Quarto filme da franquia traz um clima mais sombrio e expande bastante seu universo, mostrando um mundo maior do que Hogwarts.

Em seu quarto ano letivo, Hogwarts é sede do torneio de magia entre as escolas, e o nome de Harry é selecionado. Porém, Harry não tem os requisitos necessários para participar da competição, e não foi ele que se inscreveu.

Diferente do filme anterior, aqui já somos levados para os momentos mais tensos logo de cara, e o diretor Mike Newell tem uma direção competente nesses momentos. Cenas escuras, ambientes maiores e algumas vezes também vamos para ambientes menores, mais sinistros. Se nós três filmes anteriores algumas pessoas tinham motivos para pensar que Harry Potter era uma saga voltada para crianças, aqui isso muda completamente, com alguns elementos puxando bastante para o terror. 

O elenco jovem está mais a vontade, atuando de uma forma mais natural, com Emma Watson sendo a melhor atriz. Um acrescimento positivo no filme é Robert Pattinson como Cedric Diggory. O personagem é um jovem talentoso participante do torneio que acaba sendo um grande ajudante para Harry. No elenco adulto, o destaque acaba sendo a estreia de Brendan Gleeson como Alastor Moody. Mas os outros bons nomes da franquia continuam aqui como Alan Rickman, Maggie Smith, etc. 

Embora seja um dos meus filmes favoritos da série, existem alguns defeitos visíveis na produção, talvez o maior deles seja o roteiro. Com tantos temas sendo abordados, não existe tempo correto para tudo. As outras escolas que participam do torneio quase não são exploradas, e muitos personagens poucos tem abordagens, soando extremamente superficiais.

Um fator que pra mim, na época do lançamento um adolescente, foi pela primeira vez ver esse lado ser explorado aqui. Harry tem seu primeiro interesse amoroso aqui, assim como Hermione e outros personagens. Além de ter uma parte bem legal focado em um baile, que talvez seja um dos fatos mais legais quando a adolescência é abordada.

Harry Potter e o Cálice de Fogo não conseguiu ser melhor que seu antecessor, mas traz um pouco mais de mistério e avança e muito na história da franquia.

Nota: 8

Publicado por: Bruce.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem