Meus caros leitores, hoje venho com uma proposta diferente para vocês. No lugar das notícias e das críticas, gostaria de propor uma discussão: Existe consenso no mundo da sétima arte?
Todos nós temos nossas opiniões sobre determinado filme, série e até mesmo jogos. Mas qual o critério que usamos para definir quando uma obra é realmente boa ou ruim? Existem diversos agregadores de opiniões por aí, como o Rotten Tomatoes, onde ele pega as críticas dessas produções e traça uma “média”, como se fosse uma nota. E existe o outro lado da moeda, que é a opinião do público, onde site como o IMDB traz essa mesma nota, só que com a opinião popular.
Dentro dessa linha, existem diversos filmes que agradam a crítica, mas não agradam ao público comum, e vice-versa. Existe alguma dessas opiniões que são mais relevantes? Nós realmente temos uma tendência a “concordar” com algum desses dois lados?
Veja bem, o último filme de Quentin Tarantino foi bem recebido nas premiações, é muito bem elogiado pela crítica, mas existem diversas “pessoas comuns” que não gostam do filme. Já adianto que essa não é minha opinião, já que gostei e você pode conferir minha crítica no filme aqui no blog. Mas concordo que não é um dos melhores do diretor, e nem chega perto disso. Mas como essas divergências existem?
Outro tema que me deixa bastante cético é o termo “guilty pleasure”. Fizemos um episódio de podcast sobre isso, e foi muito legal. Mas como definimos se uma obra é boa ou não? Afinal, cinema não é uma ciência exata, não é matemática. O que funciona para esse pobre redator, pode não funcionar para você, meu caro leitor. No nosso mundo Nerd, existem dezenas de obras que geram polêmicas e debates, talvez o exemplo mais famoso é recente seja Batman Vs Superman: A origem da justiça, que a maioria apredeja, e uma parte defende cegamente. Tenho a opinião de que um filme deve ser analisado a parte da adaptação, e isso “BvS” faz muito bem, mas se entrarmos no quesito adaptação... O filme despenca 300%.
Existem outros diversos filmes que são defendidos como apenas “entretimento”, que se você assistir de “cérebro desligado” pode ser apreciado. Oras, mas cinema é um entretimento, então esse argumento não soa muito correto ao meu ver. Talvez seja só uma desculpa que usamos para defender um filme que não seja bom, mas ainda assim que gostamos. Ou talvez não, e respondendo a pergunta do título, na minha opinião não existe consenso algum. Cinema é arte, mas a arte pode ser apreciada de diversas formas, e está tudo certo. Não existe erro algum nisso.
E para vocês? Existe esse consenso? Vocês tendem a ouvir uma opinião de um crítico e/ou do público? Comente com a gente.
Publicado por: Bruce.
Postar um comentário