O segundo episódio de Falcão e Soldado Invernal que acabou de chegar está recheado de Easter-Eggs e referências aos quadrinhos, tais como o Agente Americano, os Apátridas e até mesmo Joaquin Torres. Porém o destaque de hoje vai para Isaiah Bradley, o antigo super-soldado e o primeiro Capitão América negro. Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre Isaiah, desde sua origem até suas habilidades especiais.


Origem


Criado em Robert Morales e Kyle, Isaiah Bradley apareceu pela primeira vez em janeiro de 2003 na HQ Truth: Red, White & Black, uma série mensal de 7 edições que conta a história de Isaiah Bradley e o soro do super-soldado.
Isaiah nasceu no início da década de 1920 no Queens, Nova York em uma família de classe média. Sua família acreditava que todas as pessoas eram iguais, por isso Isaiah mantinha o mesmo pensamento. Normalmente era bem-humorado, porém ficava zangado pelo fato de que negros não eram considerados iguais aos brancos pela sociedade naquela época. Isaiah se casou com Faith, uma mulher com valores semelhantes aos seus.


Carreira no exército 


Em fevereiro de 1942, Isaiah alistou-se ao Exército Americano, deixando sua esposa grávida para trás. Bradley se tornou um soldado raso e foi designado para um time liderado pelo Sargento Lucas Evans. O time incluía Maurice Canfield, Jefferson Jamison, Jack Harvey, Damon Larsen e David Plumb.
O governo americano requisitou dois batalhões de soldados negros para o Projeto: Renascimento (Posteriormente batizado de Arma I, parte do Programa Arma Plus). No projeto foram enviadas 300 soldados negros (incluindo Bradley e seu esquadrão) em caminhões para iniciar os experimentos, enquanto o restante das tropas negras foram executadas.


Projeto Renascimento

Nessa altura, foi enviado um aviso para a esposa de Isaiah declarando que ele havia morrido numa explosão. Porém, numa base secreta do governo Isaiah e sua tropa estava sofrendo experimentos do Projeto: Renascimento que estavam tentando criar super-soldados. Após muitas mortes causadas pelo projeto (incluindo Jefferson Jamison), apenas 5 pessoas sobreviveram e se tornaram super-soldados, sendo Isaiah e sua tropa, que tiveram sua força, velocidade, resistência e reflexos aumentadas. Após o experimento esses soldados foram enviados à Europa para combater os alemães.


Capitão América


Após uma discussão com sua tropa Isaiah foi baleado por Phillip Merritt e ficou à beira da morte. Bradley acabou se recuperando num hospital secreto controlado pelos EUA e foi informado de que ele teria de cumprir uma missão: Destruir um campo de concentração alemão onde os alemães realizavam suas próprias experiências de super-soldados. Bradley então roubou e modificou então um uniforme e um escudo do Capitão América e começou a missão antes que os seus superiores o enviassem. Na missão, ele testemunhou as cruéis experiências do Holocausto (assim como notou algumas semelhanças com as instalações onde ele tinha sido experimentado) e foi capturado.


Poderes e Habilidades


O soro do Super-Soldado não garantiu nenhum poder especial a Isaiah, mas assim como em Steve Rogers, aprimorou suas habilidades a nível sobre-humano, assim obtendo Força, Velocidade, Resistência, Durabilidade, Agilidade e Reflexos sobre-humanos.
Além disso, o soro retardou o envelhecimento de Isaiah, assim envelhecendo de forma mais devagar que um ser humano comum.


Legado através de gerações

A esquerda, Josiah X, enquanto a direita está o Patriota.

Quando Isaiah voltou para os EUA acabou sendo preso e sentenciado a penitenciária federal de Leavenworth por ter furtado itens do uniforme do Capitão América. Quando estava preso o governo tentou usar seu DNA aprimorado para criar outro super-soldado. O resultado foi uma criança chamada Josiah, o filho genético de Isaiah e Faith, que acabou nascendo de uma mãe substituta que o tomou do governo. Josiah herdou os mesmos poderes de seu pai, assim possuindo todas as habilidades fisícas alteradas a nível sobre-humano. 
Há também o neto de Isaiah, Elijah Bradley, um dos membros dos Jovens Vingadores, o Patriota. Elijah é filho de Sarah Bradley, filha de Isaiah e Faith.


Universo Cinematográfico Marvel


No Universo Cinematográfico Marvel o personagem aparece pela primeira vez no segundo episódio da série Falcão e Soldado Invernal e é interpretado por Carl Lumbly, um ator afro-americano famoso por filmes como Doutor Sono e Uma Cura para o Bem-Estar
Na série Isaiah também é um super-soldado, só que agora idoso e aposentado que mora em Baltimore, Maryland. Mesmo idoso, o personagem ainda mantém seus poderes.
Segundo Bucky Barner, no passado Isaiah já lutou em várias guerras. Barnes conheceu Isaiah em 1951 durante a Guerra da Coréia onde os dois tiveram um confronto, com Isaiah chegando a arrancar parte do braço metálico de Barnes. Nas palavras de Bucky, Isaiah é um dos heróis que a Hydra mais temia, semelhante Steve Rogers. 
Assim como nos quadrinhos, na série Isaiah também foi preso por 30 anos pelo governo dos EUA, onde faziam experimentos com ele e retiravam seu sangue. 



Gostou da matéria? Sabe alguma coisa que não citamos aqui sobre o personagem? Deixe nos comentários sobre qual personagem gostaria que fosse o próximo artigo!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem