Durante os anos 70, os filmes de Kung Fu e artes marciais com "Operação Dragão", "O Voo do Dragão" e outros clássicos protagonizados por atores como Bruce Lee e Jackie Chan marcaram a década e a cultura pop da época. Foi então que a Marvel Comics viu uma grande oportunidade e decidiu surfar na onda desses filmes e criou personagens que também praticavam artes marciais, como o Punho de Ferro e o próprio Shang-Chi (também conhecido como O Mestre do Kung Fu), que era totalmente inspirado em Bruce Lee. Embora não tenha se tornado um grande sucesso e nem emplacado muitas fases, Shang-Chi conquistou uma boa fanbase que realmente curte o personagem e suas histórias.
Com direção de Destin Daniel Cretton (Temporário 12, Luta Por Justiça) e roteiros de Dave Callaham (Mulher-Maravilha 1984, Mortal Kombat) e Andrew Lanham (A Cabana, O Castelo de Vidro), o filme foi anunciado no começo de 2019 surpreendendo a todos, sendo considerado um dos projetos dos sonhos do presidente da Marvel Studios, Kevin Feige. Então, como aquecimento para a estreia do filme, decidimos fazer um texto especial explicando e falando de todos os personagens confirmados e especulados.
Personagens Confirmados
Shang-Chi (Simu Liu)
Primeira aparição nos quadrinhos: Special Marvel Edition #15 (1973), criado por Steve Englehart e Jim Starlin.
Shang-Chi foi criado para se tornar um assassino mortal por seu pai, o lorde do crime imortal e feiticeiro Fu Manchu. Sentindo que as lições de vários mestres não eram o bastante, o rapaz também foi submetido à alquimia e um treinamento de realidade virtual de técnicas e estilos enquanto ele dormia. No entanto, Shang Chi tornou-se ciente do mal de seu pai e fingiu a sua morte após sua primeira missão. Ele então começou a atacar vários elementos do império do crime de seu pai e se aliou com o inimigo de seu pai. Ele então se tornou um grande herói e o maior lutador de todo o Universo Marvel, conseguindo derrotar qualquer adversário em um combate físico.
O herói e protagonista finalmente fará sua estreia no MCU interpretado pelo ator Simu Liu (Kim's Convenience, Taken), e diferentemente dos quadrinhos, será o filho biológico do Mandarim, sendo treinado a vida toda por seu pai para o suceder e se tornar o líder da organização secreta Os Dez Anéis.
Wenwu/Madarim (Tony Chiu-Wai Leung)
Primeira aparição nos quadrinhos: Tales of Suspense #50 (1964), criado por Stan Lee e Don Heck.
Mandarim nasceu de uma prostituta inglesa em um antro de ópio localizado no pequeno vilarejo de Habuquan na Mongólia Interior, China, onde passou toda a infância fazendo trabalhos forçados. Após a morte de sua mãe devido a uma overdose, o mandarim matou seu cafetão, que ele imaginou ser seu pai, e mergulhou na vida do crime. Enquanto fugia, o Mandarim encontrou dentro de uma caverna no Vale dos Espíritos os destroços de uma nave alienígena. Ficando paralisado por um conjunto de dez pequenos cilindros girando no motor da nave, ele pegou os artefatos e escondeu os destroços da nave. Tendo os achado semelhantes em aparência a anéis, o Mandarim começou a usá-los como tal, estudando lentamente cada um deles e ganhando acesso aos seus poderes. Quando os usou pela primeira vez de uma vez, sua mente foi alcançada pelos espíritos guerreiros presos dentro dos anéis. Esses espíritos influenciaram o Mandarim, de modo que seu objetivo final na vida seria ressuscitá-los. Ele se tornou então o líder de uma organização secreta que viria a ser uma ameaça global, e foi o responsável pela captura de Tony Stark, com o objetivo de faze-lo estudar a tecnologia presente nos anéis.
O lendário ator chinês Tony Chiu-Wai Leung (Conflitos Internos, Amor á Flor da Pele) viverá o famoso vilão do Homem de Ferro no MCU. Pai de Shang-Chi e líder da organização secreta Os Dez Anéis, Wenwu planeja obter todos os 10 anéis místicos para realizar seus objetivos.
Katy Chen (Awkwafina)
Katy é uma das protagonistas do filme e melhor amiga de Shang-Chi, o conhecendo no período em que ele estava "livre", e embora aparentemente não seja uma lutadora, ela é vista utilizando um arco e flecha durante os trailers. A talentosa atriz e rapper Awkwafina (A Despedida, Podres de Ricos) interpretará a personagem.
Ying Nan (Michelle Yeoh)
Uma das personagens mais misteriosas do filme, Ying é descrita como a "guardiã de uma cidade mística", e uma habilidosa lutadora que ajudará e guiará Shang-Chi em sua aventura. Ying será interpretada pela atriz e artista marcial Michelle Yeoh (O Tigre e o Dragão, Podres de Ricos), uma lenda dos filmes de ação e artes marciais. Um detalhe curioso é que a atriz já apareceu no MCU antes, interpretando a personagem Aleta Ogord no filme "Guardiões da Galáxia Vol. 2".
Anjo da Morte (Andy Le)
Primeira aparição nos quadrinhos: Mestre do Kung Fu #115 (1982), criado por Doug Moench e Gene Day.
Li Ching-Lin era um agente do MI6 que trabalhava secretamente para Fu Manchu. Lin foi considerada tão brutal e perigosa pelo diretor do MI6, Fah Lo Sucted, que ela contratou Denis Nayland Smith e Shang-Chi para eliminá-lo. Na China durante uma missão para adentrar o castelo de Fu Manchu, Shang-Chi chegou à fortaleza e o Agente da Morte o confrontou e tentou reivindicar um pouco do sangue o herói. Mas foi rapidamente morto quando Shang-Chi jogou um braseiro nele e o explodiu em chamas, matando o vilão.
O não tão famoso vilão do herói será vivido pelo duble e ator Andy Le (Unluycky Stars, Supreme Art of War), e no filme servirá como membro da organização Dez Anéis e treinou Shang-Chi durante sua vida toda, sendo um dos grandes antagonistas da história.
Punho de Lâmina (Florian Munteanu)
Primeira aparição nos quadrinhos: Mestre do Kung Fu #105 (1981), criado por Doug Moench e Gene Day.
Douglas Scott é um brilhante artista marcial que se tornou mercenário e assassino trabalhando ao lado de William Scott, seu irmão. Ambos sofreram um acidente de carro e tiveram uma de suas mãos amputadas, e as substituíram por laminas. Quando os irmãos foram contratados para lutarem contra Shang-Chi, ele foram derrotados e capturados. Punho de Lamina mais tarde apareceu com lâminas em ambas as mãos, em vez de apenas uma, e enfrentou o herói mais algumas vezes. Além do Shang-Chi, ele lutou contra outros personagens da Marvel como o Wolverine e a Elektra, sendo uma grande ameaça.
Também fazendo sua estreia no MCU, o vilão será interpretado pelo ator e lutador Florian Munteanu (Creed II, Borderlands), e será uma das grandes ameaças físicas de Shang-Chi.
Xialing (Meng'er Zhang)
Xialing é a filha distante de Wenwu e irmã de Shang-Chi que teve que abandonar sua vida reclusa para se juntar a seu irmão em sua missão para derrotar os Dez Anéis. A atriz novata Meng'er Zhang será a responsável por interpretar a personagem, que é original do filme.
O Grande Protetor
Um dragão místico que protege algo que Shang-Chi busca durante o longa, faz parte das criaturas do folclore chinês que estarão presentes na história do filme.
Abominável (Tim Roth)
Primeira aparição nos quadrinhos: Tales to Astonish #90 (1967), criado por Stan Lee e Gil Kane.
Emil Blonsky era um espião comunista croata iugoslavo que se infiltrou na base da Força Aérea dos Estados Unidos no Novo México comandada pelo General "Thunderbolt" Ross e onde o Dr. Bruce Banner, o físico nuclear que se tornou o Hulk, conduziu muitos de seus experimentos com radiação gama . Blonsky fez três tentativas de sabotar mísseis na base que foram vitais para a defesa dos Estados Unidos. Embora cada tentativa tenha sido frustrada por pouco, a Força Aérea ainda não sabia quem era o sabotador até a transformação de Blonsky. Durante um acidente, ele foi bombardeado com uma dosagem mais concentrada e intensa de radiação gama do que o próprio Banner recebeu da explosão nuclear que o transformou no Hulk. Como Banner, Blonsky tinha algum fator genético desconhecido em seu corpo que o salvou de ser morto por uma dose tão grande de radiação gama. Em vez disso, a radiação teve um efeito mutagênico imediato sobre Blonsky, transformando-o no monstro de pele verde parecido com o Hulk que a filha do General Ross apelidou de Abominável, que viria a ser um dos grandes vilões do golias esmeralda.
Surpreendendo absolutamente todos, o vilão fará seu retorno triunfal ao MCU no filme, com um design completamente repaginado e participando de um torneio de luta. Interpretado pelo ator Tim Roth (Os Oito Odiados, Pulp Fiction: Tempo de Violência), o personagem apareceu apenas em "O Incrível Hulk", segundo filme da Marvel Studios lançado em 2008, e está confirmado para aparecer em "Mulher-Hulk", série do serviço de streaming Disney+.
Wong (Benedict Wong)
Primeira aparição nos quadrinhos: Strange Tales #110 (1963), criado por Stan Lee e Steve Ditko.
Wong era descendente e parecido com Kan, um monge tibetano que viveu cerca de mil anos atrás e era um estudante do ocultismo. Durante as dez gerações anteriores à de Wong, os primogênitos machos de sua linha serviram ao Ancião, o ex-Feiticeiro Supremo da dimensão da Terra. O último membro da família de Wong a servir ao Ancião foi o próprio pai de Wong, Hamir, o Eremita, que permaneceu com o Ancião até a morte. Quando Wong atingiu a idade adulta, o Ancião o enviou para os Estados Unidos para seu discípulo, o Doutor Stephen Strange, e o primeiro membro de sua família a vir para a América. Wong serviu bem e lealmente a Strange por muitos anos, agindo como seu ajudante e em alguns momentos como o seu "mordomo".
Fazendo sua estreia em "Doutor Estranho" e aparecendo em "Vingadores: Guerra Infinita" e "Vingadores: Ultimato", Wong aparece brevemente nos trailers enfrentando o Abominável em um ringue de luta, durante o torneio. Interpretado pelo ator Benedict Wong (Aniquilação, Perdido em Marte), o motivo pelo qual o personagem está no torneio ainda é incerto.
Personagens Especulados
Trevor Slattery (Ben Kingslay)
Trevor Slattery é um ex-ator viciado em drogas e outros problemas legais até ser abordado pelo cientista Aldrich Killian (Guy Pearce) para se passar por Mandarim, o terrorista perfeito idealizado. Assumindo a responsabilidade pelos acidentes generalizados causados pelos experimentos de Killian, a persona Mandarim convenceu as pessoas de que ele estava no comando da infame organização terrorista conhecida como os Dez Anéis, eventualmente se tornando o terrorista mais temido do Ocidente. Foi capturado por Tony Stark (Robert Downey Jr.)
Um dos personagens mais polêmicos de todo o MCU, foi alvo de críticas por muitos fãs após ter sido revelado que ele não era o verdadeiro Mandarim, e sim um ator se passando pelo vilão. O personagem original foi interpretado pelo ator Ben Kingsley (Ilha do Medo, A Lista de Schindler) no filme "Homem de Ferro 3" e no curta "Todos Saúdem o Rei", e deve ter uma ponta no filme do Shang-Chi como membro dos Dez Anéis.
Barão Mordo (Chiwetel Ejiofor)
Primeira aparição nos quadrinhos: Strange Tales #111 (1963), criado por Stan Lee e Steve Ditko.
Um dos principais inimigos do Doutor Estranho, Nikolai Mordo era inicialmente um aprendiz do Ancião, totalmente fiel a seu mestre e almejava tornar-se seu substituto. Tudo mudou quando Stephen Strange apareceu e se tornou o principal aluno de seu mestre, e então Mordo decidiu abandonar seu posto de aluno do Ancião e buscar um caminho próprio. Mordo continuou seus estudos e se tornou um grande rival do Doutor Estranho. Eles lutaram muitas vezes, com Mordo se aliando a diversos outros inimigos e criaturas místicas para derrotar o Mago Supremo da Marvel.
O vilão é interpretado no MCU pelo ator Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão, Filhos da Esperança), apareceu em "Doutor Estranho" e está confirmado para aparecer em "Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura". Sua participação no filme está sendo especulada, onde ele deve participar do torneio místico com algum objetivo não revelado.
Garra de Tigre
Primeira aparição nos quadrinhos: Giant-Size Master of Kung Fu #110 (1975), criado por Doug Moench e Keith Pollard.
Garra de Tigre é um artista marcial que enfrentou Fu Manchu, exigindo uma posição como mestre da Si-Fan. Depois que ele matou três mestres Si-Fan, Fu Manchu concedeu-lhe a posição. Anos depois, ele desafiou e foi derrotado por Shang-Chi.
Rumores de que o vilão fará uma breve participação do filme estão circulando na internet, onde ele deve aparecer no torneio místico. Até o momento nenhum ator foi confirmado no papel.
Ghost Maker
Primeira aparição nos quadrinhos: Mestre do Kung Fu #110 (1982), criado por Doug Moench e Gene Day.
Grigori Sovchenko participou de um "programa de intercâmbio" limitado, onde dois dos mais talentosos Artistas Marciais da China, mestres do estilo de luta esotérico conhecido como Naked Kill, foram trazidos para a Rússia para ensinar e treinar. Seu treinamento durou 15 anos, quando os dois professores foram chamados de volta para casa, mas àquela altura Grigori já era o homem mais perigoso da Rússia Soviética. Ele continuou treinando por conta própria, refinando e aumentando o estilo esotérico com técnicas e truques próprios. Quando ele se julgou realmente pronto e passou em seu próprio batismo designado, o assassinato não detectado de dez principais espiões ocidentais com suas próprias mãos, ele assumiu um novo nome: Ghost Maker.
Outro personagem que a participação está sendo especulada na participação do torneio, mas até o momento nenhum ator foi confirmado no papel.
Moving Shadow
Primeira aparição nos quadrinhos: Shang-Chi: Mestre do Kung Fu (2002), criado por Doug Moench e Paul Gulacy.
Irmão de Shang-Chi e filho do Fu Manchu, Moving Shadow foi criado para derrotar seu irmão e abraçou os ensinamentos e treinamento de seu pai, e o serviu com lealdade e sem questionar. Moving Shadow recebeu ordens de matar seu meio-irmão e não teve problemas em seguir essas ordens, ansioso para provar que era superior a Shang-Chi. Quando seu meio-irmão o derrotou e não quis matá-lo, Fu Manchu o matou com uma lâmina arremessada e três montanhas desabaram em cima de seu corpo logo em seguida.
Assim como os outros personagens, sua participação no filme foi especulada, sendo apenas um dos inimigos presentes no torneio. Até o momento, nenhum ator foi confirmado no papel.
Shang-Chi é um jovem chinês criado por seu pai em reclusão, sendo treinado em artes marciais. Quando ele tem a chance de entrar em contato com o resto do mundo, logo percebe que seu pai não é o humanitário que dizia ser, vendo-se obrigado a se rebelar.
O filme tem data de estreia marcada para o dia 3 de Setembro desse ano, e vai estrear apenas nos cinemas. Algumas semanas após o filme ser exibido nos cinemas, ele deve chegar no serviço de streaming Disney+. Não deixe de conferir a nossa crítica e cobertura completa do longa.
Postar um comentário