Recentemente, o serviço de streaming da Amazon tem apostado bastante em obras do gênero “True Crime”, principalmente em produções brasileiras. E em seu mais recente lançamento, conta a história de um dos assassinos em série mais conhecidos por aqui. Porém, aborda tanto os acontecimentos reais, como traz elementos criados exclusivamente para essa produção, o que acaba prejudicando bastante o resultado final.

Dividindo a história em dois núcleos, temos de um lado todo o arco de Francisco de Assis Pereira, muito bem representado por Silvero Pereira, mostrando seu cotidiano como motoboy em São Paulo. Do outro lado temos a personagem Elena, interpretada por Giovanna Grigio, que mostra a investigação jornalística que foi responsável por descobrir a identidade do criminoso. De longe, é a pior parte do filme, já que soa pouco natural, e esse arco foi criado apenas para o filme, não acontecendo na vida real.

No início da trama, é mostrado como o Maníaco do Parque conseguia atrair as vítimas, fazendo promessas de oportunidade de trabalho como modelo, por exemplo. Isso é bem retratado, apesar de poucos nomes de vítimas serem citados.


As partes que menos funcionam no longa são as que envolvem a personagem da Giovanna Grigio. O roteiro força bastante a barra com o fato dela conseguir informações importantes na investigação das mortes, sendo que ela ainda é uma jovem em início de carreira. A atriz acaba não tendo material bom o suficiente para conseguir se sobressair ou pelo menos tentar melhorar essa frustrante tentativa.

A direção de Mauricio Eça traz alguns vislumbres interessantes, mas não consegue construir grandes momentos na tela. Os crimes estão no filme, mas quase não são mostrados. A investigação acontece, mas também aparece por poucos minutos. Os elementos que conseguiriam fazer um bom filme estão aqui, mas pouquíssimo utilizados.

“Maníaco do Parque” é mais uma aposta de “True Crime” no cinema nacional, mas apesar de ter um filme interessante ali no meio, acaba não conseguindo se firmar como tal.

Nota: 5,0

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem