Um dos maiores clássicos dos games, também foi responsável por revitalizar a forma como os jogos eram na época. Lançado para o NES(no Brasil conhecido como Nintendinho) em seus últimos anos de vida, o novo jogo do Mário marcou seu nome na história não só como um dos mais importantes, mas também como um dos melhores.


A história é a mesma de quase todas as aventuras do bigodudo, Mário precisa viajar por todo o reino Cogumelo para salvar a princesa Peach das garras do terrível Bowser. É como aquela velha máxima que diz “em time que está ganhando, não se mexe”. 


Logo de cara, a primeira mudança no game em relação aos seus anteriores são os mundos. Agora quando passamos de fase, temos um rico universo para explorar, observar e interagir. Simplesmente não vamos mais para a fase seguinte, como era até então. Mário(ou Luigi, sendo controlado por um segundo jogador) pode andar através desses mundos, onde tem segredos, minigames para conseguir mais vidas, moedas ou PowerUps.


Divido em oito mundos, cada um tem suas próprias características, como o mundo do gelo, da água, da nuvem, etc. Conforme o jogador vai avançando, a dificuldade cresce gradativamente, e assim vai preparando o jogador para suas fases finais, que podem ser extremamente difíceis. Além dessa interatividade com os mundos, o maior mérito do game é sua ampla opção de PowerUps que oferece ao jogador: Mário não tem apenas o cogumelo, estrela e flor de fogo como era antes. Com diversos poderes novos, como a roupa de sapo, de irmão martelo, a pena, entre outros, nós podemos guardar esses poderes no inventário, e usar quando for necessário. E certamente será, já que principalmente em seus dois últimos mundos, a dificuldade é altíssima. 


Outro ponto extremamente positivo e marcante na época era seu gráfico e o som do jogo. Inimigos do personagens dançavam de acordo com o ritmo da música, e a cada fase que passávamos, éramos surpreendido que o design delas. Não tinha mais aquele padrão que era seguidos pelos jogos da franquia até aqui. Mesmo não jogando o game na época do lançamento(ainda não era nascido), fiquei abismado com a beleza da produção, mesmo alguns bons anos depois. Mais de 30 anos após o lançamento, esse jogo ainda continua lindo.


Super Mário Bros 3 é obrigatório para todos os gamers, e é talvez um dos 5 maiores jogos de todos os tempos. Caso você não tenha tido oportunidade, dê essa chance a este clássico, e aproveite a magia e beleza que ele tem para te oferecer.


Nota: 10

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem