O Capitão América é um dos grandes pilares da Marvel Comics e do MCU, e embora a versão mais famosa do personagem, Steve Rogers, vivida por Chris Evans (Entre Facas e Segredos, Scott Pilgrim Contra o Mundo) teve o seu impacto, o personagem é muito maior do que Rogers, e assim como nos quadrinhos, acabou passando o manto para um outro personagem: Sam Wilson, o antigo Falcão.

O personagem que está à anos no MCU sendo interpretado por Anthony Mackie (Guerra ao Terror, Os Agentes do Destino) finalmente tem a chance de viver o Capitão América nas telonas, em um thriller político envolvendo (por algum motivo) diversos vilões e personagens do núcleo do Hulk.

O filme passou por diversos problemas de bastidores e refilmagens, cortando vários personagens e plots, saindo das mãos do diretor Julius Onah (O Paradoxo Cloverfield, Luce) e dos roteiristas Malcolm Spellman (Empire: Fama e Poder, Falcão e o Soldado Invernal), Dalan Musson e Matthew Orton (Cavaleiro da Lua, Devil's Peak).

Confira então uma lista que fizemos destacando os personagens confirmados e os personagens especulados que devem aparecer no filme.

Personagens Confirmados

Sam Wilson/Capitão América (Anthony Mackie)

Primeira aparição nos quadrinhos: Capitão América #117 (1969), criado por Stan Lee e Gene Colan.

Sam Wilson foi o primeiro super-herói afro-americano da Marvel. Sam nasceu em um bairro barra pesada, onde seu pai, um pastor, foi morto por tentar impedir uma briga. Sam fez de tudo para continuar a ter decisões sem ter que se envolver em maldades, mas sua tristeza e raiva o levaram a se tornar um criminoso, chamado "Snap", quando trabalhava para máfia no Harlem, Nova York, que depois agiria em Los Angeles. De volta de uma viagem ao Rio de Janeiro, onde dizia ter encontrado seu mascote falcão Asa Vermelha, foi dominado pelo Caveira Vermelha, que o usou em um de seus esquemas para enganar o Capitão América, o que acabou lhe dando poderes telepáticos com aves, através do cubo cósmico. Muitos anos depois Sam se rebelaria contra o vilão e juntaria forças com o Capitão para derrotá-lo, se tornando um grande amigo do personagem e seu parceiro em muitas aventuras.

Interpretado pelo ator Anthony Mackie (Guerra ao Terror, Os Agentes do Destino), o personagem fez sua estreia no filme "Capitão América: O Soldado Invernal", e desde então apareceu nos filmes "Homem-Formiga", "Capitão América: Guerra Civil", "Vingadores: Guerra Infinita" e "Vingadores Ultimato", e na série "Falcão e o Soldado Invernal", onde enfim se tornou o Capitão América. Protagonizando o seu primeiro filme na Marvel, agora o personagem irá entrar em uma grande trama política onde terá que lidar com conspirações e uma ameaça que paira no governo dos EUA.

Joaquín Torres/Falcão (Danny Ramirez)

Primeira aparição nos quadrinhos: Capitão América: Sam Wilson #1 (2015), criado por Nick Spencer e Daniel Acuña.

Joaquín Torres veio para os Estados Unidos da América com sua mãe e avó quando tinha seis anos de idade. Joaquín também se importava com a comunidade mexicana, especialmente aqueles que tentavam vir para os Estados Unidos. Ele foi sequestrado pelos Filhos da Serpente, como parte de sua agenda para capturar pessoas na fronteira para enviá-las a Karl Malus para experimentação. O Capitão América foi informado do desaparecimento de Joaquín, e o herói investigou o caso. Cap encontrou Joaquín na base de Malus em Nova York, onde ele estava fazendo experimentos e se transformou em um híbrido falcão/humano usando o próprio parceiro aviário de Cap, Asa Vermelha. Após a derrota de Malus, Joaquín foi resgatado e permaneceu sob os cuidados do Capitão. Ao contrário da condição daqueles experimentados por Malus, as mutações de Joaquín não reverteram. Foi descoberto um fator regenerativo que impediu a regressão de sua condição. Após a derrota da Sociedade da Serpente, uma vez que os reforços chegaram para ajudar Cap e Joaquín, ele decidiu se tornar o ajudante do Capitão América e assumiu o manto do Falcão.

