Filme dirigido por Ron Howard tem bons elementos, mas no final deixa a sensação de que poderia ter sido muito melhor.

Em 1820, uma baleia gigante ataca um navio baleeiro, obrigando os sobreviventes a enfrentar a forças da natureza, além de questionar seus valores.

O filme se inicia com Herman Melville(Ben Whishaw) buscando saber sobre essa história com um dos sobreviventes, Thomas Nickerson(Brendan Gleeson). Porém, Thomas nunca falou sobre isso com ninguém, nem com sua própria esposa. Após uma discussão com ela, ele decide contar sua história ao jovem, que pretende escrever um livro sobre esses fatos, além de dar todo seu dinheiro a ele. E o filme volta ao passado para nos contar essa história.

Owen Chase(Chris Hemsworth) é o primeiro intendente do navio, que não se entende com o capitão Pollard(Benjamin Walker). Pollard é capitão por ser de uma família rica e tradicional, enquanto Chase tem um talento natural para a função. Além deles, ainda temos Matthew Joy(Cillian Murphy) e o jovem Thomas Nickerson(Tom Holland). 

Gostei bastante da direção do Ron Howard nos momentos dos ataques da baleia, apesar de ser bem nítido o uso dos efeitos especiais. O diretor opta por uma abordagem mais “seca” desses ataques, sem vitimizar demais os humanos e sempre colocando um pouco de suspense segundos antes desses ataques. Para os mais desavisados, o filme não fala sobre como sobreviver a esses ataques, e sim sobre homens que ficaram à deriva no meio do oceano sem ter como voltar para suas casas, sem comida. É um filme sobre sobrevivência, e aqui funciona parcialmente bem. O roteiro poderia abordar algumas escolhas de certos personagens de uma maneira melhor, para que todos os acontecimentos fossem coerentes, mas isso não acontece. O capitão Pollard toma decisões questionáveis que colocação a tripulação em risco porque sim, o roteiro precisa disso para colocar os personagens em apuros, e aqui mora o defeito do filme. 

Esteticamente é um filme muito bonito, mas com muitas conveniências no seu roteiro, um bom elenco e uma história interessante. Com um cuidado maior poderia ter sido um filme muito maior do que foi, mas que vale a pena conferir ver até onde as pessoas podem chegar para sobreviver em meio a força da natureza.

Nota: 7

Publicado por: Bruce.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem