Clássico de 1990 é uma mistura de drama, fantasia e romance, com Tim Burton em uma grande fase.

Edward(Johnny Depp) é uma invenção de seu criador que acabou falecendo antes de terminar sua experiência. Ele mora sozinho em um castelo, quando é descoberto por Peg(Dianne West), uma revendedora de cosméticos.

Foi aqui que Depp começou sua fama com seus personagens excêntricos, e sua parceria com Tim Burton. O Edward é uma pessoa doce, inocente e ingênua. O grande charme da trama é colocar essa pessoa ingênua em convivência com as pessoas que são completamente opostas a ele. Pessoas ambiciosas, maldosas e arrogantes. Toda a descoberta do Edward no mundo real é bem bacana, e Depp consegue ser bem expressivo mesmo sob muita maquiagem, seu olhar diz muito sobre os sentimentos do personagem.

Além de Johnny Depp, um ponto alto no elenco é Wynona Ryder, filha da revendedora de cosméticos. Ela interpreta Kim, uma jovem muito bonita, por quem Edward se apaixona. Wynona traz uma leveza e sutileza bem bacana para Kim, e quando contracena com o Depp, os dois esbanjam química, já que foram namorados durante alguns anos na vida real. Dianne West também tem uma boa interpretação, trazendo bondade e muito carinho pelo protagonista, que ela cuida como se fosse seu próprio filho.

Os grandes méritos de Tim Burton aqui são: flertar com alguns seguimentos diferentes de filmes, ora é um romance, ora uma fantasia, mas basicamente é um drama. E a forma como ele mescla o tom do filme é feito absurdamente bem, o castelo onde Edward vivia é sombrio e assustador. Quando o personagem sai do castelo, a cidade é bonita, cheia de vida, e sempre está ensolarado, trazendo a sensação de ser um local gostoso para se viver. Eu gosto muito quando os diretores conseguem trazer essas sensações para o público apenas com alguns detalhes. Além de tudo isso, o filme ainda entra(mesmo que superficialmente) na discussão do criador x criatura, e como uma alma tão boa pode viver em um mundo tão cruel. A primeira discussão não é tratada da melhor maneira, talvez uns 10 minutos a mais no início teria resolvido isso. Mas a segunda é sim muito bem trabalhada, e o filme tem a visão realista de que não é possível uma criatura boa viver nesse mundo sendo diferentes das outras. As pessoas não estão preparadas para lidar e conviver com as diferentes, e mesmo sendo um filme de 30 anos atrás, esse tema é extremamente atual.

Edward mãos de tesoura é um clássico dos anos 90, um filme que marcou sua geração e faz muitos fãs até hoje.

Nota: 9

Publicado por: Bruce.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem