Em agosto deste ano (2021) chegará a estreia de "O Esquadrão Suicida", a mais nova adição ao universo cinematográfico da DC que trará o cineasta James Gunn dos filmes da franquia "Guardiões da Galáxia" no roteiro e na direção do filme. Como muitos sabem, Gunn foi contratado pela Warner Bros em 2018 para assumir a sequência de "Esquadrão Suicida" (2016) após ter sido (temporariamente) demitido pela Disney. Porém, existem outras curiosidades interessantes que levaram ao desenvolvimento da mais nova aventura da Força-Tarefa X para os cinemas e serão abordadas no texto a seguir:
Diretor anterior
Mesmo com a má recepção por parte dos críticos e dos fãs, a Warner Bros sempre mostrou interesse em fazer uma continuação de Esquadrão Suicida devido ao seu sucesso comercial que arrecadou uma bilheteria de 746 milhões e rendeu um lucro de 158 milhões, porém sem o envolvimento de David Ayer (diretor do primeiro longa) que na época planejava desenvolver um filme sobre as "Sereias de Gotham" cujo o qual acabou não seguindo em frente.
Cineastas como Mel Gibson foram considerados para dirigir a sequência até que Gavin O´Connor de "O Contador"(2016) assumiu a produção. A história seria uma continuação direta do primeiro filme e traria a estreia do Adão Negro de Dwayne "The Rock" Johnson como o antagonista principal, além dos supostos envolvimentos de Supergirl e Amazo. Porém, O´Connor saiu do pro depois que o estúdio deu sinal verde para "Aves de Rapina: Arlerquina e Sua Emancipação Fantabulosa" (2020) que aparentemente tinha um roteiro muito semelhante ao que havia escrito.
Vale lembrar que o Adão Negro de Dwayne Johnson terá seu próprio filme em julho de 2022, enquanto a Supergirl dos cinemas será interpretada por Sasha Calle e fará sua estreia no filme do Flash que estreia em novembro do mesmo ano.
Primeira vez na equipe
Quando foi contratado pela Warner Bros, James Gunn teve permissão do estúdio para utilizar qualquer propriedade da DC e fazer o que quisesse com a mesma. Gunn, sendo um especialista em elementos obscuros dos quadrinhos, acrescentou personagens como Caça-Ratos, Sanguinário, Pacificador, Homem das Bolinhas, T.D.K (que é uma versão alternativa do personagem Arm Fall Off Boy) e Mongal que na verdade nunca fizeram parte de nenhuma formação nas historias oficiais da equipe antes de serem confirmados no filme. Mas já que o Esquadrão Suicida é geralmente composto por vilões secundários e anti-heróis desconhecidos pelo público casual, eles ainda se qualificam como integrantes ideais para a Força-Tarefa X.
Vale lembrar que o Pacificador faz parte da atual formação do Esquadrão Suicida na fase escrita por Robbie Thompson, enquanto o Homem das Bolinhas também chegou a fazer parte da equipe em 2017 nos quadrinhos do jogo Injustice 2, porém ele teve uma participação extremamente curta e acabou tendo sua cabeça explodida imediatamente depois que Jason Todd (vestido como Batman) assassinou Amanda Waller e tomou posse da equipe.
A nova Caça-Ratos
Assim como o Homem das Bolinhas, o Caça Ratos é um dos diversos vilões do Batman que possuem um conceito ridículo e são desconhecidos pela maioria do público. Nos quadrinhos, Otis Flannegan era um homem que trabalhava como exterminador de roedores em Gotham City até descobrir uma maneira de controlar os ratos para que pudessem cometer seus crimes. Em O Esquadrão Suicida, teremos a primeira aparição da Caça-Ratos II, interpretada pela atriz portuguesa Daniela Melchior que ainda não teve o verdadeiro nome de sua personagem revelado e aparentemente será a sucessora do original.
Embora não tenha sido oficialmente confirmado pelo diretor ou pelo estúdio, os fãs descobriram no segundo trailer um pequeno detalhe revelando que Flannegan terá uma pequena participação no filme e será interpretado por ninguém menos que o cineasta Taika Watiti.
A escolha para o Pacificador
O elenco de O Esquadrão Suicida conta com a participação de vários atores e amigos pessoais de James Gunn que já trabalharam com ele em outras produções, tais como: Nathan Fillion (T.D.K), Steve Agee (John Economos), Michael Rooker (Savant), Sylvester Stallone (Tubarão Rei) e seu próprio irmão Sean Gunn (Doninha). Originalmente, o diretor pretendia escalar Dave Batista, que muitos conhecem como o Drax dos Guardiões da Galáxia para o viver anti-herói, apesar de ser bem próximo de Gunn, o ator teve que recusar a oferta devido ao seu comprometimento em filmes como "Duna" e "ARMY OF THE DEAD: Invasão em Las Vegas", fazendo com que o papel ficasse com John Cena.
Vale lembrar que após O Esquadrão Suicida, Cena voltará a interpretar o Pacificador em sua própria série de TV que será produzida para o HBO Max.
John Ostrander
O Esquadrão Suicida foi introduzido pela primeira vez em 1959 na 25º edição da revista "The Brave and the Bold". Na época, a equipe era formada por apenas 4 agentes militares sem poderes que eram enviados pelo governo para combater dinossauros, ciclones e outras criaturas anormais. Entre os integrantes estavam o próprio Coronel Rick Flag, que será mais uma vez interpretado por Joel Kinnaman no novo filme.
Somente em 1987 a equipe foi reformulada pelo escritor John Ostrander como um time de super vilões que eram forçados a participarem de missões suicidas para o governo. Sendo creditado como o criador do Esquadrão Suicida como é conhecido hoje e tendo suas histórias servindo de inspiração para o filme, Ostrander também fara uma participação em O Esquadrão Suicida como Doutor Fitzgibbon, médico da penitenciária de Belle Reve responsável por implantar as bombas nos pescoços da Força-Tarefa X.
Tubarão Rei no primeiro filme
Durante o desenvolvimento do longa lançado em 2016, o diretor David Ayer considerou utilizar o Tubarão Rei que inclusive chegou a ter artes conceituais para o filme, porém, Ayer não se sentiu a vontade em utilizar um personagem que seria completamente feito em computação gráfica, fazendo com que o cineasta optasse em adaptar Crocodilo com o uso de efeitos práticos.
James Gunn por outro lado, já tinha bastante experiência em trabalhar com efeitos visuais e o personagem inclusive foi uma das primeiras escolhas do diretor para o filme. O Tubarão Rei de O Esquadrão Suicida teve sua captura de movimento feita pelo comediante Steve Agee enquanto o astro Sylvester Stallone foi responsável pela sua voz.
De Pistoleiro a Sanguinário
Devido a seu compromisso com outras produções, Will Smith não pode retornar como o Pistoleiro, o que deixou alguns fãs decepcionados, já que o personagem fez perte de diversas formações do Esquadrão Suicida. Um mês depois, foi reportado que Idris Elba seria o novo interprete de Floyd Lawton, porém a verdade era que Elba havia sido escalado como Robert DuBoius, vulgo Sanguinário, vilão dos quadrinhos do Superman que tem o poder de teletransportar qualquer arma direto para sua mão e inclusive chegou a atirar no Homem de Aço com uma bala de Kryptonita.
Acontece que a Warner Bros queria considerar a possibilidade de Will Smith retornar como o personagem em alguma futura produção da DC Films, além disso, James Gunn afirmou que sempre teve Elba em mente para interpretar o Sanguinário e que não colocou o Pistoleiro no filme porque o personagem não combinava com a história que havia escrito.
O primeiro vilão da Liga da Justiça
Os trailers de O Esquadrão Suicida revelaram que a grande ameaça principal que a Força-Tarefa X irá enfrentar será ninguém menos que Starro, O Conquistador, uma estrela do mar espacial gigante da raça dos Conquistadores Estelares que possui a habilidade de criar versões menores de si mesmo capazes de controlar as mentes de suas vitimas ao entrarem em contato com seus rostos.
Criado pelo escritor Gadner Fox e o ilustrador Mike Sekowsky, Starro foi o primeiro grande adversário que a Liga da Justiça enfrentou quando a equipe fez sua estreia nos quadrinhos em 1960 na 28º edição da revista "The Brave and the Bold"
Corto Maltese
Em sua nova missão, a Força-Tarefa X será enviada para a ilha Corto Maltese, um país fictício da América Latina que no filme estará passando por uma guerra civil entre a rebelião de Sol Soria (personagem de Alice Braga) contra a ditadura de El Presidente Luna (personagem de Juan Diego Botto) que estaria tentando conter Starro em uma base secreta para tirar proveito de seus poderes.
A ilha de Corto Maltese foi introduzida pela primeira nos quadrinhos em 1986 no clássico Cavaleiro das Trevas de Frank Miller. Na historia, a ditadura era apoiada pela URSS durante a Guerra Fria enquanto os EUA apoiavam uma rebelião que pretendia derrubar o regime para tomarem posse do país. Quando o Superman foi enviado para ajudar os rebeldes, o governo ditatorial lançou uma bomba nuclear dada pelos russos que emitiu um pulso eletro magnético que anulou todos os dispositivos eletrônicos e de comunicação de todo o continente americano e de uma parte do Oeste de Europa.
Visita de Kevin Feige
Como muitos já devem ter notado, diversos atores que já trabalharam nas produções do universo cinematográfico da Marvel estão presentes em O Esquadrão Suicida. Depois que foi contratado pela DC, James Gunn visitou Kevin Feige, o presidente da Marvel Studious, em sua casa onde ele revelou que estava trabalhando em um novo filme do Esquadrão Suicida que era descrito por Gunn como um projeto dos sonhos, Feige torcia para que o diretor tivesse optado por um longa do Superman, porém ainda o incentivou a aceitar o trabalho.
Durante as gravações de O Esquadrão Suicida, Kevin Feige chegou a visitar o set de filmagens ao lado do produtor Lou D’Esposoto, onde os dois inclusive puderam ver algumas das cenas sendo filmadas.
Sequência ou Reboot?
Inicialmente, O Esquadrão Suicida seria um reboot completo do filme de 2016, porém James Gunn que teve total liberdade criativa durante a produção, acabou optando por aproveitar alguns dos atores que já haviam interpretado os mesmos personagens no longa anterior. Entre eles, os únicos a retornarem foram apenas Viola Davis (Amanda Waller), Joel Kinnaman (Rick Flag), Margot Robbie (Alerquina) e Jai Courtney (Capitão Bumerangue). Vale lembrar que é possível que até mesmo eles morram em missão, sendo que Gunn avisou para o público "não se apegar demais".
Acontece que tudo se trata de um soft reboot. A história ainda será ambientada no universo cinematográfico da DC e fará uso de alguns atores já estabelecidos, porém não será necessário assistir ao longa anterior para acompanhar sua narrativa, já que os eventos ocorridos neste não serão abordados no novo filme.
O Esquadrão Suicida chegará aos cinemas e ao HBO Max no dia 6 de agosto com direção de James Gunn. Elenco inclui Viola Davis como Amanda Waller, Joel Kinnaman como Rick Flag, Michael Rooker como Savant, Flula Borg como Dardo, Margot Robbie como Arlequina, David Dastmalchian como Homem das Bolinhas, Daniela Melchior como Caça ratos II, Idris Elba como Sanguinário, Sylvester Stallone como Tubarão-Rei, Mayling Ng como Mongal, Peter Capaldi como Pensador, Alice Braga como Sol Soria, Pete Davidson como Blackguard, Nathan Fillion como T.D.K, Sean Gunn como Doninha, Jai Courtney como Capitão Bumerangue e John Cena como Pacificador.
Postar um comentário