Dirigido por James Cameron, esse incrível filme conta a história real do transatlântico mais famoso do mundo, que em sua viagem inaugural em 1912 acabou batendo em um iceberg, e causou a morte de de 1.495 pessoas.
O filme se inicia com imagens reais do navio naufragado, e com uma equipe de jornalistas e historiadores conversando com a idosa Rose(aqui uma personagem fictícia, interpretada por Glória Stuart), e através do ponto de vista dela, somos levados ao início da história.
A produção do filme é excepcional, todo o figurino da época é perfeitamente retratado, assim como o comportamento das pessoas, seus assuntos e seus hábitos. Além do figurino, o navio foi construído para ser o mais fiel possível ao Titanic original. Os corredores, as escadarias, as partes ao ar livre, tudo tem um acabamento perfeito, o que acaba explicando muito bem os atrasos que a produção teve.
Tecnicamente perfeito, não parece que estamos falando de um filme de mais de 20 anos atrás. Os efeitos especiais e os práticos são todos muito bem feitos.
O único ponto do filme que talvez fique um pouco abaixo seja alguns acontecimentos contados aqui que, originalmente foi diferente. Talvez não seja algo tão crítico, pois para se fazer esse filme, era necessário que adaptações fossem feitas.
Originalmente o tempo entre a batida e o naufrágio foi maior do que o mostrado no filme(aqui nós é passado que em 1 hora o navio estará no fundo do mar). Além de alguns retratos de funcionários da White Star Line que acabaram sendo “vilanizados” aqui, e suas famílias declaram bastante na época.
A decisão de colocar um casal fictício como protagonistas foi extremamente certa(apesar de melosa), Kate Winslet e Leonardo DiCaprio estão muito bem, e esbanjam química. Apesar de eles não terem o nome que tem hoje em dia, já eram bons atores, que conseguem levar o filme com bastante tranquilidade, e até acho que a Kate Winslet está mais a vontade do que o Leonardo DiCaprio. No restante do elenco, temos bons nomes como Billy Zane, Kathy Bates, Victor Garber e Bill Paxton.
Durante 12 anos, Titanic foi a maior bilheteria de todos os tempos, e acabou perdendo esse posto para Avatar, do mesmo diretor. Hoje ocupa a terceira colocação, que ainda continua um feito incrível, competindo com tantos blockbusters como temos nos dias atuais. Recebeu 14 indicações ao Oscar em 1998, e ganhou 11 estatuetas.
Certamente estamos diante de um dos filmes mais importantes do cinema moderno, um filme que levou milhares de pessoas ao cinema e fez muita gente conhecer aqui a história do Titanic. É um clássico atemporal.
Nota: 9,5
Publicado por: Bruce.
Postar um comentário