Os anos 70, época marcada pelo começo da Era de Prata dos quadrinhos, e também onde um velho conhecido, o Comics Code Authorithy foi atualizado, e algumas das restrições antigas foram retiradas, entre elas, a proibição de aparição de personagens como vampiros e lobisomens.

Com isso, a Marvel, boba nem nada, começou a investir em quadrinhos e revistas focados, ou que contavam com esses tipos de personagem, como a "Tumba do Drácula" e o "Monstro de Franknstein". Porém, Marvel Spotlight não era esse tipo de quadrinhos, e sim a primeira de uma lista de 3 quadrinhos para lançar personagens (As outras sendo Marvel Feature e Marvel Premiere), sem que eles precisassem de revistas solos, bem parecida com outra velha conhecida, a "Showcase", da DC Comics.

Dentre os personagens que forma apresentados dentro dessas séries temos Jack Russel, um jovem de Los Angeles, que se transforma no Lobisomem pela Noite, criado pelo escritor Gerry Conway e pelo desenhista Mike Plogg, a partir de uma ideia do editor Roy Thomas, que será o personagem que será visto hoje, dando uma olhada pelas 3 edições que apareceu em Marvel Spotlight, antes de finalmente ganhar sua série solo.

Em sua primeira aparição, já começamos vendo Jack transformado, e arranjando briga como o Lobisomem, até que volta para casa, e acorda como se tudo fosse um sonho, no dia de seu aniversário. Então vamos sendo apresentados a vida do personagem, como sua mãe Laura, sua irmã Lissa, seu padastro Phillip e o choffer Grant.

Nessa mesma noite, durante sua festa, Jack acaba voltando a se tornar um Lobisomem, e acaba passando por Grant mexendo no carro da família e lutando contra um lobo dentro de uma casa abandonada, e acaba sendo encontrado por Phillip e Lissa, deitado na praia. De lá, ele é levado para casa, quando recebe a notícia que sua mãe sofreu um acidente, tentando procurá-lo, e poderia estar preste a morrer. Enquanto se recupera, Jack ouve, durante o sono, um telefonema suspeito de Phillip para Grant falando sobre dinheiro;

Invadindo o hospital, já que não pode entrar por meios normais, Jack encontra sua mãe em seus últimos momentos. Ela então conta a sobre o pai verdadeiro do garoto e a que ela sabia sobre a maldição. Ela conta, que quando a família viva no castelo do pai de Jack, um barão, que se trancava numa das torres, durante as noites de lua cheia, dizendo que iria estudar. Porém, um dia, um raio acertou a torre, e o Barão desapareceu. 


Capa da primeira aparição do personagem.

Durante esse tempo, uma criatura começou a atormentar a cidade, então os cidadãos foram pedir ajuda ao Barão, que também havia desaparecido. Durante uma vígila, cidadãos encontram um lobisomem, e conseguem matá-lo, mas, enquanto morre, ele se destransforma, e descobrem ser o Barão. Laura então faz Jack prometer nunca levantar a mão contra seu padastro, e enquanto jura, ele volta a se transformar em Lobisomem, e nos últimos momentos de lucidez, liga Grant ao acidente e vai atrás dele.

Ele encontra Grant, e os dois começam uma luta corporal, mas o Lobisomem leva a melhor, e mata o homem que fez sua mãe ser morta. O Lobisomem então presencia Phillip chegar com um pacote de dinheiro. Mesmo em sua selvageria, e em dúvida se  Phillip realmente que mandou matar Laura, a parte consciente intervém e lembra a criatura noturna de sua promessa. Phillip então vai embora, e o Lobisomem continua lá e grita para a lua.

A história é realmente estonteante, tanto em seus desenhos, quanto em seu roteiro. Mesmo que o Lobisomem selvagem e que não fala, nós temos narrações, que são feitas pela parte consciente daquele corpo, Jack Russel, que não são só explicações desnecessárias sobre o painel, como em quadrinhos mais antigos, mas contribuem para as sensações do Lobisomem, e atmosfera de terror, contribuído por sua incrível arte.

Nas 2 edições subsequentes, vemos duas aventuras de Jack por castelos. Na primeira, após salvar sua irmã de uma gangue de motoqueiros, enquanto transformado em Lobisomem, Jack acaba por encontrar o Senhor Timly, que o sequestra e o leva para sua casa, onde lá ele também encontra Agatha Timly e o criado Kraig, que parecem ter vindo dos filmes do Franknstein.


Capa de Marvel Spotlight #3

Jack descobre porque está ali, eles querem o Darkhold (Sim, aquele livrinho, que esse ano, no MCU, foi apresentado em WandaVision. Quem diria que esse artefato teria sido mencionado pela primeira vez numa revista de um personagem bem desconhecido), que era do pai de Jack.

Durante a história, vemos Jack conseguindo fugir, enquanto os 3 captores acabam por morrer. Senhor Timly é morto por Kraig, após Timly ter tentado proteger Jack de ser morto, Kraig é ao ser atingido por um raio, e Agatha morta durante um incêndio em sua casa, presenciado por Jack, num sonho.

E na terceira e última, com ajuda de Buck Owens, que estava fazendo uma pesquisa sobre o oculto e o Darkhold, Jack descobre o paradeiro do castelo de seu pai, que foi levado de sua cidade natal, na Europa, para uma ilha. Querendo descobrir mais, ele parte para ilha sem Buck, e é encontrado pelo novo dono do castelo, Doutor Blackgar, sua filha Marlene (que possuía grandes óculos) e o capacho Garth.

Lá, Jack descobre sobre as experiências nefastas de Blackgar, e encontra o Darkhold, mas já é tarde, e ele se transforma em Lobisomem e começa uma confusão. Ele acaba por libertar as outras experiências de Blackgar, que atacam Garth, e Marlene o leva até o próprio Doutor. Após uma acirrada batalha, a criatura joga Blackgar pela janela.


Capa de Marvel Spotlight #4

Ao final, Marlene tenta fazer uma aliança com a criatura, mas sua selvageria faz com que ataque a moça, que revela a verdadeira natureza das experiências feitas ali. Eram apara curar ela de sua condição mutante, de transformar todos que olhasse em pedra, quando não estivesse de óculos. Ela então transforma a criatura em pedra, e deixando um gosto de quero mais.

Após esse final, o Lobisomem ganhou uma série de 44 edições (Até apresentando o Cavaleiro da Lua), até que caiu no esquecimento, mas talvez sua popularidade volte, devido a notícias do MCU de querer usar o personagem, e sua atual série nos quadrinhos.





Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem