Durante mais de uma década, a HBO/HBO GO foi um dos serviços de streamings mais populares do mundo, e ficou mundialmente conhecido por lançar as séries mais premiadas e aclamadas de Hollywood (Game of Thrones, Band of Brothers, Veep, Fringe, Família Sopranos, Chernobyl,Six Feet Under, True Detective, Euphoria, Watchmen, Westworld, Big Little Lies, Succession, etc).
Com o surgimento da Netflix e da famosa “Guerra dos streamings”, a WarnerMedia decidiu entrar de vez na briga na disputa com a Netflix, Amazon Prime Video, Apple TV+, Disney+, Paramount+, Hulu, Crunchyroll e muitos outros serviços de streaming que existem. Foi então que a empresa apresentou o HBO Max em 2019, serviço que não só engloba o conteúdo da HBO, como todas as outras propriedades da empresa (DC Comics, Cartoon Network, CW, Warner Classics, New Line, Adult Swim, etc).
Lançado no dia de Maio de 2020 (aos trancos e barrancos) nos Estados Unidos da América, o serviço é um dos mais caros existentes, custando cerca de US $14,99 dólares, com uma versão mais barata com anúncios custando US $9,90 dólares. Atualmente o HBO Max tem cerca de 44.2 Milhões de assinantes, segundo um evento da WarnerMedia em Abril deste ano, batendo a expectativa da empresa.
Após mais de um ano de seu lançamento, o serviço começará a ser lançado em outros países e regiões do Globo, começando pela América Latina. Chegando no Brasil amanhã (29/06), diferentemente dos EUA a HBO Max vai substituir completamente a HBO GO, e os assinantes do serviço receberão uma atualização direta sem custos. Já aqueles que têm o serviço através de outros serviços ou operadoras (Sky, Vivo TV, OI TV, etc) também receberão o upgrade para o HBO Max sem custos adicionais.
Preços
O serviço chegará ao país (e no resto da América Latina) com uma estratégia diferente e para atingir diversos públicos e classes econômicas. O preço base de multitelas mensal custará R $28,90 reais, com um plano trimestral custando R $25,06 reais e uma assinatura anual com o preço de R $20,07 reais por mês. No plano multitelas, o serviço estará disponível em qualquer aparelho, com um total de 5 perfis e até 3 telas simultâneas e alta resolução e suporte a 4K.
O plano mobile tem uma assinatura base de R $19,97 reais no plano mensal, R $18,37 no plano trimestral e R $14,21 no plano anual. No entanto, no plano mobile é possível apenas acessar o serviço apenas por meio de tablets e smartphones, 1 perfil com 1 tela, além da qualidade da imagem derivar da qualidade do aparelho.
Interface e "Interações"
Uma das maiores críticas que os assinantes tinham ao HBO GO era a funcionalidade do aplicativo e sua interface. Ao que tudo indica, a interface do HBO Max será bem superior ao do HBO GO, com hubs dedicados a franquias/propriedades da Warner. Outro detalhe interessante é a possibilidade de usar personagens famosos da Warner como ícone nos perfis. Isso é bem comum nos serviços de streaming, estando presente em praticamente todas as plataformas. Entretanto, no HBO Max é possível upar imagens para usar de avatar, assim você pode ter uma imagem do Mickey Mouse ou até mesmo de Ednaldo Pereira como avatar.
Uma feature interessante que existe na versão americana do HBO Max são indicações de filmes/séries baseado em signos (para aqueles que acreditam ou têm interesse no assunto), junto com pequenos vídeos em que celebridades e grandes nomes de Hollywood indicam produções presentes no streaming. Nenhuma dessas interações foram confirmadas para a versão brasileira do serviço até o momento.
Filmes
Além de diversos filmes de franquias como DC, Harry Potter, Jogos Vorazes, O Senhor dos Anéis, Monsterverso, Mad Max e Matrix, o serviço terá filmes de diretores consagrados além de clássicos de diferentes décadas da história dos cinemas como “A Origem”, “Nasce uma Estrela”, “E O Vento Levou”, “Casablanca”, “O Iluminado”, “Doutor Jivago”, “Ben-Hur”, “Barry Lyndon”, “Levada da Breca”, “Lolita”, “Sinfonia de Paris”, “Cidadão Kane”, “Interestelar”, “Podres de Ricos”, “Orgulho e Preconceito”, “Um Lugar Chamado Notting Hill”, entre muitos outros.
*OBS: Nem todos os títulos citados estarão disponíveis na estreia do serviço, mas devem ser adicionados ao longo dos meses.
Séries
Já nas séries, o grande atrativo além de todas as séries originais da HBO são “Friends”, “The Office” (Americano e Britânico), “The Big Bang Theory”, “Um Maluco no Pedaço”, “The Vampire Diaries”, “Pretty Little Liars”, “Superman e Lois”, “Stargirl”, “Dois Homens e Meio”, “ER: Plantão Médico”, “Shameless”, “Supernatural”, “Gossip Girl", “Rua Sésamo”, “Smallville: As Aventuras do Superboy”, “True Blood” e muitas outras.
Animações
A HBO Max também está apostando bastante em animações. Com grande parte do imenso catálogo de animações da DC, Hanna Barbera, Cartoon Network, Adult Swim e Looney Tunes, o serviço terá séries como: “Rick e Morty”, “Primal”, “Liga da Justiça Sem Limites”, “Jovens Titãs”, “Acampamento de Verão”, “Du, Dudu e Edu”, “Manda-Chuva”, “Aqua Teen Force”, “Coragem o Cão Covarde”, “O Incrível Mundo de Gumball”, “Corrida Maluca”, “As Meninas Super Poderosas”, “Animaniacs” (o original e o Reboot), “Final Space”, “Krypto, o Supercão”, “Tiny Toons”, “Apenas um Show”, “Frango Robô", “O Laboratório de Dexter”, etc.
*OBS: Nem todos os títulos citados estarão disponíveis na estreia do serviço, mas devem ser adicionados ao longo dos meses.
Conteúdo Original
DC
A cada ano que passa a DC Comics e suas adaptações vêm se mostrando mais relevantes e importantes para a Warner. Além da gigantesca biblioteca de filmes e séries live-actions e animados, as futuras temporadas de séries da CW (Batwoman, Raio Negro, The Flash, Stargirl, Superman e Lois, etc) serão adicionadas ao catalogo, junto de futuras temporadas de “Titãs”, “Patrulha do Destino”, “Harley Quinn” e “Justiça Jovem”. A Warner também planeja lançar pelo menos 2 filmes live-action com um bom orçamento por ano no serviço de streaming, sendo “Batgirl”, “Super Choque” e “Besouro Azul” confirmados como exclusivos.
O estúdio também está desenvolvendo novas séries animadas como “Cover”, adaptação do quadrinho de espionagem da DC escrito por Brian Michael Bendis, “Batwheels”, “My Adventures with Superman”, “Aquaman: King of Attlantis” e “Batman: Cruzado Encapuzado”.
Já nas séries live-actions, derivados conectados com os filmes estão sendo desenvolvidos, como “Pacificador” e “Gotham PD”, junto de outros projetos como “Lanterna Verdes”, “ZDM”, “Strange Adventures” e “SuperHero High”. Outras séries interessantes que estão sendo desenvolvidas pelo diretor e produtor J.J. Abrams (Star Trek, Star Wars - O Despertar da Força) são “Constantine” e “Madame X”, que resultarão em uma série da “Liga da Justiça Sombria”, também produzida por Abrams.
Game of Thrones
O mundo de Westeros criado por J.R.R. Martin é sem dúvida um dos maiores marcos recentes na história da cultura pop. A série de “Game of Thrones” produzida pela HBO foi durante anos a produção televisiva mais cara da história, sendo um fenômeno cultural mundial. E é claro que a HBO não deixaria o hype morrer aí, e iria investir em outras adaptações do universo para seu serviço de streaming.
O grande chamariz do futuro do universo é a série “House of the Dragon”, que conta com um grande elenco e está atualmente sendo filmada, servindo como a grande aposta do serviço para 2022. Dentre os outros derivados oficialmente anunciados, temos “10,000 Ships”, “O Cavaleiro dos Sete Reinos”, “A Rebelião de Robert”, uma série animada e outros projetos que não foram oficialmente anunciados.
Harry Potter
Harry Potter é com certeza uma das maiores franquias que a Warner Bros possui. Os livros de fantasia tiveram 8 filmes lançados nos cinemas que foram sucesso de público e crítica, além de uma nova série de filmes derivados (Animais Fantásticos) que em breve terá o seu terceiro filme lançado nos cinemas. Obviamente, a franquia não poderia deixar de ter conteúdo exclusivo produzido para o HBO Max.
Notícias vindas de fontes confiáveis do site The Hollywood Reporter (um dos maiores veículos de informação que existe em Hollywood) revelou que o estúdio está desenvolvendo séries da franquia para o serviço de streaming, e está atrás de roteiristas para trabalharem nos projetos. Embora a Warner tenha negado oficialmente que esteja produzindo essas séries, o estúdio (teoricamente) não pode desenvolver nada da franquia para a TV ou streaming, já que os direitos de exibição de Harry Potter na TV estão com uma emissora britânica.
Filmes Originais
Apostando muito também em longa metragens, os filmes “An American Pickle”, “Charm City Kings”, “Convenção das Bruxas”, “Unpregnant”, “Locked Down” e outros foram lançados exclusivamente na HBO Max no último ano, e o serviço está investindo cada vez mais em filmes.
Além de muitos documentários, o serviço se tornou a “nova casa” do premiado diretor Steven Soderbergh (Contágio, Onze Homens e um Segredo), que lançou “Let Them All Talk”, filme estrelado por Meryl Streep (O Diabo Veste Prada) exclusivamente. “Um Passo em Falso” e “Kimi”, os próximos filmes de Soderbergh também serão lançados na HBO Max.
Séries Originais
Mesmo sendo um serviço relativamente “pequeno”, algumas séries originais lançadas pela HBO Max fizeram muito sucesso nos EUA, chamando a atenção do resto do mundo. “The Flight Attendant”, drama de mistério estrelado por Kaley Cuoco (The Big Bang Theory), “Raised by Wolves”, ficção científica do premiado diretor Ridley Scott (O Gladiador, Alien: O Oitavo Passageiro), “Love Sin”, “Made for Love”, “Search Party”, “Hacks”, “The Nevers” e outras séries foram renovadas e estarão disponíveis no serviço.
Diversas séries e minisséries estão sendo desenvolvidas para o serviço, com o intuito de agradar e atrair diversos públicos diferentes. Alguns exemplos são: “Generation”, ”The Last of Us”, adaptação da aclamada e famosa franquia de jogos, reboot de “Gossip Girl”, “Dune: The Sisterhood”, série derivada de “Duna”, revival de “Sex and the City”, “Our Flag Means Death”, série de comédia produzida e dirigida por Taika Waititi (Jojo Rabbit, Thor Ragnarok), “Tooned Out”, série que irá misturar live-action com animação e contará com os personagens da Hanna Barbera e Looney Tunes, produção de Robert Zemeckis (Uma Cilada Para Roger Rabbits) e estrelada por Christopher Lloyd (De Volta Para o Futuro), “Love and Death”, minissérie estrelada por Elizabeth Olsen (WandaVision, Terra Selvagem) e Jesse Plemons (O Irlândes, Breaking Bad), “The Son”, minissérie estrelada por Jake Gyllenhaal (Homem-Aranha Longe de Casa, Homem Duplicado) e dirigida por Denis Villeneuve (A Chegada, Blade Runner 2049) e muito mais.
Animações Originais
Como a grande promessa da HBO Max é entregar conteúdo para todos os tipos de grupos, não poderia faltar as animações. Algumas animações lançadas pelo serviço no último ano são os novos curtas dos “Looney Tunes”, “Sem Maturidade Para Isso”, animação mais adulta do criador de “Apenas um Show”, “Hora de Aventura: Distant Lands”, 4 especiais de 1 hora que servem como sequência da aclamada animação do Cartoon Network, “Infinity Train”, “Tig n’ Seek”, “The Fungies”, etc.
Já algumas das futuras séries animadas que devem estrear no serviço nos próximos meses/anos são “Jellystone!”, série com todos os personagens da Hanna Barbera vivendo em uma cidade, “Tom & Jerry In New York”, “The Boondocks”, reboot da amada animação da Adult Swin dos anos 2000, “Velma”, derivado da personagem que deve focar em questões mais adultas, revival de “Projeto Clone”, reboot de “Tiny Toons”, “Unicorn Warriors Eternal”, nova animação do aclamado diretor Genndy Tartakovsky (Primal, Samurai Jack), “Lumberjanes”, adaptação dos quadrinhos da Boom! Studios com roteiros e produção de Noelle Stevenson (She-Ra e as Princesas do Poder) e muito mais.
Especiais Originais
"Friends: A Reunião" já é um dos maiores sucessos da HBO Max e um dos maiores sucessos de 2021 nos streamings, A reunião do elenco da famosa série americana já estará disponível na HBO Max no dia do lançamento. Esse inclusive não é o primeiro especial que o serviço de streaming faz nesses moldes, tendo lançado um com o elenco de “Um Maluco no Pedaço” (que também estará disponível no Brasil), onde eles refletiram sobre a série, seus bastidores e o impacto que causou em futuras gerações. Outra icônica série que ganhou um especial foi “The West Wing: Nos Bastidores do Poder”, famosa série política da NBC que contou com um novo episódio roteirizado com o retorno do elenco e Aaron Sorkin (A Rede Social) nos roteiros.
Originais Brasileiros
Foi confirmado também que o serviço terá mais de 100 produções nacionais lançadas nos próximos anos. Dentre as produções confirmadas temos um competição musical chamada “Diva Pop”, estrelada pelas cantoras Luiza Souza e Pabllo Vittar, uma série documental sobre o “PCC” e “Os Ausentes”, série de drama que foi inicialmente rejeitada pela Rede Globo em 2015 escrita por Marica Carmem Barbosa (A Lua me Disse) e estrelada por Maria Flor (Aline) e Erom Cordeiro (Império).
Filmes da Warner de 2021
A notícia de que os filmes da Warner Bros. de 2021 serão lançados simultaneamente nos cinemas e no HBO Max foi uma das notícias mais bombásticas das últimas décadas, gerando diversas opiniões contrárias e críticas ao estúdio. Os filmes “Mulher-Maravilha 1984”, “Judas e o Messias Negro”, “Os Pequenos Vestígios”, “Tom e Jerry”,“Godzilla vs Kong”, “Mortal Kombat”, “Aqueles que Me Desejam a Morte”, “Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio” e “Em um Bairro de Nova York” já foram lançados esse ano, e muitos estarão disponíveis logo na estreia no catálogo do serviço.
Já os próximos lançamentos: “Space Jam: Um Novo Legado”, “Caminhos da Memória”, “O Esquadrão Suicida”, “Malignant”, “The Many Saints of Newark”, “Cry Macho“, “Duna”, “King Richards” e “Matrix 4”, chegarão ao HBO Max após 35 dias da exibição nos cinemas. Embora isso tenha desanimado muita gente, essa é outra quebra de paradigmas já que o comum era uma janela mínima de 3 meses (90 dias).
Animes
A HBO Max foi responsável por fazer um acordo milionário e convencer o famoso Studio Ghibli a disponibilizar seus filmes em sua plataforma. Após o acordo (exclusivo dos EUA), a Netflix aproveitou para conseguir os direitos de distribuição internacional dos filmes, mas mesmo assim a Warner Bros. confirmou que todos os filmes do icônico estúdio de animação japonesa, incluindo o seu novo lançamento “Earwig and the Witch”, estarão no catálogo.
A Warner Bros. acabou vendendo o Crunchyroll para Sony por problemas monetários envolvendo sua “ex dona”, a companhia AT&T. No entanto, diversos animes do serviço estarão presentes no HBO Max, e devem ser lançados nele aos poucos. Outros filmes de sucesso como “Your Name” também marcarão presença no streaming.
Reality Shows
Uma das coisas mais populares e que atraem grande parte das pessoas hoje em dia são as competições e Reality Shows. Dentre os programas originais do serviço, temos “Legendary”, reality LGBTQ+ de competição voguing, “Selena + Chef”, programa apresentado pela atriz e cantora Selena Gomez, “Craftopia”, “The Not-Too-Late Show with Elmo”, talk show com convidados infantil apresentado pelo personagem Elmo, “Stylish with Jenna Lyons”, “Baketopia”, “Karma” e muitos outros
Champions League
Um dos anúncios que mais empolgou os fãs brasileiros foi de que a HBO Max transmitirá a Champions League, a maior competição de futebol do mundo. O serviço de streaming irá transmitir três temporadas do torneio junto da TNT Sports. O acordo vale até 2024, começando a partir da temporada 2021/22, que começa em agosto.
Tá, mas quem deve assinar o serviço?
Cada dia que passa temos mais serviços de streamings variados no mercado e cada vez mais séries e produções badaladas para ver. Enquanto a Netflix é o serviço mais bem estabelecido no mercado, a Apple aposta apenas em séries autorais, Globoplay em produções nacionais e a Disney+ em produções da Marvel/Star Wars, a HBO Max sempre teve a premissa de agradar todos os tipos de públicos de diferentes idades, gêneros e gostos, mantendo a qualidade das produções da HBO e investindo em todas as franquias da Warner Bros. e em nova produções originais.
Dependendo do gosto e preferências de cada um, o serviço é ideal para quem busca novas produções ou é fã das propriedades intelectuais da Warner.
Você pode ouvir também o podcast especial que fizemos sobre a Guerra dos Streamings e comentando os prós e contras da maioria dos serviços de streaming clicando aqui.
Postar um comentário