Depois de sua breve aparição na série "Falcão e o Soldado Invernal", o personagem vivido por Danny Ramirez (Top Gun: Maverick, País da Violência) irá finalmente assumir o manto do novo Falcão, mas sem os seus poderes dos quadrinhos, tendo uma abordagem mais tecnológica e militar.

Hulk Vermelho/Presidente Thaddeus "Thunderbolt" Ross/Hulk Vermelho (Harrison Ford)

Primeira aparição nos quadrinhos: Tales to Astonish #90 (1967), criado por Stan Lee e Gil Kane.

O general Ross é o pai de Betty Ross, o grande amor de Bruce Banner, e o chefe do projeto da bomba gama que transformou Banner no Hulk. Após a criação do Hulk, Ross persegue a criatura com uma obsessão crescente e, depois de saber que Banner e o Hulk são o mesmo, Ross caça Banner também, se tornando um de seus maiores inimigos. Em 2008, Ross foi transformado no Hulk Vermelho para melhor combater seu inimigo.

Ross obviamente fez sua estreia no MCU no filme "O Incrível Hulk" interpretado pelo ator Willian Hurt (Marcas da Violência, Nos Bastidores da Violência), e retornou nos filmes "Capitão América: Guerra Civil", "Vingadores Ultimato" e "Viúva Negra". Embora o ator tenha falecido, o personagem a partir de agora será vivido no MCU pelo ator Harrison Ford (Os Caçadores da Arca Perdida, Blade Runner - O Caçador de Androides), que se tornou o Presidente dos Estados Unidos da América, e finalmente irá se tornar o Hulk Vermelho e enfrentar o Capitão América (mesmo sendo um vilão do Hulk).

Ruth Bat-Seraph/Sabra (Shira Haas)

Primeira aparição nos quadrinhos: O Incrível Hulk #250 (1980), criada por Bill Mantlo e Sal Buscema.

Sabra nasceu perto de Jerusalém, Israel, e foi criada em um kibutz especial administrado pelo governo israelense junto com sua família, depois que seu poder mutante se manifestou, Ruth foi a primeira agente sobre-humana criada para servir ao Mossad (o Serviço Secreto Israelense). Ela também era uma policial nas forças policiais israelenses de Tel Aviv, como disfarce. Foi presumivelmente nessa época que ela salvou uma viciada quase morta encontrada em um beco, concedendo a ela poderes ao mesmo tempo em que a salvou transferindo sua energia vital. Seu primeiro ato público como Sabra foi lutar contra o Incrível Hulk, que ela erroneamente acreditava estar trabalhando com terroristas árabes operando em Israel. Quando Hulk saiu com o corpo de um jovem árabe morto pelos terroristas, Sabra o perseguiu. No final do encontro, ela ficou arrasada com o discurso de Hulk sobre o conflito israelense-palestino e a morte de Sahad.

A polêmica personagem infelizmente fará a sua estreia no MCU, sendo vivida pela também israelense atriz Shira Haas (Nada Ortodoxa, Mãe e Filha). Ruth, diferentemente dos quadrinhos, não será uma mutante, e sim uma ex-Viúva Negra que trabalha para o Governo Americano.

Samuel Sterns/Líder (Tim Blake Nelson)

Primeira aparição nos quadrinhos: Tales to Astonish #62 (1964), criado por Stan Lee e Steve Ditko.

Samuel Sterns, também conhecido como o Líder, era um trabalhador americano simplório em uma fábrica de produtos químicos em uma função servil até que um acidente trabalhando com material radioativo o bombardeou com radiação gama, deixando sua pele e cabelo verdes e fazendo sua cabeça e cérebro crescerem. A radiação aumentou sua inteligência para o nível de gênio, juntamente com um ego e ambição para combinar. Isso o levou a entrar em conflito com o Hulk, tornando-se seu autoproclamado arqui-inimigo. Tendo morrido e sido revivido várias vezes, o Líder tornou-se obcecado com a vida após a morte, tendo experimentado a Porta Verde e, assim, aprendido sobre a existência tanto do Um Abaixo de Tudo quanto do Abaixo-Lugar, embora tudo isso culminasse em ele ser possuído por e então, na verdade, fisicamente arrancado da entidade, impotente e transformado de volta em sua forma humana normal de Sterns. Apesar de tudo o que ele tinha feito a ele, o Hulk perdoou Sterns e o devolveu ao plano terrestre.

O vilão foi introduzido a quase vinte anos atrás no filme "O Incrível Hulk", interpretado pelo ator Tim Blake Nelson (Watchmen, A Balada de Buster Scruggs), e retorna aqui no quarto filme do Capitão América atuando como o principal vilão da trama.

Isaiah Bradley/Capitão América Negro (Carl Lumbly)

Primeira aparição nos quadrinhos: Truth: Red, White & Black #1 (2002), criado por Robert Morales e Kyle Baker.

Isaiah Bradley é o resultado de outro experimento para criar um super soldado, assim como foi feito com Steve Rogers, servindo como o segundo Capitão América da historia da Marvel e atuando no fim da Segunda Guerra Mundial, após o desaparecimento de Steve. Considerado o "Capitão América Negro", Isaiah Bradley é descrito como uma lenda underground entre grande parte da comunidade afro-americana no Universo Marvel. Vários dos africanos e afro-americanos mais famosos das últimas quatro décadas do século XX visitam Bradley como um sinal de respeito e, em muitos casos, de adoração ao herói. Ele recebe visitas de Malcolm X, Richard Pryor, Muhammad Ali, Angela Davis, Alex Haley, Nelson Mandela e Colin Powell. Fora da comunidade negra, no entanto, ele permanece amplamente desconhecido, sendo uma lenda urbana que o governo tenta esconder a todo custo.

Introduzido na série "Falcão e o Soldado Invernal", o personagem vivido pelo ator Carl Lumbly  (Doutor Sono, Supergirl) retorna sendo o expoente da crise no filme, quando é controlado mentalmente e atacando o presidente Ross.

Seth Voelker/Coral (Giancarlo Esposito)

Primeira aparição nos quadrinhos: Marvel Dois em Um #64 (1980), criado por Mark Gruenwald, Ralph Macchio e George Perez.

Ao se tornar um renomado professor acadêmico, Seth Voelker, buscando novas oportunidades, logo foi contratado pela Roxxon Oil Company, uma corporação poderosa e secreta, como analista financeiro. Enquanto trabalhava lá, ele descobriu evidências das atividades ilegais da Roxxon. Em um esforço para se proteger e ganhar uma vantagem sobre seus empregadores, Voelker concordou em passar por um procedimento cirúrgico radical. A operação implantou tecnologia de ponta dentro dele, permitindo que Voelker controlasse a tecnologia miniaturizada do Projetor Nth embutida em uma capa especialmente projetada. Este equipamento avançado permite que ele se teletransporte e outros por longas distâncias. Agora trabalhando como um agente da Roxxon, ele adotou o nome de "Coral". Ele logo ajudou a equipar e treinar uma equipe especializada chamada Esquadrão Serpente, que incluía Death Adder, Anaconda e Black Mamba. Ele logo fundou a Sociedade da Serpente, um grupo secreto de mercenários que realizavam missões e assaltos que logo se tornaram um grupo que rivalizava grandes heróis como o Capitão América e o Homem de Ferro.

Embora com um visual e origem bem... diferentes, o personagem fará a sua estreia no MCU sendo vivido pelo ator Giancarlo Esposito (Breaking Bad, O Mandaloriano), atuando como uma ameaça do começo e um mercenário que desafia o Capitão América.

Tiamut

Primeira aparição nos quadrinhos: Eternos #18 (1977), criado por Jack Kirby.

Tiamut, mais conhecido como o Celestial Sonhador, era um Celestial lendário que foi colocado para dormir e selado sob as Montanhas Diablo por seus companheiros Celestiais do Segundo Exército da Terra. Por cerca de 20.000 anos, ele dormiu e sua armadura ficou preta, até que ele foi despertado nos tempos modernos, dourado mais uma vez. Ele planejou originalmente destruir o planeta, mas mudou de ideia depois de observar seu povo por um tempo, chegando até a apelar ao Fulcrum por seu bem. Ele ficou no Golden Gate Park até sua morte nas mãos dos Exterminadores.

O Celestial foi introduzido no MCU no filme "Eternos", onde teve o seu nascimento abortado no meio, virando uma grande figura emergente no planeta Terra. Depois de muitas reclaçaões dos fãs, ele finalmente será abordado no MCU e irá aparecer no filme, sendo um objeto central no filme, já que seu metal dará origem ao Adamantium no MCU, e isto obviamente interessa o governo dos EUA e o resto do mundo.

Betty Ross (Liv Tyler)

Primeira aparição nos quadrinhos: O Incrível Hulk #1 (1962), criada por Stan Lee e Jack Kirby.

Nascida na Califórnia, Betty era filha única do General da Força Aérea Thaddeus Ross e sua esposa Karen Lee. Karen morreu quando Betty era adolescente, e Ross excluiu Betty de sua vida, alegando que uma base militar não era lugar para uma jovem. Betty foi para um internato. Ela voltou para a casa de Thaddeus depois de terminar a escola, mas então, como durante grande parte de sua vida, ela foi dominada por Thaddeus. A essa altura, Thaddeus estava encarregado do Projeto de Bomba Gama ultrassecreto na Base do Deserto no Novo México. Betty cumprimentou o criador da bomba, Dr. Robert Bruce Banner, quando ele chegou à base. Uma forte atração cresceu entre Bruce e Betty. No entanto, Thaddeus guardava ressentimento pelo físico nuclear quieto e esguio, pensando que ele era um fraco físico e emocional. A antipatia de Thaddeus por Bruce se intensificou quando ele percebeu que Betty estava se apaixonando por ele.A exposição à radiação gama intensa fez com que Bruce se transformasse repetidamente a partir de então no monstruoso Hulk. Ela começou a se relacionar com Banner, sendo um de seus maiores interesses românticos doa quadrinhos. No entanto, Betty permaneceu devotada a Bruce durante todos os seus problemas, mesmo quando se soube que Bruce era o Hulk.

Depois de quase duas décadas, a atriz Liv Tyler (O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, Armageddon) finalmente retorna ao MCU no papel de Betty Ross, depois de aparecer como a personagem em "O Incrível Hulk".

Leila Taylor (Xosha Roquemore)

Primeira aparição nos quadrinhos: Capitão América #139 (1971), criada por Stan Lee e John Romita Sr.

Leila Taylor foi um interesse romântico de longa data e confidente de Sam Wilson quando ele era o Falcão. Ela foi uma das primeiras pessoas a saber sua verdadeira identidade, e estava bastante preocupada com direitos iguais para todos os americanos, independentemente da cor de sua pele. Leila e Sam acabaram se separando eventualmente, e mais recentemente ela trabalhou como repórter expondo o contrabando de drogas ilegais para os Estados Unidos.

Também fazendo sua estreia no MCU, a personagem é interpretada pela atriz Xosha Roquemore  (Atlanta, Big Mouth) atua como é chefe de segurança do presidente Thaddeus Ross, auxiliando ele no seu dia à dia.

Personagens Especulados

Bucky Barnes/Soldado Invernal (Sebastian Stan)

Primeira aparição nos quadrinhos: Captain America Comics #1 (1940), criado por Joe Simon e Jack Kirby.

Bucky Barnes era um garoto que serviu como ajudante mirim do herói (como uma espécie de Robin) auxiliando o herói em suas aventuras contra nazistas. O personagem foi dado como desaparecido após o Capitão América se juntar aos Vingadores, e foi resgatado nos anos 2000, onde surgiu um super soldado russo conhecido por Soldado Invernal, que foi revelado como Bucky, resgatado do fundo do oceano sem memórias pela União Soviética e transformado em um assassino com um braço biônico. Em 2008 ele se tornou o Capitão América, quando Steve Rogers foi dado como morto. Especialista em combate e armas, o personagem age como um parceiro de Steve nas histórias atuais, chegando a ter revistas solos.

O personagem apareceu em "Capitão América: O Primeiro Vingador", interpretado por Sebastian Stan (O Diabo de Cada Dia, Eu, Tonya) e servindo como amigo e parceiro de Steve Rogers (Chris Evans). Bucky foi dado como morto após uma missão em um trem, e retornou no filme "Capitão América: O Soldado Invernal" sendo um dos antagonistas e controlado pela Hydra, e desde então apareceu nos filmes voltou nos filmes: "Capitão América: Guerra Civil", "Pantera Negra", "Vingadores: Guerra Infinita" e "Vingadores Ultimato" e na série "Falcão e o Soldado Invernal", tendo o seu retorno confirmado também em "Thunderbolts*". Por ser este personagem tão importante no MCU e com uma conexão com o núcleo do Capitão América, rumores apontam que ele deve fazer uma pequena participação no longa.

Depois de uma reunião com o Presidente dos EUA Thaddeus Ross, Sam se vê no meio de um incidente internacional e precisa descobrir a razão por trás de uma conspiração global antes que o verdadeiro líder faça o mundo inteiro ver em vermelho.

Não deixem de compartilhar nossos textos com amigos ou conhecidos que também gostam de cultura pop, além é claro de conferir a nossa ampla cobertura de "Capitão América: Admirável Novo Mundo", que chega aos cinemas amanhã (13/02).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem