O Forúm Nerd foi convidado para assistir ao filme em uma cabine de imprensa à convite da Sessão Vitrine Petrobras.
Depois de mais de 20 anos em produção, a animação brasileira “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca” finalmente está chegando para o público. Com o foco em crianças em fase de alfabetização, projeto que mistura diferentes estilos de animação é interessante e traz bons momentos.
A pequena traça Teca e seu Ácaro de estimação descobrem a leitura e as histórias enquanto se alimentam dos livros. Quando ela aprende a ler, embarca na maior aventura de sua vida.
Na maior parte do tempo, a animação utiliza a técnica Stop motion e traz cenas bem bonitas. Misturando os cenários com imagens e personagens reais, é mostrado um contraste interessante e muito bem polido. Claro que em alguns momentos aparecem algumas cenas mais estranhas, devido ao orçamento não ser alto, mas não chega a ser algo que incomoda. Na maior parte do tempo, a tecnologia funciona muito bem.
Nos minutos finais, outras técnicas de animação são aplicadas, e também de modo competente, com cenas criativas e gerando um certo estranhamento proposital. Trazendo a participação de outros personagens clássicos como o Saci e a Medusa, por exemplo, o projeto reitera mais uma vez seu teor educativo, depois de todo o arco da aprendizagem da leitura e o interesse de Teca nos livros.
Um dos momentos mais emocionantes da trama é quando Teca consegue entrar em um local onde faz parte das histórias, e ali ela reencontra sua mãe. Passando uma bonita mensagem, o filme consegue ter sucesso não apenas no lado educativo, mas também no emocional.
“Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca” é uma competente animação brasileira que tem tudo para agradar as crianças, e também os pais.
Nota: 7,5
No final de 2023, o projeto foi mostrado para estudantes em algumas sessões especiais em São Carlos, cidade onde o filme foi produzido. No dia 25 de julho de 2024, o longa estreia em alguns cinemas selecionados no Brasil.
Postar um comentário