Conheça a UOL Play, e tenha acesso a filmes, séries e canais por assinatura da TV Fechada. Assista O Conto da Aia, De Férias com o Ex, ICarly e muito mais aqui.

A Casa do Dragão (House of the Dragon), série derivada do sucesso Game of Thrones, estreou no dia 21 de agosto de 2022 e não demorou pra se tornar a maior estreia de uma série na história do canal HBO nos Estados Unidos, atraindo aproximadamente 10 milhões de telespectadores. 


No último domingo, dia 23, foi ao ar o décimo e último episódio da temporada da série, que já teve sua segunda temporada confirmada.

Com um primeiro ano movimentado, repleto de intrigas, tensão política e dragões, resolvi reunir os principais momentos que marcaram a primeira temporada. Triar poucos momentos não foi tarefa fácil haja vista a qualidade do roteiro e montagem da série, que sem dúvida se destaca como uma das melhores de 2022.

Então bora de lista!

7° - Rhaenyra recupera o ovo de dragão em Pedra do Dragão

Ainda na primeira fase da série, em seu segundo episódio, temos uma cena que foi a primeira grande demonstração de força, destreza e personalidade de Rhaenyra (Milly Alcock). A jovem parte para Pedra do Dragão montada em Syrax, sem anúncio prévio, para resolver um embate entre Daemon (Matt Smith) e Viserys (Paddy Considine).

Ela chega lá intimidando e literalmente salvando a pele da comitiva do rei que estava ameaçada diretamente por Caraxes, dragão de Daemon. A entrada da filha do rei e sua dragão é literalmente triunfal. A missão é bem sucedida e eles recuperam o ovo de dragão, que era originalmente do bebê Baelon, que morreu pouco após seu nascimento. O ovo havia sido levado por Daemon com a justificativa de que ele daria para os filhos que ainda nem bem haviam sido concebidos. Ali temos a primeira amostra real de que Rhaenyra seria o grande nome da temporada.

6° - Vaghar queima Laena Velaryon


Laena Velaryon (Nanna Blondell), grávida de seu terceiro filho com Daemon Targaryen, protagoniza uma cena marcante que encerrou o quinto episódio da temporada. Com complicações durante o parto e percebendo que não haveria saída nem pra ela nem para o bebê, ela decide caminhar ao encontro de sua dragão, Vaghar, a maior de toda a Westeros, e dizer o comando Dracarys, para assim ter uma morte digna como uma legítima montadora, que como mostrado antes, nesse mesmo episódio, seria seu desejo. 

Emociona ver a intimidade entre a montadora e sua dragão e o quanto a criatura hesitou em fazer o que lhe fora determinado. Ao final, temos as chamas pondo um fim na vida de Laena e o bebê ainda em seu ventre.

É uma pena termos tão pouco de Laena na série, ainda assim seu pouco tempo de tela foi recompensado com uma cena densa e inesquecível.

5° - Casamento de Rhaenyra e Laenor Velaryon

Casamentos carregam sempre muita história como bem aprendemos em Game of Thrones e seu emblemático e sangrento Casamento Vermelho

Mantendo a tradição, em A Casa do Dragão, no episódio cinco, a cerimônia que marca a união entre Rhaenyra e Laenor (Theo Nate) na primeira fase da série termina com uma inesperada morte. 

É importante entender as tensões por trás dessa cerimônia. Temos Ser Criston Cole (Fabien Frankle) abalado pela rejeição de Rhaenyra e a quebra de seus votos, tanto que revela para Alicent (Emily Carey) o acontecido e implora por uma pena de morte.

O amante de Laenor, Joffrey Lonmouth (Solly McLeod) conclui que Rhaenyra mantém um caso com Ser Criston Cole (Fabien Frankle) e o aborda com indiretas a esse respeito e insinua que ambos devem manter tais relações em segredo. 

Fica visível o desconforto do cavaleiro com o que mais parece uma ameaça velada e, por isso, ele não demora a agir, matando violentamente o convidado sem dar chances de defesa. Ao que tudo indica, Ser Cole temia mais ser julgado por sua quebra de votos do que por assassinar um nobre.

A forma como a cena é filmada é interessante e funciona muito bem. O conflito não é mostrado claramente, logo o espectador é colocado na mesma posição que alguns dos convidados. Ficamos por um tempo sem entender e aos poucos descobrimos que ele está morto. Uma cena raiz típica de Game of Thrones.

4° - Aemond perde o olho

O episódio sete, situado no início da segunda fase temporal, é marcado por uma sequência que é quase uma espécie de UFC Kids. Após domar Vaghar, o jovem príncipe Aemond (Leo Ashton) vai até as meninas Velaryon se gabar do feito. Baela (Shani Smethurst) e Rhaenys (Eva Ossei-Gerning) se revoltam imediatamente, já que Vaghar era a dragão da mãe delas e seria direito delas tentarem a doma. 

Elas reagem imediatamente furiosas e começa um embate físico. Os filhos de Rhaenyra se envolvem e o conflito termina com Lucerys (Harvey Sadler) atingindo Daemon no olho com uma faca para proteger seu irmão. Mais a frente constatamos que o ferimento é grave e o olho do menino seria perdido. O próprio Aemond lança uma frase de efeito após o acontecimento: que um olho por um dragão parecia uma troca justa. 

A sequência fica ainda mais eletrizante quando toda a família se reúne para compreender o que aconteceu e temos finalmente Alicent (Olivia Cooke) mostrando do que é capaz de fazer pelos filhos. Ela inclusive fere Rhaenyra (Emma D'Arcy) na ocasião. A partir desse episódio Aemond fica conhecido como Aemond Um-Olho.

3° - Rhaenys e sua dragão Meleys invadem a coroação de Aegon

Esse foi o momento em que certamente todos gritaram Dracarys em suas casas, mas não foram atendidos. 

O penúltimo episódio da primeira temporada marcou o golpe aplicado pelos Hightower para a conquista do trono de ferro. Otto (Rhys Ifans) e Alicent, após a morte do Rei, rapidamente articulam para a ascenção de Aegon, se respaldando em um suposto último desejo de Viserys, que sabemos que foi mal interpretado, já que Rhaenyra era o verdadeiro desejo de Viserys para o trono.

Rhaenys (Eve Best) é mantida em cativeiro enquanto eles tentam localizar Aegon que havia sido capturado por Mysaria (Sonora Mizuno) que descobrimos ser a verme branco.

Ao final, na cerimônia de coroação, assim como previsto por Helaena Targaryen (Phia Saban), que alertou sobre uma besta que se escondia embaixo das tábuas, Rhaenys literalmente emerge montada em Meleys, assustando e atingindo parte da população que assistia à cerimônia e ficando cara a cara com o novo rei coroado e sua família.

Apesar do grande susto, ali o objetivo era intimidação e reafirmar uma posição clara de que Rhaenys não apoiaria o golpe, mas sim o desejo em vida do seu irmão.  A sábia irmã de Viserys sabia que aquela guerra não era dela, para que ela incitasse seu início.

Uma pena, pois ali ela podia ter literalmente resolvido e dado game over em toda a treta,

2° - Caminhada de Viserys ao Trono de Ferro

Paddy Considine brilha no oitavo episódio da série e deve ter garantido ao menos uma indicação ao Emmy de melhor ator por série dramática. Nesse episódio temos um rei Viserys extremamente debilitado e dopado o tempo todo pelos Hightower. 

Quando os Velaryon e Rhaenyra e o então esposo Daemon se reúnem em Porto Real para que o rei decida a respeito do destino de Driftmark, somos surpreendidos por uma cena repleta de significados. 

Viserys caminha até o trono pela última vez. A tomada consegue transmitir inúmeras sensações e emociona. Daemon pega a coroa do irmão do chão e o ajuda a recolocá-la e ele chega ao trono. Lá, ele prova o carinho especial que tem por Rhaenyra. Uma cena que poderia ser simples, teve seu grande impacto graças ao show de maquiagem e figurino e interpretação de Considine. De quebra temos Daemon cortando a cabeça do irmão de Corlys Velaryon.

1 ° - Vaghar mata Lucerys e Arrax


O season finale garantiu momentos eletrizantes com uma batalha épica entre dragões. Lucerys, a mando de sua mãe, vai até um dos lordes cuja família havia jurado fidelidade à Rhaenyra na sucessão buscar uma aliança e é surpreendido pela presença de seu tio Aemond. Hostil, o filho de Alicent e Viserys anuncia que quer um olho de Lucerys como pagamento pelo acontecimento do passado.

Lucerys (Elliot Grihault), em contrapartida, não quer entrar em confronto e é escoltado até seu dragão. Mas nos céus, se depara com a investida da maior dragão viva em Westeros, Vaghar.

A cena apesar de ser sob uma forte tempestade e à noite tem excelente qualidade e visibilidade (ao contrário do que vemos quando Aemond doma Vaghar). Há todo um cuidado para demonstrar as devidas proporções dos dragões e quando vemos a sombra de Vaghar passando por cima de Arrax, percebemos a diferença brutal de tamanho e é impossível não arrepiar. 

Como mostrado desde o primeiro episódio, dragões não são seres simples de serem domados. Tanto Arrax quanto Vhagar desobedecem seus montadores e o desfecho é trágico. Vaghar come o pequeno dragão juntamente com Lucerys. Ali temos o estopim para o grande conflito que se dará na próxima temporada. 

Alguns fãs ficaram desapontados pela sequência não ser fiel aos livros. Mas devo lembrar que série tem autonomia e tendo isso em vista a sequência funciona muito bem e entrega tudo.

A segunda temporada tem previsão de estreia para 2024 e por aqui a ansiedade já está lá em cima!

Não deixe de contar nos comentários qual momento está no seu ranking e não foi citado na lista! 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem