O episódio 05 de WandaVision deve na ação, porém traz algumas revelações e cria ainda mais expectativas.

Nesta sexta, 05 de fevereiro, foi ao ar o quinto episódio de WandaVisionCom a maior duração até agora, cerca de 34 minutos desconsiderando os créditos, além de nos fornecer algumas respostas, ele nos traz acima de tudo expectativas. Dessa forma, resolvi fazer mais do que uma crítica, logo trouxe um review detalhado.

Spoiler alert

Mais uma vez o sitcom criado por Wanda (Elizabeth Olsen) caminha no tempo e com isso nos deparamos com a década de 1980 através de um figurino e cenário bastante característico da época que remete a séries como Três é Demais (Full House, 1987). A fotografia é, sem dúvida, um dos principais acertos da série, que a diferenciam de outras do segmento.

Com aquele início de episódio bem similar aos três primeiros, Wanda e Visão (Paul Bettany) encaram as dificuldades de serem pais de gêmeos e o desafio da vez é fazer os bebês pararem de chorar, já que há dias eles aparentemente não conseguem tal intento (nem mesmo Wanda fazendo uso de seus poderes!).  Até aqui, minutos preciosos são consumidos ao repetir a mesma fórmula utilizada nos primeiros episódios da série e isso incomoda.

O casal é então surpreendido pela visita de sua vizinha Agnes (Kathryn Hahn), que está disposta a ajudá-los nessa tarefa. Dessa vez, no entanto, Visão começa a notar que algo parece não se encaixar, sobretudo no comportamento da vizinha, quando ela se volta pra Wanda e questiona: “Quer que eu faça de novo? (..) Devemos voltar do começo?"

Visão percebe e se incomoda com o fato de que Wanda não mais tentar esconder seus poderes (sendo que ele mesmo no episódio do parto (1x03) usou super velocidade ao buscar o médico). Os gêmeos Billy e Tommy avançam na idade e Agnes não parece estranhar ou mesmo se importar. Quando surge na história o cão da família, Sparky, Wanda materializa uma coleirinha sem ao menos se preocupar se é ou não vista por Agnes. Seria ela apenas uma Wanda cada vez mais confiante de seus poderes em controlar as mentes dos habitantes da pequena Westview, ou nós temos aí mais um indício de que Agnes talvez esteja participando diretamente desse plano? Seria ela Agatha Harkness, a bruxa dos quadrinhos da Marvel, e a responsável por orquestrar isso tudo, confirmando uma das teorias que circula nas redes?

Do outro lado, temos sem dúvida uma das cenas mais interessantes do episódio que é quando a E.S.P.A.D.A. (S.W.O.R.D.) mostra a história de Wanda, desde sua infância e voluntariado na Hydra, quando adquiriu seus poderes a partir de experimentos com a joia da mente, até seu ingresso nos Vingadores.

Um tópico discutido entre Monica Rambeau (Teyonah Parris) e Hayward (Josh Stamberg) é que enquanto ele pinta Wanda como uma terrorista, perigosa, Rambeau tenta mostrar que a ação dela não parece ser premeditada, nem mesmo visa a agressão. Em resposta, ele apresenta imagens de nove dias atrás, e vemos Wanda invadindo a sede da E.S.P.A.D.A., onde estava sendo mantido o corpo de Visão. A jovem rouba o cadáver dele, indo inclusive de encontro com o testamento do vingador e o tratado de Sokovia. Na cena é possível observar Wanda fora de controle e visivelmente abalada através das imagens das câmeras de segurança que são suficientes para causar frenesi no espectador. Mas afinal de contas como será que Wanda ressuscitou Visão sem a joia da mente? Apenas o backup de seu sistema seria suficiente pra isso?

A agência E.S.P.A.D.A. não mede esforços para compreender o que está acontecendo na Anomalia de Westview e, por isso, inicia uma série de exames em Rambeau (um deles é um raio X, que aparece como uma folha em branco!). Rapidamente eles confirmam que de fato Wanda está alterando a realidade, uma vez que Rambeau percebe que sua roupa original assim que atravessou o campo de força da cidade se transformou na roupa usada por ela no sitcom, já que manteve suas propriedades (à prova de balas).

Ao enfatizarem os poderes telecinéticos e telepáticos de Wanda em um dos diálogos, é mencionado que ela teria sido uma das capazes de matar Thanos (tenho minhas dúvidas, mas ok) se não fosse pelo blitz. Darcy (Kat Dennings) e Jimmy Woo (Randall Park) trazem à tona o nome da Capitã Marvel o que visivelmente mexe com Rambeau, que desconversa imediatamente. Será que tem uma história mal resolvida aí por trás? (Me contem nos comentários!). 

Em seguida, eles conseguem uma forma de enviar uma mensagem para o Visão contando acerca da anomalia, o que aumenta ainda mais as desconfianças do androide. Ele usa seus poderes em um de seus colegas de trabalho que acaba por relatar todo o sofrimento que passa enquanto está sendo manipulado por Wanda. Eu pessoalmente achei que demorou demais para Visão ter tido essa ideia, considerando a inteligência dele. Às vezes o roteiro parece menosprezar um pouco a inteligência do público também.

A E.S.P.A.D.A. resolve enviar uma espécie de míssil drone para atravessar o HEX, que seria o campo de força que circunda a anomalia, a fim não apenas de se comunicar como também atacar a Feiticeira Escarlate. Ela sai da HEX, e pela primeira vez desde o início da série vemos a vingadora frente a frente com os agentes. Ela demonstra não ter interesse em feri-los desde que eles não interfiram em “seu lar”, entretanto, a partir do momento que é dito que ela está fazendo os habitantes daquele local de refém, ela utiliza de seus poderes para controlar os atiradores que até então apontavam as armas pra ela e os coloca para mirar em Hayward protagonizando mais uma cena de impacto do episódio. Elizabeth Olsen consegue sair do semblante de dona de casa do sitcom para o de uma mulher disposta a tudo para manter sua vida de mentira custe o que custar. Esse episódio mostra bastante a versatilidade da atriz e seu amadurecimento agora como protagonista.

O ápice chega na cena final. Visão confronta Wanda ao contar que sabe que ela está controlando as pessoas e situações em Westview. Ele deseja a todo custo saber o que acontece fora da anomalia, pois ele não tem memórias de seu passado. O conflito é interrompido por um dos momentos mais esperados da série. O reaparecimento do irmão gêmeo de Wanda: Mercúrio Maximoff. Só que eis um ponto importante. Se observarmos bem, o ator escalado para o papel não é o mesmo de Vingadores: Era de Ultron, mas sim Evan Peters, que desempenhou o papel do personagem nos filmes de X-Men, universo da Fox. Será que Wanda abriu alguma fenda no espaço tempo na tentativa de criar essa nova realidade, abrindo as portas do MCU ao multiverso? Ou isso é a apenas Kevin Feige trolando a gente?

Só nos resta esperarmos ansiosos por mais informações no próximo episódio. São muitas descobertas, mas sinto que ainda falta ação, assinatura característica da Marvel. Espero que a ação chegue logo, pois restam poucos episódios, e que WandaVision não acabe sendo uma série que cultiva algo que ela não entrega. 

Não deixe de comentar abaixo quais as suas teorias para os próximos episódios e o que eu deixei passar batido!

Nota: 8,5

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem