O personagem pode ter passado desapercebido por muitos como apenas um coadjuvante, mas na verdade Joaquin Torres saiu direto das HQs da Marvel Comics e pode se tornar um personagem de extrema importância no futuro do UCM. E é sobre o personagem que iremos falar hoje.
Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre Joaquin Torres, o segundo Falcão.
Primeira Aparição
Criado por Nick Spencer e desenhado por Daniel Acuña, Joaquim Torres fez sua primeira aparição em 2015 na HQ Capitão América: Sam Wilson , uma história em quadrinhos de 18 edições que mostra Sam Wilson assumindo o manto de Capitão América após Steve Rogers ter o soro do Super-Soldado drenado de seu corpo, assim envelhecendo instantaneamente e tornando-se um idoso.
Origem
Nascido no México, Joaquin Torres aos seis anos se muda para Tucson, Arizona, com sua mãe e sua avó. Quando chegou a adolescência Joaquin se tornou uma espécie de "samaritano", fornecendo água, comida e medicamentos para as pessoas que cruzam a fronteira.
Aos dezessete anos, durante uma corrida por água, foi sequestrado pelo grupo racista Filhos da Serpente que o levou para Nova York, onde foi alvo de experimentos do Dr. Karl Malus. Esses experimentos, feitos a base do material genético do falcão vampiro Asa Vermelha (sim, o pássaro que Sam Wilson possui nos quadrinhos) transformaram Joaquin num híbrido de falcão e humano, lhe garantindo asas, fator de cura regenerativo e uma ligação psíquica com o Asa Vermelha e com Sam Wilson.
Quando a avó de Joaquim, Mariana, avisa a Sam Wilson e a Misty Knight que ele havia sido sequestrado, Sam e Misty o localizam e o libertam da Base do Dr. Malus em Nova York.
Poderes e Habilidades
Após sofrer experimentos com o material genético do Falcão Vampiro Asa Vermelha, Joaquin Torres adquiriu alguns poderes muito úteis em combate:
- Voo: Os experimentos administrados pelo Dr. Karl Malus fizeram com que Joaquin desenvolvesse uma mutação genética, assim fazendo com que asas de falcão crescessem em seus braços.
- Fator de cura regenerativo: A natureza vampírica do Asa Vermelha garantiu a Joaquin um fator de cura, assim lhe dando o poder de regenerar seus ferimentos.
- Ligação Psíquica: Assim como o Falcão original, Joaquin Torres também nutre um "link psíquico" com o Asa Vermelha e consequentemente com Sam Wilson.
Joaquin também é um excelente combatente corpo-a-corpo, já que após Sam Wilson se tornar o Capitão América, Joaquin se tornou o ajudante de Sam, recebendo assim um treinamento de combate feito por Wilson.
Carreira como Falcão
Em uma das missões de Sam Wilson como Capitão América, Sam foi capturado pelos Filhos da Serpente e foi levado ao covil da equipe. Após uma conversa com o líder do grupo, Sam é atirado contra a janela do último andar do prédio assim caindo a mais de 100 metros de altura. Nesse momento, Joaquin Torres que estava internado em um hospital veterinário após ter sofrido experimentos genéticos recebe uma mensagem psíquica em sua mente enviada por Asa Vermelha. Joaquim descobre que Sam Wilson está em perigo e sai voando do hospital para ajuda-lo. Ele então aparece e salva Sam daquela queda mortal e o coloca em segurança no chão. Nesse momento a dupla é encurralada pelos Filhos da Serpente, que ataca Joaquim sem pensar. Após Joaquim acabar com os mais de 10 membros do grupo (com as instruções recebidas por Sam em sua mente) e assim salvar Sam, ele se torna o novo Falcão, o ajudante do Capitão América, Sam Wilson.
Joaquim se alia aos Campeões, a Riri Williams (Coração de Ferro) e Nadia Pym (a Vespa) quando a organização terrorista Hydra toma conta dos Estado Unidos.
Universo Cinematográfico Marvel
No Universo Cinematográfico Marvel o personagem aparece pela primeira vez no primeiro episódio da série Falcão e Soldado Invernal e é interpretado por Danny Ramirez, um ator americano famoso por filmes como Pais da Violência e Frequência Perdida.
Na série Joaquim é um tenente do Exército Americano que dá assistência a Sam Wilson na sua missão de interceptação. Também descobrimos que Joaquim está caçando os Apátridas, um grupo terrorista que busca a unificação do mundo, assim extinguindo qualquer conceito de país ou fronteiras, de forma semelhante ao mundo durante o Blip.
Gostou da matéria? Sabe alguma coisa que não citamos aqui sobre o personagem? Deixe nos comentários sobre qual personagem gostaria que fosse o próximo artigo!
Postar um comentário