-colega de quarto prepara o cenário para a premissa principal da série. A história assustadora de Anya sobre as alucinações vistas por sua colega de quarto anterior antes de sua morte também prenuncia o destino de Anya mais tarde no seriado. Natsuki opta por ignorar a realidade e conta uma história de esperança, envolvendo um final feliz para Anya e seus amigos sendo curados de suas doenças e, depois, envelhecendo juntos.

Quando Anya está em coma, com febre e prestes a morrer, o Clube não começa a história até a metade do Episódio 7. É um conto assustador e esperançoso, pois os outros membros do Clube contam uma história “não oficial”, que dá a Anya o futuro que ela merece.



5) Conto de Ilonka – Bruxa (Episódios 6 e 10)

O segundo conto de Ilonka no “Clube da Meia-Noite” é sobre Imani, uma jovem bruxa capaz de prever o futuro. Mas, ela não consegue controlar esse poder e, infelizmente, acaba causando a morte de sua amiga.

A história é dividida em duas noites, com sua narrativa se tornando um testemunho das mudanças causadas pela morte de Anya. Ilonka queria salvar sua amiga, mas não podia mudar o destino. É um final dolorosamente triste e, também, profundamente comovente, pois a própria Ilonka luta para terminar a história; tendo o resto do Clube contribuindo com o desfecho. A história só é encerrada no último episódio, quando Ilonka aceita que ela também morrerá. Essa estrutura narrativa da história sobre aceitar o inevitável e encontrar a paz combina perfeitamente com o arco de Ilonka ao longo da série.

Conto baseado no livro “Witch”, de Christopher Pike, publicado em 1990.



4) Conto de Natsuki – O Último Capítulo (Episódio 1)

No primeiro episódio da série, Ilonka se infiltra em uma reunião do Clube antes de ser oficialmente aceita no grupo. Lá, ela ouve um conto de Natsuki já, praticamente, pela metade. A história é sobre um jovem que está voltando para casa à noite, mas está perdido em um bairro e é constantemente assombrado por um fantasma de uma estudante, que sempre aparece de repente para assustá-lo.

A história apresenta vários sustos previsíveis, mas, ainda assim, eficazes. Este conto de Natsuki é eficiente para aqueles que se assustam facilmente, por causa do excesso de cenas jump scare. O número absurdo de sustos dá uma visão significativa do que o público pode esperar da série. Mike Flanagan quebrou recordes mundiais com este conto de abertura, apresentando 21 sustos com uma narrativa simples de “um rapaz voltando para casa sozinho à noite em um bairro desconhecido”. Com isso, a produção de “O Clube da Meia-Noite” entrou para o livro Guinness World Records por ter batido o recorde de mais sustos em um único episódio.



3) Conto de Kevin – O Malvado (Episódios 3, 6 e 10)

Contado em 3 noites diferentes, Kevin faz uma homenagem aos filmes clássicos de terror sobrenatural ao contar uma história de um serial killer. No conto, Kevin faz o papel de Dusty, um estudante do ensino médio que é um serial killer, que vêm realizando assassinatos por gerações em sua família, passando as compulsões assassinas para seus filhos. Assim, ele é forçado a matar mulheres jovens por causa de vozes em sua cabeça. Sempre quando Dusty mata uma nova vítima, ele é assombrado pelos fantasmas de suas vítimas, que aparecem visualmente somente para Dusty, gritando com ele. Por não suportar mais esse tipo de situação e para não matar mais ninguém, Dusty se interna em um hospício.

O conto de Kevin é narrado em três episódios diferentes, tornando-se a história mais completa a aparecer no seriado – e isso ajuda a criar uma atmosfera absurdamente terrível. Com isso, a história de Kevin é uma excelente e assustadora narrativa contada da perspectiva de um assassino em série – mas, no contexto da série, trata-se de lutar contra quem ele é e admitir o que realmente quer; o que combina bem com o arco de Kevin.

Conto baseado no livro “The Wicked Heart”, de Christopher Pike, publicado em 1993.



2) Conto de Natsuki – Passeio Para Lugar Algum (Episódio 8)

O segundo conto de Natsuki tem uma narrativa sinistra e, ao mesmo tempo, emocionante ao apresentar Teresa, uma jovem tentando escapar de sua vida dirigindo sem destino à noite em uma estrada. Ao longo do caminho, Teresa, dá carona para Freedom Jack (Henry Thomas, de “A Maldição da Mansão Bly”, 2020) e Poppy Corn (Alex Essoe, de “Missa da Meia-Noite”, 2021), dois músicos que estão indo se apresentar no seu próximo show. Após isso, Teresa começa a experimentar eventos sinistros enquanto a neblina obscurece tudo ao seu redor. As coisas vão do sinistro ao sobrenatural enquanto sua jornada pela estrada parece um looping infinito.

O conto de Natsuki é, na verdade, sua maneira de confessar sobre sua tentativa de suicídio anos antes, com sua mãe a encontrando e a salvando de morrer. Pouco tempo depois, ela foi diagnosticada com uma doença mortal. A história é tensa e surpreendente, fornecendo uma visão sobre como é viver com a depressão – haja vista que o conto serve como pano de fundo sobre Natsuki e sua batalha contra a depressão em meio a um debate interno sobre continuar vivendo, com os caroneiros representando seus pensamentos bons e ruins. E isso faz com que “Passeio Para Lugar Algum” seja um dos contos mais assustadores e impressionantes da série.

Conto baseado no livro “Road To Nowhere”, de Christopher Pike, publicado em 1993.



1) Conto de Anya – As Duas Danas (Episódio 2)

O conto de Anya é sobre uma reprimida estudante de balé, Dana, que deseja não ter que ser perfeita o tempo todo. Então, ela faz um acordo com o diabo (Heather Langenkamp, de “A Hora do Pesadelo”, 1984) para se dividir em duas versões dela. Uma versão fica em casa continuando com suas responsabilidades e se concentrando em estudar e praticar balé; enquanto isso, a outra versão tem permissão para sair, ir aonde quiser, festejar e se divertir à vontade – inclusive, podendo experimentar a vida das drogas e sexo. As duas versões de Dana sentem e percebem, simultaneamente, as mesmas coisas (embora ambas versões estejam em lugares diferentes) e acabam lutando uma com a outra pelo controle geral de sua unicidade.

As Duas Danas” é um conto que elevou o nível de “O Clube da Meia-Noite” para uma excelente produção altamente assustadora, sobrenatural e sinistra – e isso ocorre apenas no segundo episódio da série. O conto de Anya é baseado na própria vida da personagem na forma de um conto bastante assustador, pois Anya era uma estudante de balé e tinha vício em drogas. Ao mesmo tempo, a história tem algumas cenas engraçadas, como o momento estranho em que a versão livre de Dana perde a virgindade enquanto a versão comportada e responsável está sentada no sofá de casa assistindo televisão com os pais. O que diferencia “As Duas Danas” dos outros contos é que este é muito bem elaborado, bastante trágico e não tem um final feliz.

As Duas Danas” é o único conto que está, originalmente, presente no livro “The Midnight Club”, de Christopher Pike, publicado em 1993; e que é o livro original usado como material base para a adaptação da série “O Clube da Meia-Noite”.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem