Filme sobre os companheiros de Lampião é uma produção extremamente amadora sem nenhuma qualidade redimível.
O Fórum Nerd recebeu um convite da Abará Filmes para a cabine imprensa virtual de "Revoada - Ultima Vingança do Cangaço". O filme dirigido e escrito por Jose Umberto Dias que está em produção desde 2008 e agora finalmente será lançado nos cinemas brasileiros. O longa acompanha um grupo de cangaceiros compostos por oito homens e duas mulheres causando um tumulto vingativo no Nordeste logo após a morte de Lampião, O Rei do Cangaço em 1938.
Por questões de contexto histórico, Virgulino Ferreira da Silva, também conhecido como Lampião foi um famoso cangaceiro do nordeste brasileiro que ficou conhecido como uma dos maiores líderes banditistas do século XX. Embora as autoridades o vissem como uma figura controversa devido aos seus atos de brutalidade, suas façanhas baseadas em senso de honra o fizeram ser reconhecido como um herói no Brasil, principalmente para a população nordestina.
Já o cangaço, foi um movimento banditista comandado por um grupo de pessoas da região Nordeste do Brasil que protestavam contra suas condições precárias e outras injustiças sociais entre os séculos XIX até meados do século XX. Os tão chamados cangaceiros costumavam atravessar a Caatinga em grupos causando tumultos violentos em varias cidades do Sertão, com o intuito de vingança e fazer justiça de sua própria maneira.
Mesmo para quem possui o mínimo de conhecimento histórico sobre quem foi Lampião e o que era o fenômeno do cangaço, é muito difícil descrever em mais detalhes a sinopse deste filme sem parecer simplório. Não irei fingir que sei o que aconteceu durante a produção, mas é quase impossível entender como isso levou 16 anos para sair nos cinemas sendo que nem possui uma historia direito e muito menos deixa claro o objetivo de seus personagens cujos os nomes mal são mencionados.
Embora seja citado diversas vezes, Lampião não aparece de forma alguma pois o longa já começa deixando sua morte bem evidente. A trama é protagonizada pelos companheiros do Rei do Cangaço, porém, essa premissa falha totalmente em se desenvolver como uma história compreensível. Também é importante levar em consideração que o filme é relativamente curto, tendo uma duração total de 1 hora e 14 minutos incluindo os créditos, mesmo assim, este é o tipo de experiência que você quer que acabe o quanto antes possível.
Para começar, tudo na produção é extremamente mau feito a ponto de acabar se transformando em uma comédia não intencional. As atuações no geral são horríveis, quando os atores que fazem os cangaceiros não estão gritando suas falas da forma mais caricata e exagerada possível, o restante dos personagens secundários não expressão nenhuma emoção genuína e agem como se estivessem atuando em uma peça escolar. Um dos exemplos mais ofensivos disso inclui Nayara Homem como Maria de Pancada, cuja a performance consiste apenas em chorar e ser irritante o tempo todo.
O diretor Jose Umberto Dias tem poucos créditos em seu currículo apesar de estar ativo na indústria cinematográfica desde a década de 70 com o filme "O Anjo Negro". Embora eu particularmente não tenha nada contra sua pessoa, a direção em "Revoada" é de extrema baixa qualidade em todos os aspectos técnicos possíveis, incluindo na edição extremamente pobre e o trabalho de câmera tenebroso. Até mesmo as cenas de teor mais gráfico chegam a causar desconforto, mas não pelos motivos certos, e sim por causa de suas péssimas execuções.
O cinema brasileiro é extremamente capaz de fazer excelentes produções de alta qualidade, isso pode muito bem ser visto com obras como "O Auto da Compadecida", "Bacurau", "Cidade de Deus" e diversos outros. Porém, o fato de que "Revoada - Ultima Vingança do Cangaço" foi produzido a vários anos atrás, definitivamente não justifica sua historia sem sentido, personagens sem peso e produção assustadoramente mau feita em geral.
Nota: 0,0/10
Postar um comentário