Nimona é um quadrinho de aventura e fantasia escrito e desenhado por Noelle Stevenson (Lumberjanes e She-Ha e as Princesas do Poder). Publicado originalmente em 2015 pela editora americana HarperCollins, consiste em 11 edições mais um epílogo. A série ganhou diversas indicações a prêmios em 2015, principalmente nas categorias voltadas a um público mais jovem. Uma animação está sendo desenvolvida pelos estúdios Blue Sky e tem lançamento previsto para 2021.
O quadrinho é voltado para um público mais jovem, na trama acompanhamos a jovem e rebelde Nimona, uma garota que vive em um mundo medieval que tem aspectos tecnológicos como armas de fogo e até televisões e é uma metamorfa (possui poderes de se transformar em qualquer animal, pessoa ou até objeto). Então, Nimona decide se tornar a ajudante de seu maior ídolo, Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão da história com muita sede de vingança. Juntos os dois pretendem aterrorizar o reino protegido por Sir Ouropelvis e a misteriosa e dúbia Instituição de Heroísmo & Manutenção da Ordem.
Nimona é uma sátira/metáfora de histórias medievais e com temáticas de heróis e vilões. A trama embora seja bem simples, possui personagens cativantes e uma história interessante que faz o leitor ficar interessado em saber mais sobre seu universo e personagens. Sendo o maior destaque a relação incrível e engraçada de Nimona com seu chefe, Coração-Negro.
Ao passo que a história vai avançando, conhecemos mais da história do Coração-Negro, sua richa/amizade com Sir Ouropelvis. Recheada de piadas e momentos fofos, o quadrinho mesmo sendo para um público infantil não tem medo de mostrar os protagonistas agindo como vilões e matando pessoas.
A arte de Noelle é bem simples, ao bater o olho você já percebe o tom que a história vai ter. Os designs dos personagens, armas, cenários e criaturas que Nimona se transforma são muito bonitos. Mesmo com personagens cativantes, humor inteligente e uma história instigante, algumas decisões tomadas ao longo da hq são forçados e arcos narrativos de personagens são subutilizados. Os vilões por da Irmandade por exemplo poderiam ter o mínimo de desenvolvimento, mas a autora decidiu focar muito no trio principal e não dá destaque para eles. O desfecho da história também deixa a desejar, e a autora deixa um gostinho de “é isso?? Acabou??”.
Nimona pode não ser um quadrinho perfeito ou marcante, mas é uma linda jornada com bons personagens e mensagens importantes, sendo uma ótima recomendação para quem está procurando algo leve, divertido e descompromissado. O quadrinho foi publicado no ano de 2016 pela editora Intrínseca aqui no Brasil.
Publicado por: Charlie Brown.
Postar um comentário