Desde seu início o Universo Cinematográfico Marvel sempre foi repleto de artefatos incrivelmente poderosos, sendo esses tanto místicos, alienígenas e até mesmo científicos. Hoje nós iremos ranquear esses artefatos nos 10 mais poderosos já apresentados, utilizando como critérios seu poder destrutivo e sua versatilidade em uma batalha.

OBSERVAÇÕES: Nessa lista não utilizaremos armaduras, trajes especiais ou receptáculos, por isso serão desconsiderados itens que possuam as joias do infinito separadas, como o Olho de Agamotto ou o Cetro do Loki. Usaremos apenas itens que já foram usados por alguém alguma vez e que possuam sua existência confirmada dentro do UCM. Por fim, serão considerados tanto artefatos que existem quanto aqueles que já foram destruídos.


10. Escudo de Vibranium

Abrindo nossa lista com um dos artefatos de guerra mais famosos da ficção, o escudo de Steve Rogers é um dos itens mais resistentes de todo o Universo Cinematográfico Marvel. Portado por Rogers, o escudo fez sua primeira aparição em Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) e foi criado por Howard Stark com o metal Vibranium.

Sendo feito de vibranium o escudo é semi-indestrutível, podendo aguentar explosões completas, raios de energia e pode rivalizar até mesmo com o próprio Uru. Além disso, é capaz de absorver os impactos de diversas armas, suportando até mesmo um golpe do Mjölnir. É muito aerodinâmico e retorna ao seu dono sempre que arremessado. 

É importante ressaltar que vimos um protótipo dele em Homem de Ferro (2008), porém por não se tratar do escudo utilizado por Steve Rogers deve-se desconsiderar como a primeira aparição do artefato, pois não é a versão que conhecemos e que estamos abordando.


9. Anel de Acesso

Um dos primeiros itens místicos a aparecer no MCU, o Anel de Acesso é um artefato bem simples e compacto, porém com uma finalidade incrivelmente útil. Utilizado pelos magos, esse pequeno objeto possui o poder de criar portais místicos através do espaço que podem viajar por todo o universo, sendo o limite a imaginação de seu usuário.

O artefato fez sua primeira aparição em Doutor Estranho (2016) e pode ser utilizado por qualquer um, sendo necessário apenas que a pessoa visualize o local para onde deseja ir e faça pequenos movimentos circulares com as mãos até que se abra um portal.


8. Partículas Pym


Nem parece que esses pequenos frasquinhos vermelhos são tão versáteis e poderosos não é mesmo? Criadas pelo cientista Hank Pym, as Partículas Pym apareceram pela primeira vez em Homem-Formiga (2015) e são pequenas partículas que possuem a habilidade de manipular os átomos da matéria, podendo separá-los ou agrupá-los de forma que possa fazer as coisas, respectivamente, diminuírem ou aumentarem de tamanho, sendo desde gnomos de jardim e carros à até mesmo pessoas e animais.

Como se isso já não fosse o suficiente, essas pequenas partículas permitem que o usuário acesse o reino quântico, uma dimensão de bolso onde é possível viajar através do tempo.


7. Flecha Yaka

Bem, como podemos explicar a Flecha Yaka? Esse pequeno item utilizado por Yondu é uma flecha voadora capaz de matar dezenas de soldados em poucos segundos e com apenas um assobio, sendo assim uma das armas mais letais e velozes de todo o universo.

Fazendo sua primeira aparição em Guardiões da Galáxia (2014), o artefato popularmente conhecido como "Flecha de Yondu" é controlado por uma crista tecnológica que emite uma espécie de sinal mental do usuário para a flecha, permitindo que ele a controle ao seu bel prazer. Pode parecer fraca, mas essa pequena flecha voadora pode promover uma chacina em apenas alguns segundos. Ainda por cima, essa flecha possui uma força absurda, sendo capaz de fazer seu usuário planar no ar apenas segurando ela.


6. Destruidor

Ok, nesse momento você deve estar se perguntando se o Destruidor realmente é uma arma ou não, mas eu preciso te dizer que sim, ele é uma arma. Enviado e controlado por Loki, o Destruidor é uma das armas mais poderosas de Asgard, sendo um robô de luta feito do metal Uru com um incrível poder destrutivo e uma força descomunal.

Fazendo sua primeira aparição em Thor (2011), o robô Destruidor é capaz de disparar uma rajada de fogo de sua própria face e é controlado remotamente. Ainda por cima, é incrivelmente resistente, sendo necessário que o próprio Thor com o Mjölnir o derrotasse.


5. Caixa dos Invernos Eternos

Abrindo nosso TOP 5 com a arma suprema de Jotunheim, a Caixa dos Invernos Eternos surgiu pela primeira vez em Thor (2011) e abriga dentro de si o frio intenso de mil invernos asgardianos, capaz de dizimar exércitos inteiros com apenas uma ativação. É tão poderosa que só pode ser ativada por um Gigante de Gelo, fazendo com que qualquer ser de outra raça seja queimado pelo frio intenso que há dentro da caixa e morra.

Para ser ativada, basta que um Gigante de Gelo a segure para que seja liberada uma rajada de gelo capaz de dizimar qualquer um, desde humanos à asgardianos.


4. Mjölnir

Sendo uma das armas mais poderosas de todo o Universo Cinematográfico Marvel, capaz de dizimar um exército inteiro com apenas um golpe, o Mjölnir é uma das armas mais poderosas de todo o reino de Asgard, senda criado pelos próprios anões de Nidavellir. 

Aparecendo pela primeira vez em Thor (2011), o martelo Mjölnir era um martelo "simples", sendo apenas um canalizador para os poderes de Thor, porém após ser enfeitiçado por Odin essa arma se tornou uma fonte de poder, fazendo com que qualquer um que fosse digno de o empunhar recebe os poderes de Thor de controlar os raios, além de aumentar grandemente o poder de seu usuário. Ainda por cima, sempre que arremessado o Mjölnir volta diretamente para a mão de seu portador, além de servir para se proteger de ataques e até mesmo como uma forma de voar se for girado corretamente. Por fim, por ser feito de Uru é praticamente indestrutível, além de possuir uma força absurda, dentre outras inúmeras funcionalidades que são desconhecidas até mesmo pelo próprio Thor.


3. Dez Anéis

O artefato mais recente dessa lista, os Dez Anéis surgiram esse ano em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) e se mostraram incrivelmente poderosos. Sendo utilizados por Wenwu, o Mandarim, os anéis garantem longevidade ao seu portador, permitindo que seu usuário possa viver centenas de anos sem envelhecer, adoecer ou morrer naturalmente. 

Em batalha, os anéis podem servir como chicotes, como proteção, como projéteis, como plataforma e muitas outras funções inimagináveis. Podendo ser atirados, esses anéis também podem disparar uma espécie de energia destrutiva e podem se juntar para causar uma explosão feita dessa mesma energia, sendo assim muito úteis em batalhas.


2. Rompe-Tormentas

Nascida do poder remanescente de uma estrela morta que foi ressuscitada, o machado de duas pontas Rompe-Tormentas surgiu em Vingadores: Guerra Infinita (2018) tem o poder de canalizar o poderes de Thor e até mesmo invocar e controlar a Bifrost, permitindo assim que seu portador possa viajar livremente pelos nove reinos da Yggdrasil.

Feito do mais puro Uru, essa arma é incrivelmente resistente e poderosa, podendo até mesmo suportar um pequeno ataque de energia das joias do infinito. Além disso, como o próprio Mjölnir, o Rompe-Tormentas sempre retorna a mão de seu portador, além de poder propagar os relâmpagos de Thor e ser muito afiado, capaz de perfurar a pele de um Eterno.


1. Manopla do Infinito (com as Joias)

E claro, falando de artefatos poderosos não podemos esquecer do artefato que dizimou metade do universo com apenas um pequeno estalar de dedos: A Manopla do Infinito. Esse item que surgiu por completo em Vingadores: Guerra Infinita (2018) é basicamente uma arma com poderes infinitos, sendo o seu único limite a imaginação de seu portador.

É importante ressaltar que a manopla em si não possui poder algum, mas sim as joias que ela carrega. Portado as 6 joias do infinito (Espaço, Realidade, Poder, Alma, Mente e Tempo), essa arma torna a pessoa que a utiliza um deus, podendo fazer tudo que quiser com ela, desde alterar a realidade a nível subatômico a até mesmo viajar pelo tempo-espaço e destroçar ou criar um universo inteiro. Não há limites para o poder das joias reunidas.


Gostou da lista? Discorda dela em algum ponto? Acha que faltou algum artefato? Deixe nos comentários o que achou do texto e nos conte sua própria versão da lista.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem