O Batman sempre foi (talvez) o herói mais populares dos quadrinhos, tendo diversas adaptações em formatos diferentes (animações, filmes live-actions, áudio dramas, livros, etc), caindo no gosto de toda a população e dominando a cultura pop. Por conta disso, muitas interpretações diferentes foram feitas com o personagem , que realmente casa tanto com o fantástico quanto com o realista.

Entretanto, os fãs sempre cobiçaram por um filme do personagem que explorasse o lado detetive dele, já que o Batman é conhecido nos quadrinhos da DC como o maior detetive do mundo. Foi então que a oportunidade surgiu quando o ator Ben Affleck (Batman vs Superman: A Origem da Justiça, Garota Exemplar) acabou abandonando o papel do Batman por perder o interesse e decidir focar em filmes menores, que a Warner contratou o diretor e roteirista Matt Reeves (Planeta dos Macacos: A Guerra, Cloverfield: O Monstro) para administrar o filme e criar todo um universo cinematográfico focado apenas no Batman e nos mitos de Gotham e finalmente mostrar uma história em que o Batman será de fato um detetive.

Confira então uma lista que fizemos destacando os personagens confirmados e os personagens especulados que devem aparecer no filme.

Personagens Confirmados

Batman/Bruce Wayne (Robert Pattinson)

Primeira aparição nos quadrinhos: Detective Comics #27 (1939), criado por Bill Finger e Bob Kane.

Batman atua como o grande protetor da cidade de Gotham, usando o símbolo de um morcego para incutir medo nos corações dos criminosos. Ao contrário de outros super-heróis, Batman é frequentemente descrito como sem "superpoderes", e usa seu treinamento e equipamentos ao longo da vida para combater o crime. Sua identidade secreta é Bruce Wayne, um rico playboy e filantropo que jurou combater o crime depois de testemunhar o assassinato brutal de seus pais. Ele atuou como membro de várias equipes da DC Comics, incluindo a Liga da Justiça, a Sociedade da Justiça da América e os Renegados, além de ser o fundador e líder de várias equipes, incluindo a Batfamília, Batman de Todas as Nações e a Corporação Batman.

A mais nova versão do homem-morcego será vivida pelo ator Robert Pattinson (O Farol, Bom Comportamento), que trará a versão mais atormentada e investigativa do herói. Assim como nos quadrinhos, ele utilizará suas tecnologias, treinamentos e habilidades para lutar contra a máfia e criminosos diferentes que estão surgindo na cidade, mesmo estando apenas no seu 2º ano como vigilante.

Mulher-Gato/Selina Kyle (Zoe Kravitz)

Primeira aparição nos quadrinhos: Batman #1 (1940), criada por Bill Finger e Bob Kane.

Selina Kyle, também conhecida como Mulher-Gato é uma ladra de joias de Gotham City e uma das inimigas mais conhecidas de Batman. Atualmente retratada como uma órfã que aprendeu a sobreviver nas ruas de Gotham, Selina começou a roubar para sobreviver, mas determinada a fazer isso com estilo, ela aprendeu artes marciais e treinou extensivamente para aperfeiçoar suas habilidades em roubos. Suas atividades criminosas são muitas vezes temperadas por um altruísmo relutante, tornando-a uma vilã inconstante e aliada ocasional de Batman. Ela regularmente escapa da captura pelo Cavaleiro das Trevas e mantém um relacionamento complicado que frequentemente oscila entre o flerte e o romântico. O relacionamento dela com o herói evoluiu a tal ponto em que os dois já chegaram a namorar e quase se casar, com Selina abandonando (quase por completo) a vida de crimes, se tornando uma espécie de anti-heroína de Gotham.

Interpretada pela talentosíssima Zoe Kravitz (Mad Max: Estrada da Fúria, Big Little Lies), Selina está em uma jornada para se tornar a Mulher-Gato no filme. Ela está investigando o desaparecimento de uma amiga enquanto se une ao Batman para desvendar o que realmente está acontecendo por trás dos ataques do Charada. Ela também tem um relacionamento complicado com Carmine Falcone (John Turturro), que nos quadrinhos já chegou a ser pai dela.

Charada/Edward Nashton (Paul Dano)

Primeira aparição nos quadrinhos: Detective Comics #140 (1948), criado por Bill Finger e Dick Sprang.

O Charada, (ou Edward Nashton/Edward "E." Nigma), é um dos inimigo mais icônicos da galeria de vilões do Batman. Conhecido por sua máscara de dominó roxa e traje verde coberto de pontos de interrogação, seja como um terno colante ou um terno de negócios e chapéu-coco e sua bengala em forma de ponto de interrogação especial, o Charada é obcecado por enigmas, quebra-cabeças e jogos de palavras. Ele se diverte em avisar a polícia e Batman de seus, enviando-lhes pistas complexas, tornando-se um dos maiores desafios intelectuais do cruzado encapuzado. Como a maioria dos vilões do Batman, o Charada se tornou um personagem mais sombrio e tridimensional nos últimos anos. Enquanto ele já foi retratado como um trapaceiro criminoso brincalhão, também é vítima de uma intensa compulsão obsessiva, chegando a descobrir a identidade do Batman nos quadrinhos e se tornando até mesmo um detetive particular que ajuda a polícia e o herói a resolver crimes em determinada fase dos quadrinhos.

O grande vilão deste filme, Edward Nashton é um homem que se tornou um serial killer com o objetivo de "desmascarar" as mentiras contadas pela cidade de Gotham, perseguindo algumas figuras corruptas, policiais, e até mesmo Bruce Wayne. Com um passado misterioso, Charada será interpretado pelo ator Paul Dano (Sangue Negro, Pequena Miss Sunchine).

James Gordon (Jeffrey Wright)

Primeira aparição nos quadrinhos: Detective Comics #27 (1939), criado por Bill Finger e Bob Kane.

James Worthington "Jim" Gordon é comissário do Departamento de Polícia de Gotham City e um dos aliados mais confiáveis de Batman, servindo como um dos primeiros personagens coadjuvantes do herói. Na maioria das encarnações, Gordon é o comissário de polícia de Gotham City. Ele compartilha o profundo compromisso do herói de livrar a cidade sombria e corrupta do crime. Quando surgiu nos quadrinhos, Gordon confiava totalmente e é até um pouco dependente de Batman, mas desde as reformulações dos anos 80, ele é um pouco cético em relação ao método vigilante de Batman, mas reconhece a necessidade do herói e ambos têm um respeito mútuo e uma amizade especial. Gordon era o marido de Barbara Kean Gordon e Sarah Essen Gordon, e pai de Barbara Gordon, a segunda Batgirl e Oráculo original. 

Sendo apenas um Chefe da Polícia no filme, Gordon será vivido pelo ator Jeffrey Wright (Westworld, 007: Sem Tempo Para Morrer), que será um aliado do Batman dentro da polícia e tenta a todo custo ajudar o herói e criar uma ponte entre o departamento e o homem-morcego.

Pinguim/Oswalt Cobblepot (Colin Farrell)

Primeira aparição nos quadrinhos: Detective Comics #58 (1941), criado por Bill Finger e Bob Kane.

Um dos inimigos mais antigos do Batman, o Pinguim é frequentemente apresentado como um cavalheiro do crime, muitas vezes desenvolvendo esquemas elaborados enquanto se apresenta como inocente de muitas de suas atividades. Um gênio do crime excêntrico, ele é conhecido por seu amor pela ornitologia e pelo uso de guarda-chuvas equipados com tecnologias (armas, facas, etc). Seu nome real é Oswald Chesterfield Cobblepot, e ele é descendente de uma rica família de Gotham. Representações mais modernas o mostraram como o gerente do Iceberg Lounge, uma boate popular que serve de fachada para sua estatura financeira ilegal.

Chamado apenas de "Oz", esse popular vilão do Batman atuará apenas como um capanga da família Falcone, embora tenha aspirações maiores. Interpretado pelo ator Colin Farrell (O Lagosta, Na Mira do Chefe), que está com uma impressionante maquiagem que o deixa irreconhecível, o Pinguim ganhará também uma série solo para o serviço de streaming HBO Max, se passando após os eventos do filme e sendo também vivido por Farrell.

Alfred Pennyworth (Andy Serkis)

Primeira aparição nos quadrinhos: Batman #16 (1943), criado por Donald Clough Cameron, Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson.

Alfred Thaddeus Crane Pennyworth é o fiel mordomo, parceiro e figura paterna de Bruce Wayne. Ele sabe que Bruce é secretamente o Batman e o ajuda em suas missões e aventuras. Alfred Pennyworth, depois de uma carreira variada, foi contratado como mordomo da família Wayne. Alfred criou o jovem órfão após a morte dos pais, e relutantemente o ajudou em sua busca para se tornar o Batman. Suas muitas habilidades (desde cozinhar até medicina) fazem dele o aliado mais fiel de Batman, juntamente com um comportamento formal que fundamenta o Cavaleiro das Trevas e desvia aqueles que poderiam suspeitar da verdadeira identidade de Batman.

A nova versão do mordomo mais amado da cultura pop será vivida pelo ator Andy Serkis (Pantera Negra, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei), que promete se aproximar mais da versão do personagem criada para os quadrinhos "Batman: Terra Um". Ele deve ser mais severo com Bruce, e ter um passado militar e habilidades com o manejo de armas.

Carmine Falcone (John Turturro)

Primeira aparição nos quadrinhos: Batman #404 (1987), criado por Frank Miller e Dave Mazzucchelli.

Carmine Falcone foi um dos grandes senhores do crime de Gotham City, quando o crime da cidade era administrado pela máfia. Apelidado de "O Romano" por sua crueldade e expansionismo inflexíveis, ele foi um dos primeiros inimigos que o Batman enfrentou durante os seus primeiros anos de carreira. Falcone tem uma interessante conexão com a família Wayne, já que Thomas Wayne (pai de Bruce) salvou sua vida quando era mais jovem, retirando uma bala de seu corpo e estancando a ferida. Por isso, Falcone mantem um pouco de respeito pelo legado da família e com Bruce Wayne.

No novo filme, Falcone será vivido pelo ator John Turturro (Barton Fink, Delírios de Hollywood, The Night Of), em uma versão bem fiel aos quadrinhos em que o vilão ainda é o manda chuva do crime de Gotham, e está vendo o Batman enfrentar o seu império.

Bella Reál (Jayme Lawson)

Bella Reál é uma nova candidata a prefeitura de Gotham, prometendo trazer uma revitalização para a cidade de Gotham, ajudando os fracos e oprimidos. A Personagem também original será vivida pela atriz novata Jayme Lawson (The Woman is King, Farewell Amor).

Promotor Gil Colson (Peter Sarsgaard)

Também um personagem original do filme, Gil Coulson é um Promotor corrupto de Gotham, que está trabalhando para a família Falcone. Interpretado por Peter Sarsgaard (A Filha Perdida, Lanterna Verde), Coulson é mais uma vitima do Charada em sua cruzada para desmascarar Gotham e sua corrupção.

Comissário Pete Savage (Alex Ferns)

Outro personagem original do filme que terá destaque na trama, Pete Savage será o atual Comissário da Polícia de Gotham, vivido por Alex Ferns (Chernobyl, Feliz Natal). Além de corrupto, o comissário se mostra contra o Batman, e vive questionando as ações do herói e suas intenções.

Chefe Mackenzie Bock (Con O'Neill)

Primeira aparição nos quadrinhos: Detective Comics #681 (1995), criado por Chuck Dixon e Graham Nolan.

Mackenzie "Hardback" Bock é uma detetive do Departamento de Polícia de Gotham City, que mais tarde se tornou chefe de detetives. Ele se destacou durante a saga "Terra de Ninguém", onde Bock se separou amigavelmente de seus aliados do GCPD para reunir seu antigo bairro, onde montou uma área de 100 quarteirões para protegeu os sobreviventes.

Vivido pelo ator Con O'Neill (Chernobyl, The Tunnel), Mackenzie não deve ter um grande papel na trama do filme, sendo apenas um dos policiais de apoio do Departamento de Polícia de Gotham.

Personagens Especulados

Coringa (Barry Keoghan)

Primeira aparição nos quadrinhos: Batman #1 (1940), criado por Bill Finger e Jerry Robinson.

O vilão mais popular e querido do Batman, o Coringa é um assassino sádico que já teve dezenas de encarnações e personalidades diferentes nos quadrinhos, mas sempre foi o maior nêmeses do cavaleiro das trevas. Embora sua origem seja um completo mistério (mesmo com alguns autores brincando e tentarem criar uma), ele vive aterrorizando a cidade de Gotham com seus crimes e assassinatos, utilizando de sua grande inteligência, armas, e "brinquedos" modificados que foram transformados em armas. Sua marca registrada é o gás do riso, que faz com que as vitimas morram de tanto rir, ficando com um sorriso macabro.

O ator Barry Keoghan (Eternos, O Sacrifício do Cervo Sagrado) foi inicialmente confirmado no elenco do filme pela Warner Bros, interpretando o policial Stanley Merkel o parceiro de Gordon). Entretanto, novos rumores e informações indicam que ele está secretamente dando vida a mais uma versão do vilão Coringa, dessa vez no novo universo criado por Matt Reeves.

Dois anos nas ruas como o Batman (Robert Pattinson), causando medo nos corações dos criminosos, levou Bruce Wayne para as sombras de Gotham. Com apenas alguns aliados de confiança - Alfred (Andy Serkis) e o tenente Gordon (Jeffrey Wright) - entre a rede corrupta de figuras importantes e funcionários, o vigilante se tornou a personificação da vingança na cidade. Quando um assassino atinge a elite de Gotham com intenções sádicas e pistas enigmáticas, O Maior Detetive do Mundo é enviado nessa investigação onde ele encontra personagens como Selina Kyle - também conhecida como Mulher-Gato (Zoë Kravitz), Oswald  Cobblepot - também conhecido como O Pinguim (Colin Farrell), Carmine Falcone (John Turturro) e Edward Nashton - também conhecido como Charada (Paul Dano). À medida que as evidências começam a chegar mais perto de casa e a escala dos planos do criminoso se torna clara, Batman deve forjar novos relacionamentos, desmascarar o culpado e trazer justiça à corrupção que há muito tempo atormenta Gotham City.

Não deixem de compartilhar nossos textos com amigos ou conhecidos que também gostam de cultura pop, além é claro de conferir a nossa ampla cobertura de "Batman", que chega aos cinemas no dia 2 de Março desse ano.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem