Esse filme foi feito exclusivamente para ser um prequel(que pode ser um tipo de remake escondido) maroto de O Enigma de Outro Mundo, um clássico filme de ficção científica de horror. Aqui, o filme pretende expandir mais o que já havia sido criado no filme de 1982. Dessa vez contando como tudo começou naquele filme. Será que honra? POSSÍVEIS SPOILERS!

Ao começar falando do roteiro, mas antes, deixo um adendo: eu nunca vi o filme original(me julguem?!?!), e nem esse prequel. Então estarei completamente leigo na situação desse filme, se é respeitoso aquele clima de horror no filme de John Carpenter e adendo: A Coisa foi o primeiro que vi. Então sem mais delongas, vamos lá.

O roteiro desse filme é basicamente um grupo de pesquisadores que vão numa base de pesquisa norueguesa em meio ao frio constante da Antártida. Lá, eles se deparam com uma espécie de alienígena com sua nave soterrados no gelo. A coisa congelada obviamente escapa e começa uma carnificina cheia de mistérios, com alguns jumpscares em um ambiente de “sobreviva ou morra”. O enredo do filme é até competente sim em volta do mistério,  mas é muito deixado de lado da trama para dar lugar ao horror barato que o filme tem da coisa indo atrás de todo mundo. E meio que perde seu charme inicial ao meu ver, a trama ao todo é bem direta, não se perdendo com plots mirabolantes ou algo do tipo, que poderia acontecer aqui para inflar mais o filme. Porém, mesmo narrativamente não sendo perfeito(resoluções  principalmente contra a coisa deixam a desejar,  e discussões muito "na boa" em meio as tensões de uma cena passada) ele consegue transpor o que quer por em tela ao menos, isso é um bom ponto. O roteiro sabe criar um clima tenso, deixando você até agoniado ao ver o destino de certos personagens no decorrer do filme. Mas algo que peca muito em meio a  isso são jumpscares que acho bem fracos, e não me fizeram dar uma tremidinha ou coisa do tipo. Dito isso, o filme tem uma estrutura até que boa, roteiro é direto, apesar dos pesares, e vai revirar os olhos do espectador, Pode agradar aqueles mais mente abertas.

Ao falar dos personagens principais do filme, a personagem de Mary Elizabeth Winstead (Kate) é praticamente uma versão da Ellen Ripley nivel 1 por aqui. A personagem foi pensada muito em se inspirar na mesma alias(até porque o filme tem semelhanças com a franquia Alien), ela é bem desenvolvida até. Embora o filme não se esforce nem um pouco para que criemos uma empatia forte por ela, começamos o filme praticamente com ela em seu serviço, e já vamos para a  base norueguesa logo em seguida, com trocentos personagens que sinceramente só servem para morrer e criar alguns elos com o filme de 1982. Fora isso, ela cumpre seu papel, mas sem muita empatia pela mesma. Os atores estão aqui até que em sua maioria ok para um filme como esse, sem precisar de tanto. Eu achei todos normais, não  que me faça revirar 100% os olhos pro filme.

Os vilões são a temida coisa do filme, que tem um visual aterrorizante sim, é um antagonista forte pro filme. Você sente que é casca grossa, embora seja derrotada facilmente pela suprema juiza chamada roteirismo, que é de se desconfiar da inteligência desses bichos,  com as resoluções que recebe mesmo sendo avançado suficiente pra ter aquela nave.

A produção do filme é boa, tem um ambiente legal, figurino e fotografia no ponto. Mas peca mesmo é na hora de animar os monstrengos com CGI em boa parte das aparições deles, perceptível até demais.

Conclusão: É um filme bom, sem tirar nem por. Nada demais para uma ficção cientifica do cinema e nem sei se os fãs da obra tanto de 1982 quanto a primeira adaptação de 1951, não se respeita ou não as mitologias daquela filme, mas no geral,  dá para assistir descompromissadamente.

Nota: 6

Publicado por: Avast.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem